Menu

Solenidade Comemorativa

Para formalizar o início das celebrações dos 10 anos do Setor de Artes, Comunicação e Design da UFPR, a Direção do SACOD convidou toda a comunidade para uma Solenidade Comemorativa, realizada no dia 29 de novembro de 2022, às 19h00, no Auditório Ulysses de Campos – Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR.

Confira abaixo a programação do evento e uma síntese do que aconteceu na Solenidade:

 

Boas-vindas e palavras da gestão

No início da solenidade, as aproximadamente 150 pessoas que ocuparam a plateia do Auditório Ulysses de Campos foram cumprimentadas pela Diretora do SACOD, Professora Regiane Regina Ribeiro, e pela Vice-diretora, Professora Stephanie Dahn Batista, que deram as boas-vindas aos presentes e fizeram questão de agradecer a ambientação, iluminação e decoração do espaço, coordenadas pelo docente do curso de Produção Cultural Ary Fabio Giordani Daniel (Deartes). Na sequência, também fizeram uso da palavra o Reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, e a Vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz.

Após os ritos iniciais e encerramento da fala do Reitor, a cerimônia seguiu sob o comando do egresso do SACOD e hoje servidor Pedro Paulo de Oliveira, que deu sequência aos atos da solenidade fazendo uma breve apresentação do histórico do Setor, seguida pela exibição do vídeo produzido pela Pégaso Empresa Júnior de Audiovisual da UFPR.

 

Mestre de cerimônia Pedro Oliveira e exibição do vídeo da Pégaso

Lançamentos – E-book SACOD 10 Anos e exposição “Olhares Fotográficos”

Na cerimônia, foi também apresentada a primeira versão do e-book SACOD 10 Anos, que registra os marcos da primeira década do SACOD em uma narrativa que oportuniza revisitar e relembrar a trajetória do Setor no período. A iniciativa foi articulada pelos professores Hendryo Anderson André (Decom), José Carlos Fernandes (Decom) e Naotake Fukushima (DDesign), que contaram com a colaboração da comunidade setorial para enviar relatos de seus projetos e realizações, possibilitando a materialização da primeira publicação que registra a memória institucional do SACOD.

A solenidade também marcou o lançamento da exposição “Olhares Fotográficos – SACOD 10 Anos, fruto do concurso de mesmo nome promovido entre setembro e novembro para coletar registros dos espaços e das pessoas que fazem parte do cotidiano do SACOD ao longo dos seus 10 anos. A comissão organizadora foi formada pelos docentes Daniella Rosito Michelena Munhoz (DDesign), Felipe Cardoso De Mello Prando (Deartes) e Valquíria Michela John (Decom) e pelos servidores técnicos Jimmy Leão, Patricia Guilhem De Salles e Pedro Paulo De Oliveira. Os autores e autoras das dez fotos selecionadas foram chamados ao palco para receberem seus certificados de participação no concurso, e as fotos escolhidas ficaram expostas durante a cerimônia para serem vistas pelos presentes. Em 2023, a mostra será instalada nos três departamentos do SACOD, de forma itinerante.

Homenagens – Articuladores da criação do Setor e 1ª gestão do SACOD

A comemoração dos 10 anos do SACOD também foi um momento de relembrar e agradecer àqueles que dedicaram parte de sua trajetória profissional para a criação e para o desenvolvimento do SACOD na UFPR.

Para marcar esse reconhecimento, foram chamados ao palco os docentes que articularam a criação do SACOD – Dulce Maria Paiva Fernandes (DDesign), Hugo de Souza Melo (Deartes) e João Somma Neto (Decom) -, recordando seus esforços desde antes de 2012 para concretizar o nascimento do Setor. Foi também homenageada a primeira gestão que dirigiu o SACOD – professores Dalton Luiz Razera (DDesign) e Luiz Paulo Maia (Decom) – bem como a primeira secretária executiva do Setor, a servidora Salette Aparecida Franco Miyake.

Tanto os articuladores quanto a 1ª gestão do Setor receberam, como gesto de agradecimento, um vaso de cerâmica elaborado e executado no Laboratório de Cerâmica DDesign – LabCeram. A peça foi criada pelos discentes Ana Clara do Nascimento Agner e André Luiz Andreatta Carvalho, sob orientação da professora Dulce de Meira Albach (DDesign). Além dos idealizadores, participaram da execução das peças os discentes de Design Caio César Franco Pael Zanolla, Clairo Fabiano Marques Pereira, Clarice Ferro Rocha e Isabela Sagatio Monteiro.

Vasos elaborados pelo LabCeram, do curso de Design de Produto

Homenagens – Servidores aposentados

Foram também relembrados os servidores docentes e técnicos que encerraram seu percurso profissional no SACOD, contribuindo para seu crescimento e sua consolidação na Universidade e fora dela. Os servidores aposentados foram chamados para subir ao palco e receberam, como representação dessa gratidão, uma gravura elaborada e executada pelos estudantes do curso de Artes Visuais, sob a orientação do professor Elias de Andrade (Deartes). A gravura simboliza as marcas deixadas por esses servidores em sua passagem pelo Setor, evidenciando a gratidão pela colaboração nesta década que passou.

Os servidores homenageados aposentados foram Albana Luna Balestra, Alberto Ireneu Puppi, Alcioni Marisa De Freitas, Ana Cristina Carcereri Simas, Andre Luiz Battaiola, Anely Ribeiro, Aristeu Bezerra Da Silva, Cerli Conceicao Sauerbier Simioni, Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta, Dalton Luiz Razera, Desire De Oliveira Carlos, Dulce Maria Paiva Fernandes, Dulce Regina Baggio Osinski, Elides Lucia Cadore, Eloiza Dias Albergaria, Fatima Regina Ribeiro Dos Santos, Fernando Antonio Fontoura Bini, Hugo Daniel Mengarelli, Itanel Bastos De Quadros Junior, Ivany Zelis Ramalho Campoli Da Cruz, Joao Somma Neto, Jose Antonio Pereira, Jose Humberto Boguszewski, Luiz Fernando Mendes, Luiz Paulo Maia, Luiz Roberto Dondalski, Marcos Aurelio Bozza, Miriam Braun, Norton Eloy Dudeque, Ricardo Carneiro Antonio, Rosa Maria Cardoso Dalla Costa, Roseane Yampolschi, Sueli Helena Andolfato De Sales Talvani Lange.

Detalhe da matriz e da gravura elaborada pelo curso de Artes Visuais

Peças Musicais (Deartes) e Bateria BEBACOS

No decorrer da cerimônia, os presentes ouviram quatro peças musicais cuidadosamente selecionadas pelo professor Francisco de Azevedo (Deartes) e interpretadas pelos estudantes do curso de Música:

  • Odeon” (Ernesto Nazareth – 1863-1934) – Bruno Raphael Cunha dos Reis (violão)
  • Eu não existo sem você” (Tom Jobim – 1927-1994) – Gabriella Luebke Ribeiro (piano)
  • Romanza Patetica” (Giovanni Bottesini -1821 -1889) – Vitor Vieira da Costa (contrabaixo) e Rodrigo Carvalho Borges (piano)
  • Bebê” (Hermeto Pascoal *1936) – Gabriella Luebke Ribeiro (piano)

 

Por fim, a celebração foi encerrada com a apresentação da Bateria BEBACOS, formada por discentes dos três departamentos, que levaram descontração e animação ao palco da solenidade. A Bateria é dirigida pelo estudante Felipe Bacelar, e composta ainda por Felipe Kosuta de Azambuja, Felipe Oliveira Jesus, Guilherme Vital Carvalho Leite Nadolny , Luis Gustavo Grzybowski, Michel Carlos Vier, Gabriel Pimenta Pessanha, Beatriz Corcini Batista da Silva, Cecilia Sizanoski, Raphaella Concer Felisbino, Mariú Buso Dunaiski, Andressa Teixeira Ribas, Guilherme Magalhães Carvalho e Joana Giacomassa de Oliveira.

 

Bateria BEBACOS no encerramento da solenidade

Cobertura do evento

Confira, ainda, o relato da Prattica – Agência Experimental de Relações Públicas sobre a solenidade, e a matéria especial da Agência Escola UFPR sobre os 10 anos do Setor.

SACOD nas Redes Sociais

Setor de Artes, Comunicação e Design
Rua Bom Jesus, 650, | Curitiba | PR | Brasil | CEP 80035-010
sacod.direcao@ufpr.br


©2024 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR