Entre 2 e 3 de julho de 2018, o coloquio internacional « Didactique de l’enseignement instrumental : entre tâche et activité, une analyse des pratiques » reuniu pesquisadore(a)s com o objetivo de divulgar o trabalho do professor de música através da analise de práticas de ensino e/ou situações de aprendizado.
O evento aconteceu em Lausanne, Suiça, organizado pela Escola de Altos Estudos em Musica (HEMU) em parceria com a Aix-Marseille Université.
Entre as 15 comunicações, apenas 7 foram selecionadas para publicação, entre elas o trabalho conjunto realizado pela Profa. Dra. Zélia Chueke, do DeArtes, UFPR, e as professoras doutorandas professoras Mirna Azevedo Costa, da UFES e Cinthia Ruivo, da UEM, ambas desenvolvendo pesquisa sob sua orientação, membros do Grupo de Pesquisa Estudos e Pratica da Musica dos Séculos XX e XXI, registrado no CNPq.
O texto final « Classes collectives de piano à l’université. En quête de stratégies » (Zelia Chueke – Cinthia Ruivo – Mirna Azevedo, Brésil), pode ser acessado para aquisição pelo site da prestigiosa editora francesa, Editions L’Harmattan :
http://www.editions-harmattan.fr/index.asp?navig=catalogue&obj=livre&no=62825&fbclid=IwAR1xPuOYWRqtgg07pJbCGvO-h7i3QiWFxRrCH8JnmfzcyuqocHVtgrleXjU