Menu

Identidade Visual 2012 – 2024

 Reflexão Marca SACOD

Por  Naotake Fukushima –  Professor do Departamento de Design

 Preservar a história em uma universidade é essencial para valorizar o legado construído e  afirmar sua relevância para a sociedade. Diante da mudança da marca do setor, é oportuno  estabelecer uma política clara e mecanismos que garantam a manutenção da memória  institucional. Essa preservação reflete o respeito às pessoas que dedicaram esforços para  consolidar o setor e reafirma a importância que a marca simboliza as conquistas nos  primeiros 12 anos. Trata-se de um compromisso coletivo em prol da valorização do passado e, principalmente, do fortalecimento do futuro.

 Em 2013, com a fundação do setor e sob a direção pro tempore do professor Dr. Dalton Razera, surgiu o desafio de criar uma identidade visual que traduzisse as necessidades e aspirações do setor em sua fase inicial. O nome, carregado de ousadia e ludicidade, demandava uma marca que equilibrasse essas características com uma percepção de seriedade e formalidade reforçando a credibilidade institucional e a capacidade de constituir o setor.

 Assim, foi proposta uma marca que proporcionasse reconhecimento imediato, com um visual simples e marcante. O uso de caixa alta destacava o nome do setor de maneira direta, garantindo legibilidade e reconhecimento em qualquer contexto, sobressaindo-se nos materiais de comunicação.

 Para atender à dualidade entre excelência e criatividade, a marca adotou formas geométricas e cores primárias, refletindo inovação, diversidade e espírito empreendedor do setor. Esses elementos representam os três departamentos do setor e remetem-se à lendária escola Bauhaus, reconhecendo o legado de inovação que fundamentou diversas áreas relacionadas à Arte, sem no entanto recorrer à sua estética.

 Na verdade, o uso desses elementos dialoga com uma tradição visual mais ampla. O Suprematismo, que introduziu a abstração geométrica como linguagem pura, influenciando movimentos posteriores, como o De Stijl, que também explorou cores primárias e linhas retas. bem como o Construtivismo russo que levou esses conceitos às estruturas tridimensionais, enquanto a Arte Concreta consolidou a geometria como elemento essencial da criação artística.

 O resultado foi a combinação de estilos que se alinha ao preceito do pós-modernismo, conforme Teixeira Coelho (1980) que possibilitava uma aplicação com estética contemporânea.

 Com contribuição do Designer Luan Alves

 Minha contribuição concentrou-se no desenvolvimento da marca, sem incluir as demais aplicações realizadas no período. Essa limitação, em retrospecto, reduziu o potencial de impacto da proposta inicial. De certa forma, isso também se reflete no rebranding, que carece de uma estratégia para conectar a marca original, perdendo uma oportunidade valiosa.

 Estudos sobre gestão de marcas destacam a importância da continuidade para fortalecer o capital de marca e o reconhecimento público. Considerando os 12 anos de realizações do setor, seria interessante um rebranding que refletisse sua evolução, preservando alguns elementos da identidade original.

 A identidade visual fez parte dos 12 anos de consolidação do SACOD, marcando uma fase estratégica de sua implantação e refletindo os valores institucionais que nortearam sua trajetória. Memorável com um único contato, posicionou o SACOD em pé de igualdade com outros setores, consolidando sua relevância.

SACOD nas Redes Sociais

Setor de Artes, Comunicação e Design
Rua Bom Jesus, 650, | Curitiba | PR | Brasil | CEP 80035-010
sacod.direcao@ufpr.br


©2025 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR