Na noite da última quinta-feira, dia 30 de maio de 2019, a aluna de 22 anos Miriam Emi M Shirozaki do curso de Design de Produto da UFPR, orientada pela professora Gheysa Prado, ficou em Primeiro Lugar no Prêmio Tok&Stok de Design Universitário.Â
Este concurso acontece desde 2006 e, no ano passado, seu calendário foi alinhado de modo a coincidir com o calendário letivo das instituições de ensino. Assim, propus como desafio aos alunos da disciplina de Gestão do Design 1, do ano de 2018, a elaboração de um projeto para inscrever no concurso. O projeto contou com orientações em sala que permitiram a produção das pranchas para inscrição no concurso e, posteriormente à classificação entre os finalistas, a aluna ainda produziu um vÃdeo de excelente qualidade para a etapa final.
A proposta do prêmio pedia o desenvolvimento de móveis para uso em ambientes de trabalho. De acordo com a rede, o concurso recebeu inscrições de mais de 920 participantes de 17 estados e 99 universidades. A cerimônia de premiação contou com os 20 finalistas, entre eles outra estudante da UFPR, Amanda Stephanie de Souza, que apresentou um projeto orientado pela professora Claudia Zacar.
O tema do concurso do ano passado foi “TRABALHAR”, com o seguinte chamado: “A forma como trabalhamos mudou! Ao invés de grandes escritórios divididos em setores isolados e com móveis institucionais, agora existem inúmeras possibilidades de espaços que estimulem a criatividade, produtividade e inovação. Coworkings e espaços colaborativos são cada vez mais confortáveis e práticos para trabalhar. O home office torna-se uma possibilidade para otimizar tempo e gastos.” E, segundo o próprio regulamento do prêmio, deveria “conter em seu conceito uma filosofia adequada aos princÃpios que regem a Tok&Stok: contemporaneidade, jovialidade, minimalismo, solução, preço adequado ao público alvo, condições de armazenagem e retirada pelos clientes.”
A aluna Miriam Shirozaki no protótipo do sofá Lote, que ela projetou; ao lado de membros do júri do prêmio (da esq. para a dir.: o diretor comercial da rede, Gabriel Miceli; Miriam; o gerente geral de marketing MaurÃcio Ferro; e o mestre de cerimônia, o arquiteto Marcos Damon); e com a mãe, Liene. Fotos: Victor Hugo de Souza/Divulgação e Acervo Pessoal