A Prattica – Agência Experimental de Relações Públicas
um projeto de extensão do Departamento de Comunicação Social (DECOM), supervisionado e coordenado por um professor da habilitação em Relações Públicas. A agência, local de pesquisa e extensão, tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes de Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade e Propaganda o desenvolvimento prático daquilo que é apreendido em sala de aula e a possibilidade de atuarem de forma integrada. A agência desenvolve atividades de pesquisas, mapeamento de públicos, planos de comunicação e organização de eventos, tornando-se assim referência na prestação de tais serviços. Na condição de agência experimental, a Prattica não visa obtenção de lucro, sendo a UFPR sua principal beneficiada. Seus projetos prioritários devem atender em primeira instância a própria universidade, podendo também atender clientes externos.
Objetivo: Dar subsídios para que os alunos desenvolvam atividades pertinentes à atividade de Relações Públicas e suas interfaces, assegurando a relação teoria e prática. Coordenadora: Claudia Quadros. Site: http://pratticaufpr.com.br/
Acervo audiovisual Arte em Vídeo
A proposta do Projeto de Extensão “Ampliação e Difusão do Acervo Audiovisual Arte em Vídeo na UFPR” é de geração de acervo em vídeo na área de Artes Visuais e se realiza de forma interdepartamental, entre os Departamentos de Comunicação Social (DECOM) e o Departamento de Artes (DEARTES). Como foco do projeto estão a produção e o registro em vídeo de eventos como palestras, mesas-redondas, debates, exposições, visita a ateliês, ações poéticas e outras atividades relacionadas à pesquisa e ao trabalho na área de Artes Visuais.
Coordenador: Técnico e professor Luís Carlos dos Santos (DECOM). Vice-Coordenadora: Profa. Tânia Bittencourt Bloomfield (DEARTES).
O Núcleo de Comunicação e Educação Popular (NCEP)
foi criado como projeto de extensão em fevereiro de 2003, por iniciativa dos alunos de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná que buscavam uma maior inserção do comunicador social nos movimentos sociais e populares. O projeto é coordenado por um professor de Jornalismo e promove a democratização dos meios de comunicação. A Gestão 2009/2010 conta com uma equipe de três professoras orientadoras e nove graduandos de Comunicação Social, dentre bolsistas e voluntários que por meio de uma metodologia participativa, se dividem para fazer do NCEP um projeto com três linhas de atuação: a de educação para os meios, realizada em escolas públicas de ensino médio e fundamental; a de assessoria para elaboração de programas ou produtos que envolvam o conhecimento específico da área de comunicação, como a produção de programas de rádio e TV e elaboração de informativos impressos e on-line; e finalmente, uma terceira que é a de pesquisa e incentivo à discussão interna (para alunos do curso) e externa (para a comunidade) do papel e do sentido social dos meios de comunicação na atualidade e sua relação com o exercício da cidadania.
Objetivos: Promover a reflexão sobre o sentido dos meios de comunicação de massa; desenvolver programas de educação para os meios nas escolas públicas, para alunos e professores; assessorar movimentos populares e sociais para a criação de programas de rádio ou de televisão, informativos impressos e online; desenvolver a capacitação para a produção de canais de comunicação; produzir referencial teórico para subsidiar tais ações; compartilhar o referencial teórico e as experiências via website do núcleo. Coordenador geral: professor Toni André Scharlau Vieira. Site: www.ncep.ufpr.br
Projeto de Extensão: Mídia, Espaço Público e Educação
o projeto é coordenado por um professor do Departamento de Linguística que atua no Departamento de Comunicação Social e visa estabelecer uma relação entre temas e perspectivas colocados em circulação no espaço público, através das mídias, e conteúdos ministrados nas disciplinas dos ensinos médio e fundamental. A atividade, no âmbito do projeto, consiste em levantar sistematicamente esses elementos em circulação na mídia, identificando o teor de sua recepção pelo público, e discutir de que modo eles podem ser inseridos entre os tópicos veiculados nas disciplinas escolares. O objetivo é recuperar, no âmbito do ensino, uma noção de constituição do cidadão a partir de seu interesse e participação nos acontecimentos do ambiente em que ele vive. Esse trabalho é conduzido por meio de reuniões regulares, realizadas duas vezes por mês, da qual participam professores da rede pública, dos sistemas estadual e municipal de ensino, e estudantes da UFPR de diversos cursos, como Letras, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e outros.
Objetivo: O objetivo do projeto é inserir conteúdos midiáticos de forma sistematizada em disciplinas do ensino médio e fundamental, como componente do letramento e da educação, contribuindo para a motivação do aluno e para a sua formação como cidadão inserido numa comunidade de diálogo identificada como o espaço público. O link do projeto (já alocado, mas ainda não em funcionamento) é: www.deixis.org. Coordenador: Bruno Dallari.