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Vestibular

Artes Visuais

O ingresso nos cursos de graduação em Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais da UFPR acontece de duas formas: por meio do exame de Vestibular e pelo Processo de Ocupação de Vagas remanescentes (Provar).

O exame Vestibular é realizado anualmente pela UFPR. Normalmente, as inscrições ao processo seletivo são abertas em agosto e as provas são realizadas em outubro e dezembro.

Em 2024 o calendário foi:

Os candidatos realizaram dia 20/10/24 a prova da primeira fase (Conhecimentos Gerais), constituída de 90 questões, que vale 90 pontos.

Na segunda fase (domingo, 1/12/24) os classificados realizaram as provas de Compreensão e Produção de textos, que valem 60 pontos. Na segunda-feira (2/12/24) a prova de habilidade específica de História.

Mais informações em: www.nc.ufpr.br

Vestibular 2023/2024

Relação candidato/vaga

Artes Visuais – Bacharelado: 13,2  (após 1ª fase: 2,1)

Artes Visuais – Licenciatura: 6,5  (após 1ª fase: 2,6)

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Música

A inscrição é no site do Núcleo de Concursos: http://www.nc.ufpr.br/

O curso não ensina a tocar instrumentos. É necessário um conhecimento básico de teoria musical e da execução de um instrumento (ou canto) para os candidatos aproveitarem adequadamente a formação oferecida, tanto na Licenciatura, quanto no Bacharelado.

Não há ingresso pelo SISU, nem aproveitamento de  nota do ENEM.

Os candidatos realizaram dia 20/10/24 a prova da primeira fase (Conhecimentos Gerais), constituída de 90 questões, que vale 90 pontos. Na segunda fase (domingo, 1/12/24) os classificados realizaram as provas de Compreensão e Produção de textos, que valem 60 pontos.

Prova de conhecimentos gerais 2024

Provas específicas

No dia das provas específicas os candidatos se apresentarão nos locais e horários indicados pelo Núcleo de Concursos da UFPR, com documento válido com foto.

Na segunda-feira (2/12/24) pela manhã realizam uma prova objetiva de música com 16 questões.

A prova específica Objetiva de Música terá 16 (dezesseis) questões. Cada questão valerá 2,5 (dois vírgula cinco) pontos. O máximo nessa prova são 40 pontos.

Programa para a prova objetiva

Percepção musical
Percepção de ritmo e métrica em compassos simples e compostos.
Percepção de intervalos simples e compostos, melódicos e harmônicos.
Percepção de escalas e melodias tonais e modais.
Percepção de contornos e estruturas melódicas em melodia tonal e modal.
Percepção de acordes de três e quatro sons e suas inversões.
Percepção de funções e progressões harmônicas nos modos maior e menor.
Percepção de timbres instrumentais.
Percepção de dinâmica e articulação musical.
Percepção da forma musical.
Teoria musical básica 
O som e suas propriedades.
Notação musical tradicional, rítmica e melódica.
Noções básicas de ritmo, métrica, dinâmica e articulação musical.
Classificação de intervalos musicais.
Funções harmônicas e cadências básicas.
Tonalidade, armaduras de clave, transposição, escalas e modos.
Acordes de três e quatro sons e suas inversões.
Texturas, estruturação formal harmônica, melódica e rítmica.
Conhecimentos gerais de música
Períodos, principais compositores e principais formas e gêneros da História da Música Ocidental.
Gêneros, principais compositores e intérpretes da Música Popular Brasileira na segunda metade do século 20.

Bibliografia Básica

1. BENNETT, R. Elementos básicos da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
2. BENNETT, R. Forma e estrutura na música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
3. BENNETT, R. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
4. EDLUND, L. Modus Vetus. Nova Iorque: Chester Music, 1994.
5. LEMOINE, E, CARULLI, G. Solfeo de los solfeos. Volumen 1A. Editapsol.
6. MED, B. Teoria da Música. Brasília: Musimed, 1996.
7. POZZOLI, H. Guia teórico-prático para o ensino do ditado musical. Partes I e II. São Paulo: Ricordi do Brasil.
8. SEVERIANO, J. Terceiro tempo: a transição (1946-1957) e Quarto tempo: a modernização (1958-). In_. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. São Paulo: Editora 34, 2013. p. 273 – 462.
9. WISNIK, José Miguel. Som, ruído e silêncio. In_. O Som e o Sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 15-68.

PROVA OBJETIVA 23/24

Para a Prova Prática de Música, constarão no site do Núcleo de Concursos, antes do início da inscrição ao vestibular:

  • A Bibliografia Básica;
  • Uma 1 (uma) partitura, ou lead sheet, em PDF, da Peça de Confronto com trechos de 60 a 90 segundos de peça musical a ser executada em voz ou em um dos seguintes instrumentos: piano erudito, piano popular, violão, guitarra elétrica, contrabaixo elétrico, violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversa, clarineta, saxofone, trompete, trombone, acordeão, bateria e percussão. Observe que as partituras são para determinadas versões dos instrumentos, não para todas as versões existentes;
  • O solfejo a ser avaliado;
  • A descrição detalhada do processo de avaliação.

 

Inscrição no vestibular

Para a prova Prática de Música, no ato da inscrição, o candidato deverá escolher UMA das peças musicais (peça de confronto) ou uma peça para voz (médio-aguda ou médio-grave) disponíveis no endereço eletrônico do NC/UFPR. E também uma peça de livre escolha.

A Peça de Confronto deverá ser escolhida no ato da inscrição, quando o candidato deverá optar por uma das peças instrumentais ou uma peça para voz (médio-aguda ou médio-grave) disponíveis no site do NC/UFPR.

A Peça de Livre Escolha deverá ser executada do início até, no mínimo, 60 segundos, e, no máximo, 90 segundos.
O Solfejo deve ser entoado vocalmente, utilizando o nome real das notas. O candidato deve realizar a contagem dos pulsos de um compasso inteiro, na métrica do trecho, para estabelecer o andamento indicado ao início do solfejo.
No período estabelecido conforme cronograma do Anexo I do edital do vestibular o candidato deverá fazer o upload em formato PDF de seu documento de identificação, uma foto recente e da partitura da Peça de Livre Escolha e que serão utilizados pela banca no processo de avaliação por meio da plataforma OneDrive (Microsoft), conforme instruções a serem publicadas em link específico no site do NC/UFPR.

A Peça de Confronto e a Peça de Livre Escolha serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios e sua respectiva pontuação:
a) Habilidade técnica condizente com a peça escolhida (15 pontos);
b) Acuidade melódica e harmônica (10 pontos);
c) Acuidade rítmica e métrica (10 pontos);
d) Fluência na execução da peça (15 pontos).
O máximo de pontos na soma das notas da Peça de Confronto e da Peça de Livre Escolha é igual a 100 (cem).

O solfejo será avaliado de acordo com os seguintes critérios e sua respectiva pontuação:
a) Acuidade na execução das alturas e manutenção da afinação em relação ao centro tonal (25 pontos);
b) Acuidade na execução rítmica e manutenção do pulso (25 pontos);
c) Fluência na execução do solfejo (10 pontos).

O máximo de pontos na avaliação do solfejo musical é igual a 60 (sessenta).

A soma final máxima das notas obtidas nas provas práticas de música (execução instrumental ou de voz e solfejo) será de 160 (cento e sessenta) pontos. Esse valor será dividido por 4 (quatro), totalizando a avaliação até 40 (quarenta) pontos.

A avaliação da Prova Prática de Música, a ser realizada por uma banca nomeada para este fim específico, será realizada a partir de um vídeo enviado pelo candidato e da partitura da Peça de Livre Escolha.

Para a avaliação da Prova Prática de Música o candidato deverá gravar um vídeo com o conteúdo especificado no item 6.4.9 do Edital Nº 24/2023-NC/PROGRAD.

Vestibular 2023/2024

Relação candidato/vaga

Música – Bacharelado: 3,7  (após 1ª fase: 2,2)

Música – Licenciatura: 1,5  (após 1ª fase: 1,3)

REDES SOCIAIS

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