Brinquedo desenvolvido em trabalho no curso de Design de Produto UFPR ganha premiação internacional

2 de março de 2020 - 14:27h

A designer de produtos Priscila Busato recebeu na categoria Toy, games and hobby products design o A’design Award pelo desenvolvimento do brinquedo batizado de Quebra Pedra, produto desenvolvido como trabalho de conclusão do curso de Design de Produtos da UFPR em 2016. O A’design Award se configura como uns dos maiores prêmios mundiais do design, e acontece anualmente no mês de abril na cidade de Como, nos arredores de Milão, contando com a participação de produtos provenientes de mais de 100 países.

Brinquedo “Quebra Pedra†desenvolvido pela designer Priscila Busato – Divulgação

Brinquedo “Quebra Pedra†desenvolvido pela designer Priscila Busato – Divulgação

Brinquedo “Quebra Pedra†desenvolvido pela designer Priscila Busato – Divulgação

Busato, que dedicou o trabalho ao filho, hoje com 3 anos e meio, focou sua pesquisa no período da infância que vai do nascimento até os 6 anos de idade. “Esse intervalo de vida é crucial na vida do ser humano. A brincadeira é a principal forma de expressão da criança para desenvolver de forma integral a coordenação motora, sua personalidade, a forma com a qual ela se enxerga e a partir disso constrói seu raciocínio-lógicoâ€, explica a designer que conta ter se inspirado em pedagogias alternativas como: Waldorf, Método Montessori e Abordagem Pikler.

O brinquedo é um quebra-cabeça em 3D com peças em formato de pedra – o que explica o nome – que pode ser utilizado para uma diversidade de brincadeiras. Segundo a criadora, o “Quebra Pedra†“alia atividade educativa de raciocínio lógico e matemático ao desenvolvimento motor da criança. Além da função de quebra-cabeça, as peças podem virar uma cabana, um muro, uma pista de corrida, um toten, um banco e até um batuqueâ€. A produção do brinquedo pode ser feita tanto com impressão 3D ou por meio de corte a laser.

A designer conta que o “Design generativo†foi a principal ferramenta de criação do produto “Esse processo morfogênico, utiliza algoritmos estruturados como sistemas não-lineares para resultados únicos, infinitos e sem repetição, realizado por uma “ideia-códigoâ€, assim como na naturezaâ€, explica.

Brinquedo “Quebra Pedra†desenvolvido pela designer Priscila Busato – Divulgação

Modelo do brinquedo “Quebra Pedra†feito em impressora 3D – Divulgação

Priscila Busato recebe o “A’design Award†– cerimônia de premiação – Divulgação

Perfil de Priscila Busato no “A’Design Awardâ€

Brinquedo no “A’Design Awardâ€

Vídeo do “Quebra pedraâ€

UFPR - Departamento de Design
Rua General Carneiro, 460
8º andar - sala 801
80060-150 - Curitiba - PR - Brasil
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR
Departamento de Design
Rua General Carneiro, 460
8º andar - sala 801
80060-150 - Curitiba - PR - Brasil

 

design009 design008 design007 design006 design005 design004 design003 design002 design001
Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação - UFPR