Eletivas e isoladas

Disciplina eletiva

Alunos de graduação da UFPR podem se matricular em qualquer disciplina ofertada, mesmo que ela não faça parte de sua grade curricular, se houver vaga. A disciplina não deve pertencer ao curso do interessado, que deve cumprir os pré-requisitos (e correquisitos) quando necessários. Ela não vale como disciplina optativa. Só são optativas as que constam do PPC do curso. Pode ser aceita como atividade complementar, de acordo com o PPC do curso. O aluno não pode exceder oito horas diárias e/ou quarenta horas semanais de aula.

Disciplina isolada

Destinada a pessoas não integrantes do corpo discente regular da UFPR, com Ensino Médio concluído (no mínimo). A cada período, o interessado pode cursar até três disciplinas, num total de até 8 horas semanais. O aluno recebe um certificado de conclusão da disciplina emitido pela PROGRAD.
As matrículas são solicitadas na terceira ou quarta semana de aulas, mas compareça na Secretaria antes do início das aulas, informe-se das disciplinas possíveis, converse com o docente, comece a frequentar as aulas desde a primeira aula, e peça a matrícula na data prevista.
Veja as datas em SECRETARIA / Calendários Acadêmicos.

Instruções para matrícula em disciplinas isoladas e eletivas

Disciplina Eletiva – Para alunos da UFPR.
Disciplina Isolada – Pessoas não integrantes do corpo discente regular da UFPR, com Ensino Médio concluído.

1- Os requerimentos de matrícula de isoladas/eletivas devem ser realizados nos períodos previstos no calendário acadêmico.
2- Os interessados das disciplinas isoladas devem levar ao NAA, além do formulário devidamente preenchido, assinado e carimbado, cópia do documento de identificação, cópia do CPF e comprovante de conclusão do ensino médio.
3- Os requerimentos de matrícula de isoladas/eletivas devem ser devidamente preenchidos, carimbados e assinados, com atenção especial aos códigos das disciplinas e a indicação das turmas, informações fundamentais para a realização da matrícula.
4- O interessado cursar disciplina isolada pode solicitar até 3 disciplinas por semestre/ano.
5- Para as disciplinas isoladas , cursadas por interessados com ensino médio concluído, somente o chefe/secretário do Departamento (autorizando a vaga) deve preencher e assinar os requerimentos.
6- Os Departamentos não podem conceder vagas de disciplinas isoladas ou eletivas às disciplinas de Estágio, Monografia e Trabalho de Conclusão de Curso, bem como outras disciplinas estabelecidas pelo Colegiado de curso e constantes no Projeto Pedagógico do curso (Projetos Avançados para o Curso de Artes Visuais).
7- A verificação de pré-requisitos e condições de acompanhamento da disciplina por parte do interessado é de responsabilidade da chefia dos Departamentos.
8- Para as disciplinas eletivas, cursadas por alunos da UFPR, são necessários assinatura e carimbo do chefe/secretário do Departamento e do Coordenador do Curso nos requerimentos.
9- Os Departamentos e as Coordenações utilizarão apenas os requerimentos atualizados que são disponibilizados no endereço www.prograd.ufpr/portal/copap (formulários).
10- Não é permitido entregar ao interessado em cursar disciplina isolada comprovante de matrícula e/ou histórico escolar. Qualquer documento que o mesmo precise, deve ser solicitado ao NAA.
11- As disciplinas eletivas servirão apenas para o enriquecimento do histórico do
aluno e que, de forma alguma, servirá para equivalência ou integralização curricular, conforme Resolução n º 37/97 CEPE.

COPAP/NAA – Matrículas
Contatos: