Menu

Curso de Relações Públicas da UFPR promove o Comunica Profe, com oficinas pedagógicas educomunicativas

Publicado em 19 de outubro de 2023 às 12:24h

O evento (gratuito) é voltado a professores da Educação Básica e estudantes de licenciatura

Promover uma abordagem educacional que reconhece a importância da mídia, das tecnologias digitais e da comunicação. Este é um dos objetivos do Comunica Profe – Oficinas Pedagógicas Educomunicativas, realizado pelo curso de Relações Públicas do Departamento de Comunicação Social da UFPR no dia 25 de novembro (sábado), das 8h às 12h, no Campus Juvevê da universidade. A iniciativa é gratuita, organizada por estudantes do curso (6º período), sob a orientação das docentes Glaucia da Silva Brito e Denise Stacheski, e conta com apoio institucional do Setor de Artes, Comunicação e Design da UFPR e do Grupo de Estudos e Pesquisa, Professor, Escola e Tecnologias Educacionais (GEPPETE).

 

 

 Inscreva-se aqui!

Direcionado para professores da Educação Básica e acadêmicos de licenciatura, o evento oferece quatro oficinas (vagas limitadas, sendo que os inscritos poderão compor uma lista de espera caso haja desistência) – todas planejadas com base na educomunicação, conceito que combina elementos da Educação e da Comunicação para capacitar indivíduos a se tornarem cidadãos informados, críticos e ativos em uma sociedade cada vez mais mediada pela comunicação.Considero a educomunicação importantíssima e que muitas vezes é deixada de lado nas escolas. Ela promove a conscientização, a participação ativa e a reflexão dos estudantes em relação à mídia e à sociedade”, afirma Glaucia Brito, que também é pesquisadora da área. Para ela, esta abordagem educacional pode desempenhar um papel vital na formação de crianças e adolescentes. “Ajudará a desenvolver uma compreensão mais profunda da mídia e das questões sociais, preparando-os para participar ativamente na sociedade e enfrentar desafios do mundo contemporâneo”, completa a professora.

Os interessados podem optar pelas seguintes atividades:

 

  • Conhecendo as ferramentas de educomunicação (20 vagas): apresentar possibilidades e ferramentas de educomunicação e como utilizá-las durante as aulas, levando em consideração a perspectiva crítica e emancipadora da educomunicação (oficineiros: David Perez Milani, Samuel Perez Ligorio e Emilly Campos Aziz).
  • Canva para professores (20 vagas): estimular a criação de materiais educacionais mais eficazes, atraentes e personalizados, além de proporcionar caminhos para que os professores estimulem seus alunos a desenvolverem habilidades em comunicação visual (oficineiras: Raquel Calderon, Julia Soppa e Ana Faiffer).
  • Inteligência artificial (IA) nas práticas educacionais – o futuro da educação (20 vagas): transmitir conhecimentos sobre comunicação, mídia, tecnologia e IA, motivando para a compreensão de como podem ser integrados na prática pedagógica (oficineiro: Everson Motta).
  • Mídias e vídeo making como ferramenta educomunicacional (15 vagas): a partir de ferramentas de comunicação audiovisual e redes sociais, o objetivo é trabalhar a criação de vídeos que possam ser usados como materiais de sala de aula, abordando temas como iluminação, roteiro e edição (oficineiros: Giulliani Almeida e Pedro Bartolome).

      

O Comunica Profe também vem para reforçar a importância da Comunicação Social para a promoção da educomunicação nas escolas e os benefícios gerados pela integração entre os campos do conhecimento. Glaucia ainda destaca o papel das Relações Públicas no “desenvolvimento de estratégias para a formação dos professores na interface Comunicação-Educação nas escolas, melhorando o engajamento destes na promoção da alfabetização midiática dos seus alunos, preparando os professores para o mundo digital”.

A proposta beneficia, inclusive, os próprios graduandos do curso de Relações Públicas, que têm a oportunidade de uma aproximação prática entre a Comunicação e a Educação. David Perez Milani faz parte da turma que está promovendo o evento e um dos oficineiros. Para ele, esta experiência é uma responsabilidade e um exercício da escuta ativa: “acredito que o RP precisa estar em contato com profissionais de todas as áreas da Comunicação, e o ofício de professor é essencialmente comunicativo. Todo o processo de planejamento, contato e preparação das ações pedagógicas é uma experiência rica para nós, estudantes, pois coloca a gente em contato com o mundo do trabalho fora da universidade.

APRENDIZADO NA PRÁTICA: EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS CORPORATIVOS

A promoção dessas oficinas é resultado de uma proposta formativa dentro da atividade do Projeto Interdisciplinar VI, do curso de Relações Públicas, que envolve também a disciplina de Comunicação e Educação.

Denise Stacheski, professora que orienta os alunos no passo a passo da realização do Comunica Profe, explica que entre as estratégias da profissão, os eventos são acontecimentos essenciais e desafiantes promovidos em diferentes segmentosde escolas a empresas. “A experiência de planejar, implementar, acompanhar e avaliar um evento agrega conhecimento real de uma ação corporativa, seus pormenores, incluindo suas dificuldades de execução”, diz Denise.

Além disso, a professora esclarece que ações com base na Educação também estão no cotidiano de ambientes organizacionais, como projetos de educação corporativa, educação para as mídias, educação para o consumo consciente, educação para o processo de comunicação interna, entre outros. Para ela, a educomunicação é um caminho para que essas iniciativas aconteçam. “É preciso capacitar, desenvolver cidadãos críticos, dialogar e interagir por meio de uma escuta ativa”. Argumento compartilhado por David, que conclui ao enfatizar que pela educação “estamos sempre aprendendo”.

 

Comunica Profe – Oficinas Pedagógicas Educomunicativas

📆 Data: 25/11/2023 (sábado)

🕗 Horário: 8h às 12h

🏛 Local: Decom – Departamento de Comunicação da UFPR

📍Rua Bom Jesus, 650

👉 Inscreva-se aqui!

Atividade gratuita e certificada

Acompanhe as novidades do evento pelo Facebook!

 

Texto: Patricia Goedert Melo (estudante do curso de Relações Públicas)

Supervisão e edição: Glaucia da Silva Brito e Denise Stacheski (professoras do curso de Relações Públicas)

 

SACOD nas Redes Sociais

Setor de Artes, Comunicação e Design
Rua Bom Jesus, 650, | Curitiba | PR | Brasil | CEP 80035-010
sacod.direcao@ufpr.br


©2024 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR