Reflexão Marca SACOD
Por Naotake Fukushima – Professor do Departamento de Design
 Preservar a história em uma universidade é essencial para valorizar o legado construÃdo e  afirmar sua relevância para a sociedade. Diante da mudança da marca do setor, é oportuno  estabelecer uma polÃtica clara e mecanismos que garantam a manutenção da memória  institucional. Essa preservação reflete o respeito à s pessoas que dedicaram esforços para  consolidar o setor e reafirma a importância que a marca simboliza as conquistas nos  primeiros 12 anos. Trata-se de um compromisso coletivo em prol da valorização do passado e, principalmente, do fortalecimento do futuro.
 Em 2013, com a fundação do setor e sob a direção pro tempore do professor Dr. Dalton Razera, surgiu o desafio de criar uma identidade visual que traduzisse as necessidades e aspirações do setor em sua fase inicial. O nome, carregado de ousadia e ludicidade, demandava uma marca que equilibrasse essas caracterÃsticas com uma percepção de seriedade e formalidade reforçando a credibilidade institucional e a capacidade de constituir o setor.
 Assim, foi proposta uma marca que proporcionasse reconhecimento imediato, com um visual simples e marcante. O uso de caixa alta destacava o nome do setor de maneira direta, garantindo legibilidade e reconhecimento em qualquer contexto, sobressaindo-se nos materiais de comunicação.
 Para atender à dualidade entre excelência e criatividade, a marca adotou formas geométricas e cores primárias, refletindo inovação, diversidade e espÃrito empreendedor do setor. Esses elementos representam os três departamentos do setor e remetem-se à lendária escola Bauhaus, reconhecendo o legado de inovação que fundamentou diversas áreas relacionadas à  Arte, sem no entanto recorrer à sua estética.
 Na verdade, o uso desses elementos dialoga com uma tradição visual mais ampla. O Suprematismo, que introduziu a abstração geométrica como linguagem pura, influenciando movimentos posteriores, como o De Stijl, que também explorou cores primárias e linhas retas. bem como o Construtivismo russo que levou esses conceitos à s estruturas tridimensionais, enquanto a Arte Concreta consolidou a geometria como elemento essencial da criação artÃstica.
 O resultado foi a combinação de estilos que se alinha ao preceito do pós-modernismo, conforme Teixeira Coelho (1980) que possibilitava uma aplicação com estética contemporânea.
 Minha contribuição concentrou-se no desenvolvimento da marca, sem incluir as demais aplicações realizadas no perÃodo. Essa limitação, em retrospecto, reduziu o potencial de impacto da proposta inicial. De certa forma, isso também se reflete no rebranding, que carece de uma estratégia para conectar a marca original, perdendo uma oportunidade valiosa.
 Estudos sobre gestão de marcas destacam a importância da continuidade para fortalecer o capital de marca e o reconhecimento público. Considerando os 12 anos de realizações do setor, seria interessante um rebranding que refletisse sua evolução, preservando alguns elementos da identidade original.
 A identidade visual fez parte dos 12 anos de consolidação do SACOD, marcando uma fase estratégica de sua implantação e refletindo os valores institucionais que nortearam sua trajetória. Memorável com um único contato, posicionou o SACOD em pé de igualdade com outros setores, consolidando sua relevância.