Todos os especialistas são unanimes em afirmar que a violência das torcidas organizadas vem cada vez mais afastando os torcedores dos estádios de futebol. O número de mortes em confrontos vem crescendo a cada ano. Apesar da repressão policial, os confrontos hoje não acontecem no entorno dos estádios, mas sim em áreas distantes.
Batalhas são marcadas através das redes sociais, envolvendo mais de duzentas, trezentas pessoas. Nos últimos anos os três times da capital paranaense estiveram envolvidos em episódios violentos: em 2009 a torcida do Coritiba invadiu o gramado do estádio Couto Pereira, após o rebaixamento da equipe para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro e travou um violento confronto com a Polícia |Militar.
Em 2013 foi a vez da torcida do Atlético na batalha de Joinville, em partida contra o Vasco do Gama, pela última rodada do Brasileiro. E no ano passado foi a vez de um episodio envolvendo o Paraná. Um torcedor foi atingido por um vaso sanitário e morreu depois de uma partida contra o Sport, no Recife.
Para discutir o tema o Núcleo de Estudos de Futebol de Comunicação, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná vai reunir três especialistas na área: o professor de Sociologia Mauricio Murad, o delegado Clóvis Galvão e o empresário Michel Micheleto.
O sociólogo Mauricio Murad é autor do livro: Para entender a violência no futebol é um dos maiores especialistas brasileiros no tema. O delegado Clóvis Galvão está há dez anos a frente da Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos, cujo trabalho de inteligência hoje tem reconhecimento a nível nacional. O empresário Michel Micheleto é um dos proprietários da rádio Banda B, com forte atuação na cobertura do futebol e vai falar de como a violência vem afastando os investimentos na área e audiência das emissoras. O debate terá a mediação de Serginho Prestes, ex-jogador de futebol e comentarista esportivo de Rádio e TV.
O debate vai acontecer no próximo dia 27 de abril, às 19h30 no auditório do Departamento de Comunicação Social, na rua Bom Jesus, 650, Cabral. A entrada é franca. (Luiz Paulo Maia)um dos maiores especialistas brasileiros no tema, revela que o aumento das mortes de torcedores durante partidas de futebol está diretamente ligado ao envolvimento de integrantes das torcidas com o crime organizado e ao acesso às drogas, à tecnologia e à internet Mauricio Murad, um dos maiores especialistas brasileiros no tema, revela que o aumento das mortes de torcedores durante partidas de futebol está diretamente ligado ao envolvimento de integrantes das torcidas com o crime organizado e ao acesso às drogas, à tecnologia e à internetMauricio Murad, um dos maiores especialistas brasileiros no tema, revela que o aumento das mortes de torcedores durante partidas de futebol está diretamente ligado ao envolvimento de integrantes das torcidas com o crime organizado e ao acesso às drogas, à tecnologia e à internet