O Sistema de Biblioteca da Universidade Federal do Paraná é órgão suplementar ligado diretamente ao Gabinete do Reitor e é constituído por 01 sede administrativa (Biblioteca Central), 18 bibliotecas universitárias e 01 biblioteca de ensino médio e profissionalizante, totalizando 20 bibliotecas geograficamente dispersas em Curitiba, Litoral e interior do Estado. A Biblioteca de Artes, Comunicação e Design, no campus Batel, possui espaço físico total de 81m², com capacidade para 06 leitores sentados, além de três mesas com cadeiras e computadores para acesso às bases de dados e pesquisa no acervo.
O acesso ao catálogo unificado das bibliotecas é via internet e apresenta serviço de pesquisa integrada em todos os recursos informacionais produzidos e/ou assinados pela UFPR. Como acervo digital, a biblioteca oferece acesso ao Repositório Digital Institucional da UFPR, que contém, na íntegra, as Teses e Dissertações, monografias de especialização e graduação e demais materiais da produção científica da Universidade, bem como a Biblioteca Digital de Periódicos com um total de 63 revistas institucionais, a Biblioteca Digital de Eventos da UFPR e, mais recentemente, a Base de Dados Científicos da UFPR, base criada para armazenar e divulgar os dados abertos de pesquisa da comunidade acadêmica.
Oferta acesso ao Portal de Periódicos CAPES, assinatura em diversas bases de dados restritas nas diversas áreas do conhecimento e ainda bases de acesso aberto. Oferece acesso remoto às bases de dados (proxy e Rede CAFe). O empréstimo de material bibliográfico do Sistema de Bibliotecas é automatizado e realizado por meio do número do CPF do usuário e senha numérica, possibilitando a reserva de materiais e renovação online via Portal de Informação (site do SiBi). A biblioteca oferece computadores para pesquisa e trabalhos, scanner para digitalização de documentos e rede wireless de forma a favorecer a qualidade na prestação de serviços prestados à comunidade universitária.
O campus onde estão instalados os cursos de Artes visuais, os usuários da biblioteca contam também com busca integrada no acervo de todas as bibliotecas da UFPR e de outras instituições, podendo realizar e/ou solicitar pesquisa bibliográfica, reserva e renovação on-line de materiais bibliográficos, serviços de comutação bibliográfica de artigos, capítulos de livros, teses, dissertações e anais de eventos e demais documentos. Oferece treinamentos online e/ou presenciais, individuais ou em grupos, orientação para normalização de trabalhos acadêmicos, ficha catalográfica para publicações e capacitações para utilização de todos os serviços e produtos ofertados pelo Sistema de Bibliotecas. Todos os serviços podem ser solicitados via e-mail, presencialmente ou telefone por meio dos contatos: telefone (41) 3307-7310, e-mail: bibam@ufpr.br, site: http://www.portal.ufpr.br
Os laboratórios do curso de Artes Visuais são um lugar privilegiado para as pesquisas visuais e teóricas tanto para as e os estudantes do Bacharelado quanto da Licenciatura em Artes Visuais. Estes são espaços fundamentais ao exercício criativo e o desenvolvimento de processos poéticos. Os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais dispõem de laboratórios de Pintura, Gravura, Cerâmica, Escultura, Fotografia, dois laboratórios de Desenho, Imagem e Novas Mídias, além do Laboratório de Curadoria e Mediação configurado como sala de exposições chamado Galeria DeArtes. Em processo de implantação encontram-se ainda os laboratórios de Arte de Ação e Marcenaria.
LABORATÓRIO DE CURADORIA E MEDIAÇÃO – GALERIA DEARTES
Laboratório de discussão e prática de exposições de arte vistas como o momento no qual a obra de arte ganha visibilidade pública. Configura-se como uma ampla sala de exposições, de piso de madeira, paredes brancas, localizada no segundo andar do edifício do Departamento de Artes. O Laboratório de Curadoria e Mediação atende a disciplinas obrigatórias e optativas, permitindo às e aos estudantes o exercício de montagem, curadoria e monitoria de exposições, assim como permitir a experimentação de conceitos e ideias discutidos em disciplinas obrigatórias para a integralização curricular. Além disso, é o lócus por excelência de apresentação da produção do curso, realizadas nos Projetos de Pesquisa e Extensão, nas disciplinas de Projetos Avançados e Trabalhos de Conclusão de Curso, assim como a integração da comunidade acadêmica com a produção de fora da universidade, de artistas convidados e de exposições selecionadas por meio do Edital de Ocupação. O Laboratório de Curadoria e Mediação – Galeria DeArtes prevê algumas melhorias, como a construção de uma reserva técnica para armazenamento de equipamentos e materiais de montagem e desmontagem de exposições e embalagem de obras, e espaço para armazenamento temporário de obras nos períodos de transição das mostras em cartaz.
Coordenador: Dr. Emanuel dos Santos Monteiro – emanuelmonteiro@ufpr.br
LABORATÓRIO DE HISTÓRIA DA ARTE, CRÍTICA E CURADORIA
O laboratório de História da Arte, Crítica e Curadoria, sala 205B do Departamento de Artes, é um espaço dedicado às atividades didáticas com estudantes das disciplinas de História da Arte, Crítica de Arte, Curadoria e Mediação. Tem como público também orientandos e orientandas dos projetos de pesquisa da Iniciação científica, da monitoria em História da Arte e de integrantes do Grupo de Pesquisa do DeArtes. Como laboratório, o espaço permite também que as atividades propostas em aulas, extracurriculares ou propostas pelas e pelos próprios estudantes possam ser continuadas e desenvolvidas.
Coordenadora: Dra. Stephanie Dahn Batista – sdahnbatista@ufpr.br
LABORATÓRIOS DE DESENHO
Laboratórios de experimentações gráficas em diversificados suportes. Os laboratórios de Desenho 1 e 2, salas 202A e 302A, do Departamento de Artes da UFPR são espaços dedicados a atividades didáticas com aulas expositivas e práticas artísticas dos cursos regulares de Artes Visuais, atendendo às disciplinas OA322 Linguagem das Artes Visuais, OA313 Introdução ao Desenho, OA323 Desenho e Corpo, OA333 O espaço no desenho: articulações internas, OA343 O espaço do desenho: modos de apresentação, disciplinas optativas, Projetos Avançados, TCC, de atividades de extensão e pesquisa, além das atividades extracurriculares. Como laboratório, o espaço permite que as atividades iniciadas ou propostas em aula, de caráter coletivo ou individual, derivem em atividades extraclasses, nas quais as e os estudantes tem a possibilidade de desenvolver seus próprios projetos de pesquisas. Além das atividades curriculares em que as e os estudantes têm contato com os conteúdos teórico-práticos das disciplinas de desenho com suas reverberações em todas as linguagens artísticas, o laboratório de desenho permanece disponível para utilização durante todo o tempo em que as e os estudantes permanecem no campus. Na prática, vemos sua utilização como ateliê pessoal de várias e vários estudantes interessadas e interessados em desenvolver suas pesquisas em horários extra aulas, servindo como uma poderosa e efetiva preparação para a vida artística pós-universidade. O laboratório de Desenho 1 conta com sete mesas grandes e 16 pranchetas individuais, computador com projetor multimídia e sistema de som, lousa verde e uma pequena pia. Para incrementar seu uso, são necessários dois armários com portas para armazenamento de materiais de uso coletivo e biblioteca de sala, seis mesas de luz, suporte para corte de papéis e mapoteca para armazenamento de papéis de grande formato, além de uma adaptação nas paredes, atualmente cobertas com pastilhas de azulejo, para que possam ser utilizadas também como superfícies de desenho e de afixação de imagens, e aumento dos pontos de eletricidade para atender o uso das mesas de luz. Está também no projeto de melhorias do laboratório de Desenho 1 a aquisição de alguns computadores e mesas digitalizadoras para o desenvolvimento de desenho e pintura digital. O laboratório de Desenho 2 conta com amplo espaço, mesas grandes, paredes brancas, computador com projetor multimídia e sistema de som, e também necessita de dois armários com portas para armazenamento de materiais de uso coletivo e biblioteca de sala, e mapoteca para armazenamento de papéis de grande formato.
Coordenadores: Dr. Emanuel dos Santos Monteiro – emanuelmonteiro@ufpr.br e Dra. Luana Marchiori Veiga – luanaveiga@ufpr.br
LABORATÓRIO DE PINTURA
O laboratório de Pintura, sala 301A do Departamento de Artes da UFPR, é um espaço dedicado a atividades didáticas com aulas expositivas e práticas artísticas dos cursos regulares, atendendo às disciplinas OA314 Introdução à Pintura, OA324 Pintura: cor e espaço, OA334 Pintura: Espaço e representação, OA354 Pintura: Representação e espaço, disciplinas optativas, Projetos Avançados, TCC, além de atividades de extensão e pesquisa, e atividades extracurriculares. Como laboratório, o espaço permite que as atividades iniciadas ou propostas em aula, derivem em atividades extraclasses, em que as e os estudantes desenvolvem seus próprios projetos de pesquisas. Além das atividades curriculares em que as e os estudantes têm contato com os conteúdos teórico-práticos das disciplinas de pintura com suas reverberações em todas as linguagens artísticas, o laboratório de pintura permanece disponível para utilização durante todo o tempo em que as e os estudantes permanecem no campus. Na prática, vemos sua utilização como atelier pessoal de várias e vários estudantes interessadas e interessados em desenvolver suas pesquisas em horários extra aulas, servindo como uma efetiva preparação para a vida artística pós-universidade. O laboratório de pintura dispõe de amplo espaço, computador com projetor multimídia e sistema de som, boa iluminação, mesas e cavaletes de uso livre, se adaptando às diferentes necessidades dos projetos ali desenvolvidos.
Coordenador: Dr. Geraldo Leão Veiga de Camargo – geraldoleao@ufpr.br
LABORATÓRIO DE GRAVURA ( ATELIÊ DE GRAVURA ADALICE ARAÚJO)
O laboratório de Gravura, sala 201A do Departamento de Artes da UFPR, é um espaço dedicado a atividades didáticas com aulas expositivas e práticas artísticas dos cursos regulares, atendendo às disciplinas OA336 Gravura: Impressão em relevo, OA346 Gravura: impressão à entalhe e por permeação, disciplinas optativas, , Projetos Avançados, TCC, além de atividades de extensão e pesquisa, e extracurriculares. Como laboratório, o espaço permite que as atividades iniciadas ou propostas em aula, derivem em atividades extraclasses, em que as e os estudantes desenvolvem seus próprios projetos de pesquisas. O Laboratório de Gravura está equipado para o desenvolvimento das linguagens da linoleogravura, xilogravura, papelografia, calcogravura e serigrafia assim como outras experimentações com técnicas alternativas da gravura artística. O Laboratório de Gravura dispõe de computador com projetor multimídia e sistema de som, duas prensas para xilogravura, uma prensa de calcogravura, sala de serigrafia, sala isolada para gravação de placas de metal com ácidos e quatro bancadas de trabalho. Para a guarda de materiais e papéis de uso individual o espaço disponibiliza gavetas e estantes em número suficiente para atender as e os estudantes matriculados nas disciplinas de Gravura, Projetos Avançados de Gravura e Trabalhos de Conclusão de Curso relacionados à gravura.
Coordenador: Me. Elias de Andrade – eliasdeandrade@ufpr.br
LABORATÓRIO DE IMAGEM E NOVAS MÍDIAS
O Laboratório Imagem e Novas Mídias, salas 203B, do Departamento de Artes da UFPR, é um espaço dedicado à atividades didáticas relacionadas às linguagens contemporâneas que envolvam a criação, observação e a crítica de imagens técnicas (industriais, eletrônicas e digitais) além da edição digital de imagens e vídeos. É utilizado para aulas expositivas e práticas artísticas das disciplinas OA364 Arte e Imagens técnicas, OA374 Imagem e esfera pública, disciplinas optativas, Projetos Avançados, TCC, além das atividades de pesquisa e de extensão, e atividades extracurriculares. Como laboratório, o espaço permite que as atividades iniciadas ou propostas em aula, derivem em atividades extraclasses, em que as e os estudantes desenvolvam seus próprios projetos de pesquisas. Além das atividades curriculares em que as e os estudantes têm contato com os conteúdos teórico-práticos das disciplinas relacionadas à imagem e novas mídias com suas reverberações em todas as linguagens artísticas, o Laboratório Imagem e Novas Mídias permanece disponível para utilização durante todo o tempo em que as e os estudantes permanecem no campus. Conta com quatro computadores para tratamento de imagem, 03 (três) PC e 01 (um) iMac, câmeras digitais e acessórios (tripés, cartões SD), fundo infinito, Flash com acessórios, Luz led, projetor multimídia.
Coordenador: Dr. Felipe Cardoso de Mello Prando – felipeprando@ufpr.br
LABORATÓRIO DE ESCULTURA
Atende às disciplinas OA315 Introdução à tridimensionalidade, OA325 Escultura: técnicas e processos, OA335 Escultura: materiais e experimentações, OA345 Poéticas contemporâneas da tridimensionalidade, Projetos avançados, disciplinas optativas e TCCs da área de tridimensionais e projetos de extensão. Neste espaço são desenvolvidas atividades de carácter teórico e prático, abrigando disciplinas introdutórias e de pesquisa avançada. Hoje, este laboratório conta com um espaço físico com espaço razoável e mínima infraestrutura (duas bancadas de concreto, cinco estantes de metal, duas pias, banquetas altas, um computador e um Datashow, quatro mesas grande de estudo). Já foram adquiridas ferramentas manuais e elétricas, e estamos buscando viabilizar a aquisição de materiais de consumo e equipamentos específicos.
Paliativamente, a falta de recursos tem sido contornada com investimentos pessoais das e dos estudantes, que providenciam, minimamente, algumas ferramentas e matérias-primas para o desenvolvimento das atividades destas disciplinas. Trata-se de um laboratório que gera resíduos poluentes, onde se utiliza matérias-primas brutas e pesadas, e que tem características e necessidades específicas. Atualmente, as duas pias de água contam com caixa de decantação, para recolhimento de resíduos sólidos. Há coleta seletiva de gesso, argila, materiais recicláveis e orgânicos. A sala possui janelas grandes e porta de saída lateral, garantindo boa ventilação. Um aspirador de pó é utilizado para coletar o pó, mas recomenda-se a instalação de tubulação e exaustor para este fim.
No espaço são desenvolvidas atividades de modelagem em argila, moldes de gesso, corte e desbaste de pedra sabão, realização de positivos em cera, cimento e gesso. São realizadas estruturas em arame e metal, no entanto, ainda não dispomos de solda. Além dos materiais tradicionais da área da escultura, outros materiais são adotados em exercícios e na realização dos trabalhos artísticos, como papel, acetato, isopor, silicone, resina, concreto celular, espuma floral, espuma expansiva, parafina, sabão, cerâmica, tecidos, fios, entre outros.
Embora seja um laboratório de experimentação de materiais e técnicas diversificadas, a instalação inadequada do forno de cerâmica de alta temperatura Linn inviabiliza a permanência no laboratório, devido aos gases exalados no processo de queima, que dura em média sete horas. Recomenda-se que o forno seja instalado no Laboratório de Cerâmica para o uso pleno do espaço.
O laboratório de escultura é também utilizado pelos discentes matriculados nas disciplinas em horários de contra turno para desenvolvimento de exercícios e pesquisas, sendo um espaço de uso contínuo, acompanhado por monitores e voluntários.
Coordenadora: Ma. Isabelle Catucci da Silva – isabelle.silva@ufpr.br
LABORATÓRIO DE CERÂMICA
Localizado em uma sala anexa ao prédio principal, na lateral do Laboratório de Escultura, o Laboratório de Cerâmica foi concebido e estruturado desde 2008 pela professora. Marília Diaz. Atualmente atende às disciplinas em que esta técnica é desenvolvida, como Escultura: técnicas e processos, Escultura: Materialidades e Experimentações; Tópicos específicos de cerâmica, e Projetos Avançados em cerâmica, Trabalho de Conclusão de Curso assim como cursos e eventos de projetos de extensão e pesquisa.
O laboratório é dividido em áreas de trabalho: estudo, modelagem, esmaltação, reciclagem e queima. A sala de estudo conta com uma bancada e bancos acomodando cinco pessoas. A sala de esmaltação, de acesso restrito, com materiais específicos de esmaltação em cerâmica, utilizados sob orientação, por se tratar de materiais com risco de intoxicação, como metais pesados. A sala central, que acomoda cerca de quinze pessoas, com duas bancadas de cimento e banquetas de madeira, prateleiras de madeira para acomodação dos trabalhos, duas pias com caixa de decantação e armários de aço individuais. Nesta sala estão localizados equipamentos para preparo de argila e modelagem, como extrusora para mistura de argila elétrica de pequeno porte; extrusora de modelagem de peças, de parede, manual e mesa plaqueira com regulagem manual. Na última sala está localizado um forno de alta temperatura Jung, sem instalação elétrica. Pretende-se instalar a rede elétrica apropriada nesta sala, para os dois fornos de cerâmica já adquiridos (reposicionando o forno Linn que atualmente está na sala 102- Laboratório de Escultura). Esta é uma sala de uso restrito e o espaço poderá receber melhor as peças queimadas e as que estão em período de queima. A área lateral externa do laboratório de cerâmica possui uma bancada de concreto, para trabalho com pó e uma pia, utilizada para lavagem de utensílios.
O laboratório é utilizado durante o período de contra turno pelos discentes, acompanhados por monitores e voluntários, que orientam sobre o uso de materiais e ferramentas disponíveis.
Coordenadora: Ma. Isabelle Catucci da Silva – isabelle.silva@ufpr.br
Espaços em Comum: práticas artísticas em cerâmica https://emcomumufpr.weebly.com/
LABORATÓRIO DE MADEIRAS
Em fase de implementação, o projeto do laboratório de mardeiras do DeArtes visa complementar e viabilizar a utilização de equipamentos e ferramentas para trabalhos com madeira. O espaço poderá ser utilizado para realização de trabalhos das disciplinas obrigatórias, especialmente as dedicadas ao campo tridimensional, optativas, projetos avançados e trabalhos de conclusão de curso dos cursos de artes visuais, assim como de projetos de pesquisa e extensão vinculados. A sala onde o laboratório está sendo instalado é localizada nos fundos do Departamento de Artes, campus Batel, mede 3m x 7m de alvenaria, com acesso restrito aos usuários conforme orientação do docente responsável. O laboratório não possui nenhum equipamento de corte elétrico de grande porte, sendo utilizado apenas para cortes de placas, acabamento de peças, molduras e entalhe em madeira. O laboratório de marcenaria possibilitará maior segurança com a efetivação de espaço específico para trabalhos com madeira. A sala já conta com serrotes, serras manuais, martelos, formões, grosas, morsas, esmerilhadeira, serra tico-tico, furadeira, mini retífica, coletor de pó e lixadeira elétrica.
Coordenadora: Ma. Isabelle Catucci da Silva – isabelle.silva@ufpr.br
LABORATÓRIO DE ARTE DE AÇÃO
Em fase de projeto, o Laboratório de Arte de Ação tem o objetivo de abrigar experiências de arte não objetual baseada em ação. O espaço poderá ser utilizado em disciplinas obrigatórias, tais como OA375 Introdução à Arte de Ação e OA385 Arte de ação, disciplinas optativas, para projetos de pesquisa e extensão vinculados, e para apresentações públicas, incluindo os Projetos Avançados e Trabalhos de Conclusão de Curso da Licenciatura e do Bacharelado em Artes Visuais. Para isso deverá contar com um espaço amplo e com conforto térmico, paredes brancas, cadeiras empilháveis e colchonetes, piso com conforto térmico e de fácil limpeza, possibilidade de vedar a entrada de luz, cortinas brancas e pretas do tipo rotunda, sistema de iluminação cênica, camarins equipados com chuveiros quentes e armários, computador com projetor multimídia e sistema de som. O projetor não deve ser preso ao teto e tampouco utilizar tela fixa para projeção. Serão necessários, adicionalmente, uma mesa para o Docente, armários com portas para guardar o projetor e outros equipamentos, e estantes abertas para acomodação dos materiais das e dos estudantes.
Coordenadora: Dra. Luana Marchiori Veiga – luanaveiga@ufpr.br
Crônicas de Arte Ação: https://cronicasarteacao.art.blog/o-projeto/
LABORATÓRIO DE MULTIMEIOS – “O ARTISTA NA UFPR”
Vinculado ao projeto de extensão “O Artista na UFPR”, o laboratório de Multimeios – Acervo O Artista na UFPR, sala 206B, do Departamento de Artes da UFPR, é um espaço dedicado às atividades relacionadas ao projeto. Contém espaço, mobiliário, e alguns equipamentos para a execução de captura, edição e produção de audiovisuais. Dá acesso ao material digital e ao endereço eletrônico aos pesquisadores que necessitem das fontes primárias de pesquisa produzida pelos projetos de extensão O Artista na UFPR e Arte em Vídeo na UFPR.
Coordenadora: Dra. Tânia Bittencourt Bloomfield – taniabloomfield@ufpr.br
Repositório Digital Biblioteca Temática: O Artista na UFPR https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/handle/1884/45634
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO SONORA
O Laboratório de Produção Sonora tem 22 computadores interligados à internet, atua como sala de aula, de pesquisa e para realização de trabalhos práticos dos alunos de graduação e pós-graduação. Atende a mais de 20 disciplinas do curso e a cursos de extensão.
ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO
O Estúdio de Gravação tem mesas de áudio analógicas e digitais, computador para gravação simultânea em 16 canais e é utilizado em disciplinas práticas, e para a gravação de trabalhos dos alunos em diversas disciplinas do curso, além de ensaios.
LABORATÓRIO DE ETNOMUSICOLOGIA DO DEPARTAMENTO DE ARTES – UFPR (LEDA-UFPR)
Coordenador: Prof. Dr. Edwin Ricardo Pitre Vásquez
O Laboratório de Etnomusicologia é um organismo do que pertence ao Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná e foi criado no ano de 2010, para promover a investigação da música produzida dentro do contexto social e cultural no Brasil e América Latina, como ênfase no Estado do Paraná.
Utiliza o campo semântico proposto pela Etnomusicologia desde uma perspectiva multidisciplinar. Fazem parte dele alunos da graduação, pós-graduação da UFPR e comunidade em geral. Possui colaboradores da Faculdade de Artes do Paraná, Universidade de Brasília e Universidade de São Paulo.
Realiza reuniões periódicas do grupo de estudo, promove exibição e debate de filmes e documentários etnográficos como “O Rosto no Espelho” de Renato Tapajós exibido no dia 14 de abril de 2011. O primeiro Projeto a ser desenvolvido é “Sonoridades Paranaenses”, que é realizar um inventário a partir da pesquisa do patrimônio musical brasileiro através das práticas coletivas de música no Estado do Paraná.
Inicialmente utilizando a pesquisa produzida na academia, realizando uma atualização a partir do grupo de investigação vinculado ao projeto, com o propósito de salvaguardar e difundir através de um suporte tecnológico chamado de “repositório musical” com a finalidade que seja apropriado por estudantes, professores, músicos e público em geral como parte do patrimônio musical brasileiro no Estado do Paraná. A identificação inicial será realizada a partir dos gêneros e estilos não tão divulgados e conhecido no Paraná, são eles: Fandango, Congada, Grupos de Maracatu, Grupos de Choro, Grupos de Jazz.
O Projeto abrange as áreas de Música a partir dos conteúdos, Tecnologia desde as plataformas e suportes livres para distribuição dos conteúdos, Educação como finalidade e fruição dos conteúdos. Observando sempre as questões relacionadas a Direito autoral e propriedade intelectual. Portanto, como resultado deste Projeto será criado um Banco de Dados em software livre para disponibilização de conteúdos musicais. Podendo ter a opção de ações colaborativas de conteúdo.
O Projeto conta com parceria do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LSI-POLI/USP) coordenado pela Profa. Dra. Roseli de Deus Lopes e o Laboratório de Etnomusicologia do Departamento de Artes – UFPR (LEDA-UFPR) projeto coordenado pelo Prof. Dr. Edwin Ricardo Pitre Vásquez. Com futuras parcerias dentro da área de atuação.
LABORATÓRIO DE MÚSICA ANTIGA – LAMUSA
Coordenadora: Profª Drª Silvana Ruffier Scarinci
As atividades desenvolvidas no Laboratório de Música Antiga da UFPR promovem a forte produção teórica aliada à interpretação. A participação de musicólogos especialistas no Período barroco e/ou Renascentista e artistas especializados em “Performance historicamente informada” trazem novas propostas para análise no campo científico, causando um impacto significativo na produção artística e na pesquisa de alunos e professores, ou membros externos da comunidade. Pelo seu caráter interdisciplinar, o projeto combina a divulgação científica (incluindo aqui a arte como uma manifestação de conhecimento científico) e o desenvolvimento de tecnologias necessárias para a sua implementação e inovação. Uma importante vertente do trabalho do LAMUSA tem forte caráter extensionista, com o intuito claro de abrir as portas da Universidade à comunidade.
Deste modo, levamos ao público concertos ou montagens de óperas barrocas – geralmente obras que não fazem parte do circuito oficial de música. Redescobrir obras esquecidas é uma das tarefas do laboratório, e divulgá-las amplamente é o que dá sentido ao grande esforço desta entusiasta equipe de trabalho. Em termos de público, as apresentações musicais têm lotado os locais de espetáculo, com uma estimativa de 6.000 espectadores até o momento. Crianças de escolas de ensino fundamental público ou privado têm sido um dos alvos de nosso trabalho: promover o acesso das crianças a obras de raro acesso tem mostrado um resultado surpreendente: a música barroca tem o poder de falar diretamente à sensibilidade dos pequenos espectadores. Se a Universidade se quer educadora, o LAMUSA reflete sobre modelos que liberem das pressões do mundo moderno, da abominável força do mercado, esmagadora de sensibilidades mais refinadas. Trazer a público, e especialmente às novas gerações, obras que pareciam perdidas tenta iluminar nossas almas cansadas e faz com que pensemos a arte e a música de forma menos contaminada.
LEME – LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE MÚSICA E EMOÇÃO
Coordenador: Prof Dr. Danilo Ramos
O LEME – Laboratório de Estudos sobre Música Emoção – é um espaço localizado no Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná, localizado na Rua Coronel Dulcídio, 638, Batel, Curitiba, PR. Ele está destinado à produção científica do Grupo de Pesquisa Música e Emoção do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Paraná, o GRUME (maiores detalhes abaixo). Atualmente, o laboratório conta com duas salas:
(1) Sala da coordenação: voltada para produção científica do grupo (leituras e fichamentos de textos-referência, levantamentos bibliográficos, redação de artigos, análise estatística de dados, orientações, reuniões docentes, etc.) e também para a produção artística do grupo (material musical a ser utilizado nos experimentos e criação de arranjos em música popular). Essa sala conta ainda com um espaço reservado para recepção de professores convidados e parceiros de pesquisa do grupo da UFPR e de outras instituições;
(2) Sala experimental: voltada para a realização dos experimentos de escuta a serem conduzidos nos estudos sobre música e emoção. Trata-se de uma sala móvel que, quando não utilizada para esse fim, funciona como sala de estudos dos membros do GRUME em ambos os níveis: graduação (trabalhos de iniciação científica) e pós-graduação (trabalhos de mestrado e doutorado).
O GRUME é um grupo de pesquisa coordenado pelo professor Danilo Ramos (doutor em cognição musical: Universidade de São Paulo / Universidade de Borgonha, França) e faz parte do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR, dentro da linha de pesquisa intitulada Cognição Musical e Educação. O grupo está registrado no diretório de pesquisa do CNPq. Nossos interesses de pesquisa são: (1) Comunicação de emoções entre pianista (compositor / performer) e ouvinte no contexto da música popular brasileira improvisada; (2) Mecanismos subjacentes que governam as respostas emocionais à música. Para ambos os interesses de pesquisa, adota-se como referencial a Teoria Unificada das Emoções Musicais, proposta por Patrik Juslin.
As reuniões do GRUME são semanais e ocorrem às segundas-feiras, das 08h30 às 10h00 na Sala 208 do DeArtes. Elas são abertas à comunidade, com atividades que envolvem, geralmente: (1) leituras e discussões de textos-referência relacionados ao domínio da música e da emoção e/ou cognição musical; (2) orientações dos trabalhos em andamento; (3) seminários ministrados por professores convidados de outras universidades do Brasil e da América Latina; (4) apresentações orais das pesquisas de nossos alunos, seguidos de reflexões e ricos debates.
Se você quiser conhecer o GRUME, visite o nosso blog e, em seguida, participe de nossas reuniões! Para isso, basta escrever um breve e-mail demonstrando seus interesses de pesquisa, seguido de um resumo conciso de seu currículo e atividades musicais para daniloramosufpr@gmail.com.