Se você tem um projeto inovador que pode transformar a cultura digital brasileira, o Prêmio Cleodon Silva é sua oportunidade. O Ministério da Cultura (MinC) promoverá, nesta quarta-feira (18), a segunda live para tirar dúvidas sobre o edital, que oferece apoio a empresas, startups, ONGs e organizações culturais interessadas em criar soluções digitais para o setor.
A transmissão será realizada das 17h às 19h, no YouTube da Coordenadoria de Cultura da UFPR, com o objetivo de explicar as categorias, requisitos e premiações do edital.
Com a condução do Rodrigo Silvestre, pesquisador e membro do Projeto de Qualificação do Ecossistema de Soluções Digitais para a Cultura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), trará explicações detalhadas sobre o processo de inscrição e dicas para se destacar no processo seletivo.
A live contará com a participação da coordenadora de Acompanhamento de Projetos da Subsecretaria de Gestão Estratégica, do MinC, Juliana Almeida, de Uirá Porã, coordenador técnico do projeto, e Rani Freitas, pesquisador e lÃder de design da mesma iniciativa. Eles abordarão como o edital se alinha com as necessidades do setor cultural, detalhando os requisitos para participação, os públicos-alvo, as categorias do prêmio, os critérios de avaliação e os valores das premiações. Também explicarão o passo a passo para inscrição e o prazo final, além de responder a outras dúvidas.
Haverá uma sessão interativa de perguntas e respostas, em que os participantes poderão tirar suas dúvidas diretamente pelo chat da plataforma ou previamente por e-mail.
Alexandre Santos, servidor da coordenação de Acompanhamento de Projetos (COAP) da Subsecretaria de Gestão Estratégica (SGE) do MinC, ressaltou que o principal objetivo da live, além de apresentar o edital, é gerar interatividade e ajudar na construção do projeto.
“Queremos aproveitar esse momento para sanar as dúvidas que surjam, e também deixar como um registro para que outras pessoas possam assistir posteriormente e se orientarem também”, complementou.
Ele destacou ainda que o Prêmio Cleodon Silva busca estimular a inovação tecnológica no campo da gestão cultural, promovendo o desenvolvimento de soluções digitais para aprimorar o software Mapas Culturais e suas funcionalidades. “As lives são fundamentais, pois fazem parte da estratégia de mobilização dos diversos atores da cadeia produtiva no campo da tecnologia”, concluiu.
Sobre o edital
O Prêmio Cleodon Silva, lançado pelo Ministério da Cultura, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, por meio dos projetos Soluções Digitais para Mapeamento e Gestão Cultural e Laboratório de Cultura Digital (LabCD), busca fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a gestão do fomento à cultura no Brasil, homenageando o ativista cultural Cleodon Silva. As premiações variam de R$ 7.500,00 a R$ 25.000,00.
Duas categorias serão contempladas: Prototipação de Ideia Nova e Prototipação de Melhoramento. Ambas têm como objetivo superar desafios identificados durante a Oficina de Design e Mapeamentos de Jornadas, realizada ao longo de 2024 com a participação de gestores culturais estaduais, representantes do MinC, usuários do Mapas Culturais e outros profissionais do setor. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de outubro no Mapa da Cultura. Saiba mais clicando aqui.