Nesta segunda-feira (15), às 19h, no Auditório do Departamento de Comunicação (Decom), será realizado o debate Extensão universitária: conexão entre ciência e sociedade. Organizado por estudantes do curso de Relações Públicas, o evento é resultado da disciplina Projeto Interdisciplinar III – ministrada pela professora Juliana Barbosa. A atividade será aberta ao público, mas voltada principalmente aos alunos dos cursos do Decom.
Juliana Barbosa, docente responsável pela orientação da realização do evento, frisa que a universidade é composta por um tripé: ensino, pesquisa e extensão. Na maioria das vezes, os estudantes – especialmente os calouros quando ingressam no meio universitário – conhecem apenas uma das pontas do tripé, o ensino. “No entanto, para que o ensino aconteça, a gente precisa produzir conhecimento, e não só reproduzir. Além disso, devemos compartilhá-lo com a sociedade. E a extensão tem esse papel, de aproximar a ciência e colocar o conhecimento produzido a serviço das pessoas”, afirma a professora. Esse é o objetivo da extensão que, muitas vezes, não é conhecido ou reconhecido.
Nesse sentido, o eixo do debate, além de incentivar que a comunidade acadêmica busque mais esclarecimentos sobre o processo em curso da curricularização da extensão e motivar a criação de espaços para compartilhar experiências e fomentar trocas pertinentes à vida universitária, também tem como foco levar aos presentes informações sobre o Núcleo de Comunicação e Educação Popular (Ncep), um dos projetos de extensão do Departamento de Comunicação. Para tanto, o debate contará com convidados engajados com o assunto e com perspectivas diversas: José Carlos Fernandes, professor do Decom e coordenador do Ncep; Thiago Fedacz, estudante do curso de Jornalismo da UFPR e extensionista do Ncep desde 2020; e Erica Rodrigues, que atuou como professora no Colégio João Gueno, instituição localizada em Colombo (Região Metropolitana de Curitiba) e parceira do Ncep desde 2018.
Importante destacar que a extensão universitária pode ser realizada não apenas sob a forma de projeto, mas também de programa, curso, evento ou prestação de serviço extensionista. No site da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR (Proec) é possível encontrar a afirmação que a extensão “é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade. Deve estar integrada ao ensino e à pesquisa e colaborar com a formação cidadã e profissional das e dos estudantes”. Thiago, um dos convidados para o debate, tem conhecimento dessa função da extensão e reforça que o evento será uma oportunidade para as pessoas entenderem um pouco mais sobre a função social de ações como do Ncep. “É uma troca, uma via de mão dupla. A universidade e a sociedade fazem contribuições e promovem diferentes tipos de conhecimento. Por isso, a extensão é mais do que aplicar conhecimentos de sala de aula, é também uma maneira para aprender de uma nova forma com o meio social”, afirma o extensionista.
Já a professora Erica, que também estará no debate, considera fundamental ressaltar que o Ncep é um grupo muito aberto ao diálogo. Para ela, existe muita escuta e aprendizado sobre as distintas realidades envolvidas: a universidade e a escola. “Antes de iniciar qualquer ação, sempre há muita conversa e troca a fim de definirmos o trabalho que será realizado em cada etapa. Por isso, de fato, há uma parceria em que todos se comprometem com o projeto”, diz Erica. A professora complementa ao destacar que as atividades realizadas pelo projeto de extensão no Colégio João Gueno, além de trabalhar com o aprendizado em relação aos processos midiáticos, valoriza o aspecto da formação humana: “a relação que é estabelecida com os acadêmicos é muito verdadeira e próxima”, ressalta.
Na ocasião, o público também terá a oportunidade de assistir ao pré-lançamento de um dos produtos da Agência Escola UFPR, o UFPR NA SUA VIDA – material audiovisual, com caráter documental, que destaca as ações de extensão da Universidade e sua importância para a vida das pessoas, sendo que o primeiro episódio é sobre o projeto desenvolvido do Necep no Colégio Estadual João Gueno. O evento, que irá oferecer certificado ao público, conta o apoio institucional do próprio Núcleo de Comunicação e Educação Popular, da Agência Escola UFPR, do Setor de Artes Comunicação e Design (Sacod), do Departamento de Comunicação e da Prattica.
SERVIÇO:
Debate “Extensão universitária: conexão entre ciência e sociedade”;
Data: 15 de agosto de 2022;
Horário: 19h;
Local: Auditório Decom;
Entrada gratuita;
Certificação aos presentes;
Evento promovido e organizado por estudantes do curso de Relações Públicas da UFPR.
Por Patricia G. Melo
Discente do curso de Relações Públicas