Grupos de pesquisa de Música

Processos formativos e cognitivos em educação musical (PROFCEM)

Página do grupo

Líderes: Profa. Dra. Rosane Cardoso de Araújo, Prof. Dr. Rafael Ferronato

O grupo de pesquisa “Processos Formativos e Cognitivos em Educação Musical” (PROFCEM) tem sua origem nas linhas de pesquisa sobre Cognição, Filosofia e Educação Musical, do programa de Pós-graduação em Música da UFPR, iniciado em 2006. Em 2009, o grupo PROFCEM foi certificado pela UFPR e inserido no diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Desde sua criação, os membros do grupo têm produzido inúmeras investigações e estudos inéditos, contribuindo para o desenvolvimento e divulgação da Pesquisa em Música no Brasil e no exterior. Deste grupo participam professores, alunos de graduação e pós-graduação, músicos e pesquisadores que se encontram em reuniões periódicas realizadas no Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná.

Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia da UFPR (GRUPETNO)

Página do grupo

Líderes: Prof. Dr. Edwin Pitre-Vásquez e Drª Luzia A. Ferreira

O Grupo de Pesquisa e Laboratório em Etnomusicologia da UFPR, vinculado ao PPG/Música e certificado pelo CNPq é coordenado pelo Prof. Dr. Edwin Pitre-Vásquez, desde 2010. No ano de 2019, após ter efetivado a parceria com a Profa. Dra. Liliana Porto do Programa do Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) também da UFPR, se fortalece ao trazer novos olhares sobre as pesquisas de ambos os programas. O Grupetno possui parcerias com a ENAH – Escuela Nacional de Antropologia e Historia de México, UNAM – Universidad Nacional Autonóma de México, UNA – Universidad Nacional de Asunción e a Universidad de Panamá. Essas parcerias objetivam disponibilizar ferramentas teóricas aos pesquisadores e participantes através de intercâmbios para agregar valor na produção, divulgação científica acadêmica e artística. Participam do grupo alunos da graduação, iniciação científica, mestrandos, doutorandos, pesquisadores nacionais / internacionais e da comunidade que se interessam pelos estudos na área da Etnomusicologia e Antropologia.

Laboratório de Criação Sonora e Interação Artística (LACSIA)

Líderes: Prof. Dr. Clayton Rosa Mamedes, Prof. Dr. Indioney Carneiro Rodrigues

Professor Participante: Dr. Antonio Celso Ribeiro

O grupo de pesquisa tem por objetivo fomentar a produção científica na área de criação sonora interartes. Tem por atividades desenvolvidas a produção de artigos e livros resultantes de parcerias autorais entre integrantes do grupo. Produção de trabalhos artísticos individuais e coletivos. Realização de palestras com a participação de pesquisadores convidados. Realização de intercâmbio com a McGill University. Co-organização do 4º e do 5º Simpósio Internacional de Música Nova (SiMN 2018 e SiMN 2021). Projeto de criação de um Laboratório de Pesquisa Tecnológica e Criação Interdisciplinar, tendo em vista um espaço voltado à viabilização prática das pesquisas desenvolvidas por seus integrantes. Criação de projetos nacionais e internacionais, que visem a ampliar, na música, as trocas de informações entre recursos humanos e incentivar a criação de novos trabalhos artísticos.

Contexto, estruturação, influência e estilo musical entre 1850-1950

Professores Norton Eloy Dudeque e Ernesto Frederico Hartmann Sobrinho (UFES e UFPR)

O objetivo deste grupo de pesquisa é o de investigar criticamente características de obras musicais específicas, priorizando as que sejam de autoria de compositores brasileiros, compostas entre 1850 e 1950. A particularização das obras e do compositor competem ao pesquisador levando em conta os seguintes aspectos e abordagens: 1. Contextualização: abordagem de obras ou grupos de obras específicos considerando seu contexto histórico/social; 2. Análise estrutural: através de técnicas analíticas diversas, a análise estrutural de obras específicas ou grupos de obras; 3. Influências: relações de intertextualidade em obras ou grupos de obras investigadas criticamente; 4. Estilo: visa a identificação e a descrição de padrões recorrentes em uma obra ou grupo de obras relacionando regras e estratégias composicionais de um compositor ou grupo de compositores

GRUME – Grupo de Pesquisa Música e Expertise

Prof. Dr. Danilo Ramos

LAMUSA PESQUISA
Profª Drª Silvana Scarinci
Grupo de pesquisa vinculado ao Laboratório de Música Antiga (LAMUSA/UFPR). Desenvolve ações na comunidade externa com resultados de pesquisa em performance historicamente informada; publicações coletivas nacionais e internacionais.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Artes Visuais e Música – UFPR