O curso de Música é organizado em duas habilitações distintas: LICENCIATURA e BACHARELADO (este é dividido em duas linhas de formação: Produção Musical e Criação Musical). Elas preparam de forma consistente o futuro profissional para um mercado cada vez mais competitivo, onde a versatilidade é essencial. Os dois primeiros anos incluem teoria e prática musical, e o aluno vivencia um universo musical que o capacita para futuras decisões em termos de aperfeiçoamento e linha de atuação, mas sem especialização em um instrumento.
Os alunos da licenciatura são formados para atuar principalmente como professores de música ou organizar eventos culturais.
Os alunos do bacharelado escolhem disciplinas optativas de formação em produção musical (produção e elaboração de projetos culturais, e na pré-produção, produção e pós-produção musical em geral) ou disciplinas voltadas para a criação musical (análise, composição, arranjos).
Há integração de disciplinas da área de audiovisual entre os departamentos de Artes, Comunicação e Design.
O núcleo comum de música tem 37 disciplinas, sendo 26 nos dois primeiros anos.
A habilitação em Licenciatura tem mais 19 disciplinas obrigatórias e disciplinas optativas.
A habilitação em Bacharelado tem mais 7 disciplinas obrigatórias. A partir do 2º ano os alunos escolhem disciplinas optativas das linhas de formação desejadas. Na linha de produção musical aprendem a utilizar diversas ferramentas de software para composição, registro e tratamento sonoro, atuando na produção e elaboração de projetos culturais, e na pré-produção, produção e pós-produção musical em geral. Na linha de criação musical há disciplinas de análise, contraponto, arranjos e composição.
A partir de 2019 a carga horária total do Bacharelado é de 2.420 horas.
Para alunos da Licenciatura a carga horária total é de 3.200 horas, das quais 465 horas são de disciplinas optativas. Essa carga horária atende ao disposto na Resolução 02/15-CNE e na RESOLUÇÃO Nº 3, de 3 de outubro de 2018.
Alunos ingressantes a partir de 2023 têm de cumprir pelo menos 10% da carga horária total do curso em disciplinas ou atividades de extensão. Quatro obrigatórias já são extensionistas.
Quase todas as aulas são de 13:30 a 17:30 (há algumas disciplinas práticas de 17:30 a 19:30) e há a possibilidade de cursar optativas, no DeArtes ou no DECOM, pela manhã. A licenciatura tem dez disciplinas, do setor de Educação, mais LIBRAS, na Reitoria ou no campus Rebouças.
Apenas as seis disciplinas de Apreciação musical têm algumas atividades remotas, pela plataforma da UFPR Virtual ou pelo Teams. A maioria das disciplinas tem seus conteúdos (textos, partituras, áudios, vídeos) disponibilizados nessas plataformas no início de cada semestre letivo, mas todas as aulas são presenciais.
Além do ensino de graduação, há atividades de extensão, como o programa Música para todos, os projetos de extensão: PEMIM (Musicalização e instrumentos musicais) ; Levare (preparação para o vestibular); LabVox (canto); programa de rádio MUSICAOS. E também o Ensemble de Música Popular, as Práticas Musicais para a Comunidade do DeArtes, a banda Furiosa, o Grupo de Música Antiga da UFPR e uma crescente integração com o PPGMúsica (Programa de Pós-Graduação em Música).
Coordenador do curso: Hugo de Souza Melo (vice: Francisco Gonçalves de Azevedo).
PORTARIAS DO CURSO:
PROJETOS PEDAGÓGICOS:
Periodização
Pré-requisitos
Equivalências
Os discentes que ingressaram no curso até 2018 permanecem no currículo 2014 e cursarão as disciplinas restantes equivalentes no currículo 2019, observando que nem todas têm a mesma carga horária nos dois currículos.
Optativas
As ementas incluem disciplinas obrigatórias e optativas: