Documentação e memória das quatro edições do CUBIC

Publicado em 19 de dezembro de 2022 às 11:02h

O CUBIC – Circuito Universitário da Bienal de Curitiba está prestes a completar dez anos! Para resguardar a memória do programa, as pesquisadoras Isadora Mattiolli e Stephanie Dahn Batista lançam um livro digital trilíngue que documenta a história do CUBIC, projeto idealizado em 2013 que conta com quatro edições bienais (2013, 2015, 2017 e 2019).

Desde então, passaram pelo seu programa formativo e profissionalizante cerca de 140 artistas universitários que puderam mostrar a sua produção artística em 20 exposições no total. A proposta editorial se pautou, principalmente, pela falta de material disponível sobre o programa para consulta pública.

Desde a 1ª edição, as equipes curatorial e de produção do CUBIC vêm construindo um arquivo físico e digital das edições realizadas, que foi utilizado como principal fonte de pesquisa para a escrita do livro.

O livro digital sobre o CUBIC tem como principal função fazer conhecer as ações colaborativas e em rede do programa, tornando-as de fácil alcance, garantindo o acesso a uma história que vai além das mostras públicas do CUBIC, valorizando também os seus processos internos, como as ações de formação e o impacto do programa no campo artístico local, nacional e internacional.

O download do livro digital é gratuito e pode ser realizado aqui.

“PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA.”