Dr.   Aryovaldo de Castro Azevedo Junior

Artigos Científicos:

CAMARGO, H. W. ; AZEVEDO JUNIOR, Aryovaldo de Castro . Onde vivem os objetos: a composição mágico-totêmica da narrativa publicitária na campanha ?A revolução na sua garagem? da marca Honda. Signos do Consumo, v. 8, p. 23-38, 2016.

CAIM, F. V. ; AZEVEDO JUNIOR, Aryovaldo de Castro ; CASAREJOS, S. F. . A Marcha das Vadias: o corpo-signo da autonomia feminina na mídia. Communicare (São Paulo), v. 14, p. 120-131, 2015.

AZEVEDO JUNIOR, Aryovaldo de Castro; BOZZA, G. ; CASTRO, F. . BrandTrends. BrandTrends Journal, v. 09, p. 170-186, 2015.

AZEVEDO JUNIOR, Aryovaldo de Castro; CAMARGO, H. W. . As avaliações do INEP na área de Publicidade e Propaganda.. Comunicação: Reflexões, Experiências, Ensino, v. 8, p. 9, 2014.

AZEVEDO JUNIOR, Aryovaldo de Castro; GONCALVES, M. R. . Made in USA: Cinema e Ideologia. In: Patricia Bieging; Raul Inácio Busarello; Victor Aquino Corrêa. (Org.). Perspectivas na comunicação: audiovisual, publicidade e rede social. 1ed.Curitiba: Pimenta Cultural, 2016, v. 1, p. 50-65.

Capítulos de livros publicados:

AZEVEDO JUNIOR, Aryovaldo de Castro; CAMARGO, H. W. . Admirável mundo novo (da publicidade): onde a violência não entra.. In: Hertz Wendel; Rosani Umbach. (Org.). Imagem, Mídia e Violência. 1ed.Londrina: Syntagma Editores, 2016, v. 1, p. 55-70.

AZEVEDO JUNIOR, Aryovaldo de Castro; GONCALVES, M. R. . Publicidade e hedonismo: consumo, marca e cinema.. In: Janiclei Mendonça; Marcos HC Rodrigues; Rodrigo Oliva. (Org.). LUZ, CÂMERA, COMUNICAÇÃO. Convergências da linguagem cinematográfica nas produções publicitárias e jornalísticas. 1ed.Londrina: Syntagma editores, 2016, v. 1, p. 157-180

AZEVEDO JUNIOR, Aryovaldo de Castro. Uma dissertação de mestrado. In: Taís Gomes Corrêa. (Org.). Victor Aquino entre ciência e ficção. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2015, v. 1, p. 325-338.

AZEVEDO JUNIOR, Aryovaldo de Castro; APODI, M. B. S. . O design tipográfico e a identidade de marca no ponto de venda. In: Janiclei Aparecida Mendonça; Hertez Wendel de Camargo. (Org.). Design e comunicação. 1ed.Londrina: Syntagma Editores, 2014, v. 1, p. 225-239.

AZEVEDO JUNIOR, Aryovaldo de Castro; LIMA, A. M. L. ; SILVA, P. R. F. . Análise do uso dos meios de comunicação tradicionais por candidatos a prefeito em Natal/RN. In: Luciana Panke; Emerson Cervi. (Org.). Eleições nas capitais brasileiras em 2012. 1ed.Curitiba: Independente, 2013, v. 1, p. 127-148.

Dr.   Carla Candida Rizzotto

Artigo Científico:

BATISTA, M. C. ; RIZZOTTO, C. C. . Telejornalismo local: um estudo sobre a representação e a construção da identidade. Revista Uninter de Comunicação, v. 4, p. 3-15, 2016.

BATISTA, M. C. ; RIZZOTTO, C. C. . Do acontecimento à notícia: uma análise da cobertura jornalística da morte de um político. Temática (João Pessoa. Online), v. 12, p. 32-48, 2016.

Rizzotto, Carla Candida; FONTES, GIULIA SBARAINI ; FERRACIOLI, PAULO . As molduras possíveis para o Petrolão: uma análise de enquadramento de Carta Capital e Veja. Verso e Reverso (Unisinos. Online), v. 30, p. 11-22, 2016.

RIZZOTTO, C. C.; LARANGEIRA, A. N. . Media y género. Discusiones en torno al contrato comunicacional de un observatorio feminista.. Comunicación y Sociedad (Guadalajara), v. 23, p. 149-170, 2015.

RIZZOTTO, C. C.. Discursa, Lola, discursa: estratégias discursivas de um blog feminista. Galáxia (São Paulo. Online), v. 14, p. 248-261, 2014.

RIZZOTTO, C. C.; MULLER, D. . CORPO, COMPORTAMENTO E CONSUMO: AS MULHERES DO MOVIMENTO FEMINISTA E AS MULHERES DOS ANÚNCIOS DE LINGERIE. Cadernos de Comunicação (UFSM), v. 18, p. 111-141, 2014.

Livros:

RIZZOTTO, C. C.; LOPES, A. (Org.) ; LIMA, A. (Org.) ; MORAES, A. L. C. (Org.) ; MOREIRA, A. P. (Org.) ; OLIVEIRA, C. (Org.) ; OLIVIA-MELO, C. (Org.) ; RIAL, C. (Org.) ; KELLER, D. (Org.) ; QUEVEDO, D. (Org.) ; ARAUJO, D. C. (Org.) ; WITZEL, D. G. (Org.) ; STANISZEWSKI, G. (Org.) ; ESCOBAR, G. V. (Org.) ; GRECO, K. (Org.) ; CRESTO, L. J. (Org.) ; BELIN, L. L. (Org.) ; SANTOS, M. R. (Org.) ; FERRAREZE, R. B. (Org.) ; JOHN, V. M. (Org.) . COMUNICAÇÃO E GÊNERO: um panorama da pesquisa empírica no cenário nacional. 1. ed. Londrina: Syntagma, 2016. v. 1. 204p

Capítulo de Livros:

RIZZOTTO, C. C.. Apresentação – Comunicação e Gênero. In: Carla Candida Rizzotto. (Org.). Comunicação e gênero: um panorama da pesquisa empírica no cenário nacional. 1ed.Londrina: Syntagma, 2016, v. , p. 5-13.

Dra.  Claudia Irene Quadros

Artigo Científico:

KOHLS, C. ; GERN, A. ; QUADROS, C. I. . Gêneros jornalísticos e convergência: a cobertura do Dia do Meio Ambiente na Gazeta Povo. Razón y Palabra, v. 5, p. 1-23, 2016.

QUADROS, C. I.; PRADO, D. ; FERNANDES, J. C. . Nos bastidores das interações: a comunicação entre leitor e jornalista. Líbero (FACASPER), v. 1, p. 103-115, 2016.

QUADROS, C. I.; SALES, F. J. . Das redes sociais para os jornais mineiros: o BH nas Ruas. Lumina (UFJF. Online), v. 9, p. 1-18, 2015.

QUADROS, C. I.; QUADROS JUNIOR, I. B. . Jóvenes y participación política desde la perspectiva del Participatório. Revista Latina de Comunicación Social, v. 12, p. 782-792, 2015.

QUADROS, C. I.; QUADROS JUNIOR, I. B. Youth and political participation from the perspective of Participatory. Revista Latina de Comunicación Social, v. 12, p. 782-792, 2015.

QUADROS, C. I.; Monica Kaseker . O lugar do rádio curitibano nas redes sociais digitais. Rádio-Leituras, v. 1, p. 25-48, 2014.

QUADROS, C. I.; COSTA, F. C. . Uma proposta para refletir sobre o tempo no ciberjornalismo. ESFERAS – Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro Oeste, v. 2, p. 105-113, 2014.

QUADROS, C. I.; LARANGEIRA, A. . Da perspectiva de trabalho à realidade do futuro profissional do jornalismo. Razón y Palabra, v. 82, p. 1-16, 2013.

QUADROS, C. I.; QUADROS JR, I. B. . Aspectos comunicacionais da Educaçãonas Mídias Sociais Digitais: o caso do Youtube. Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 3, p. 1-11, 2013.

Capítulo de Livros:

QUADROS, C. I.; COSTA, F. C. ; CUNHA, N. ; BOTARO, P. . Experiência de ensino e de pesquisa: ferramentas para analisar a comunicação digital. In: MARTINS, Elaide; PALACIOS. Marcos.. (Org.). Ferramentas para Análise de Qualidade do Ciberjornalismo,. 1ed.Covilhã: LabCom Books, 2016, v. 2, p. 47-76.

QUADROS, C. I.; QUADROS JUNIOR, I. B. . Interações de jovens brasileiros para o exercício da cidadania: o Participatorio. Comunicação, Cultura e Mídias Sociais _ Ibercom. 1ed.São Paulo: USP, 2015, v. 1, p. 1157-1166.

QUADROS, C. I.. Hila Rogrigues. In: Nair Prata; Juçara Brittes. (Org.). Pensamento Comunicacional de Minas Gerais. 1ed.Florianópolis: Insular, 2014, v. 1, p. 161-165.

MOURA, Dione ; ROSA, A. P. ; QUADROS, C. I. ; STACHESKI, Denise Regina ; SOSTER, Demétrio ; MOGNON, F. ; COUTINHO, I. ; GUERRA, J. ; NUNES, J. ; CAETANO, Kati ; MAIA, K. ; AGUIAR, L. ; Luciana Mielniczuk ; Mônica Fort ; Monica Kaseker ; VECCHIO, M. ; GENTILLI, V. . Jornalismo II: Congresso da SBPJor em Curitiba atesta expansão da pesquisa. In: João Cláudio Garcia R. Lima, José Marques de Melo. (Org.). Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil : 2012/2013. 1ed.Brasília: Ipea, 2013, v. 3, p. 171-178.

QUADROS, C. I.; Rasêra, Marcella ; Moschetta, Andressa . Jornalismo para tecnologias móveis: o consumo entre jovens. In: Suzana Barbosa; Luciana Mielniczuk. (Org.). Jornalismo e Tecnologias Móveis. 1ed.Covilhã: Labcom – UBI, 2013, v. 1, p. 1-159.

Dr.   Emerson Urizzi Cervi

Artigos em Revistas Científicas

2016, Política & Sociedade. Doadores, partidos e estratégias para o financiamento de campanhas eleitorais no Brasil: uma análise sobre o reduzido número de doadores e os elevadores valores doados para os candidatos a presidente em 2014. By Emerson U. Cervi

2016, Dados, Dinheiro, Tempo e Memória Eleitoral: os mecanismos que levam ao voto nas eleições para prefeito em 2012. By Emerson U. Cervi.

2016, Relmis, Sobre cuando  retroceder es importante para seguir adelante. By Emerson U. Cervi.

2015, Revista Debates, A disputa presidencial de 2014 em posts e comentários no Facebook. By Emerson U. CerviFernanda Cavassana de Carvalho, and Jaqueline Kleine Buckstegge

2015, revista Observatório, Existe polarização nas postagens de Facebook dos periódicos brasileiros? By Márcio C Carlomagno and Emerson U. Cervi

2015, Revista Estudos de Comunicação, New Informative Plataform and traditional media. By Emerson U. Cervi and Michele Goulart Massuchin.

2015, Revista Debates, Para quem a Internet é central no Brasil? By Emerson U. Cervi

2015, E-legis, Redes de doadores e financiamento político em 2014 By Emerson U. Cervi

2015, Revista Obs*; Conteúdo e interatividade nos portais de revistas brasileiras: uma proposta para análise da cobertura pré-eleitoral. By Fernanda Cavassana de Carvalho and Emerson U. Cervi

2015, Sociedade&Estado; Dinheiro, Profissão e Partido de deputados federais em 2010. By Emerson U. Cervi and luiz domingos – ufpr

2015, Revista Estudios Brasilenos. Effective Number Candidates. By Emerson U. Cervi

2014, Revista Sociologias Plurais. Financiamento de campanhas em eleições municipais. By Emerson U. Cervi

2014, Eptic. Contra-agendamento na Folha de S. Paulo: opinião pública e presença dos candidatos a presidente do PSDB e PT. By Emerson U. Cervi

2013, Revista Explanans. Como os webleitores do “Portal Estadão” comentaram a eleição de Dilma Rousseff em 2010. By Emerson U. Cervi

2013, Revista Famecos. Metodologia quantitativa em pesquisas sobre cobertura jornalística: análise da eleição municipal de 2012 na Folha de S. Paulo. By Emerson U. Cervi

2013, Revista Compolítica. O que interessa ao público nos portais informativos? as notícias mais lidas do dia e o papel da internet como como fonte de informação política durante o período eleitoral. By Michele Goulart Massuchin and Emerson U. Cervi

2013, Revista Paraná Eleitoral. Quem manda no voto em Curitiba? uma análise do desempenho eleitoral dos candidatos à prefeitura da cidade em 2012. By Emerson U. Cervi

2013, Revista Brasileira de Ciência Política. Ações afirmativas nos vestibulares da UFPR entre 2005 e 2012. By Emerson U. Cervi

2013, Cadernos Adenauer, Quem se elege prefeito no Brasil? condicionantes do sucesso eleitoral em 2012. By Emerson U. Cervi

2013, Revista Agenda Política, Financiamento de Campanha de candidatos a prefeito nas capitais em 2008 e 2012. By Emerson U. Cervi

2013, Observatorio Journal. A agenda da Mídia Impressa Brasileira durante o período eleitoral de 2010. By Emerson U. Cervi

2013, Cadernos Adenauer. Mundo virtual, poder real: mesmo sob novas condições a alocação de poder político não necessariamente muda. By Emerson U. Cervi

 

Livros

2016, CERVI, Emerson Urizzi. PSDB e PT em eleições nacionais. Salamanca: Flacso-es: e-book (VERSÃO EM PORTUGUÊS)

2016, CERVI, Emerson Urizzi. PSDB y PT en elecciones nacionales. Salamanca: Flacso-es: e-book (VERSIÓN EN ESPAÑOL)

2014, CERVI, Emerson Urizzi. Análise de Dados Categóricos em Ciência Política. 1. ed. Curitiba: PPGCP, 2014: e-book.

2013, PANKE, Luciana (Org.) ; CERVI, Emerson Urizzi (Org.) . Eleições nas Capitais Brasileiras em 2012. 1. ed. Curitiba: e-book.

 

Capítulos de Livros

2016, CERVI, Emerson U. Quando as pesquisas eleitorais dizem mais do que aquilo que aparece nos institutos de pesquisa. In DALBOSCO, Vagner (org). Elementos de Comunicação e Marketing Político. Argos: Chapecó, 2016 (p.127 a 154).

2016, SPECK, Bruno W. & CERVI, Emerson U. O peso do dinheiro e do tempo de rádio e TV na disputa do voto para prefeito. In LAVAREDA, Antonio & TELLES, Helcimara. A lógica das Eleições Municipais. FGV-Rio de Janeiro, 2016 (p. 145 a 168).

2016, CERVI, Emerson U. Transformaciones y mantenimientos de la democracia brasileña entre 2013 y 2015: de las nuevas movilizaciones de la calle a los viejos frenos parlamentarios. In COCA, Juan R. & MATAS, Jesus A. V. (coord.). El hilo de Ariadna. Soria: Editorial Ceasga/Flacso-españa, 2016 (p. 41 a 60).

2015, CERVI, Emerson U. Análise de elites em perspectiva relacional: a operacionalização da Análise de Redes Sociais (ARS). In PERISSINOTTO, Renato & CODATO, Adriano (org.). Como estudar elites.  Curitiba: Ed. UFPR, 2015 (p. 95 a 120).

2015, MASSUCHIN, Michele G.; CERVI, Emerson Urizzi. Portais de conteúdo na web e debate de temas locais: estaria o internauta usando as novas ferramentas de comunicação para promover o debate político? In: Aldé, Alessandra; MARQUES, Jamil. (Org.). Internet e Poder Local. 1ed. Salvador: EdUfba, v. 1, p. 177-202.

2015, CERVI, EMERSON URIZZI; COSTA, Luiz Domingos ; CODADO, Adriano Nervo; PERISSINOTTO, RENATO . Dinheiro, profissão e partido nas eleições legislativas. In: Codato, Adriano; Costa, Luiz Domingos; Massimo, Lucas. (Org.). Retratos da Classe Política Brasileira: estudos de ciência política. 1ed. Novas Edições Acadêmicas: Saarsbrücken, v. 1, p. 144-169.

2015, CODATO, A.; CERVI, EMERSON URIZZI ; PERISSINOTTO, Renato Monseff. Quem se elege prefeito no Brasil. In: Codato, Adriano; Costa, Luiz D.; Massimo, Lucas. (Org.). Retratos da Classe Política brasileira: estudos de ciência política. 1ed.Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, v. 1, p. 208-238.

2015, CERVI, EMERSON URIZZI; MASSUCHIN, Michele G. . METODOLOGIA QUANTITATIVA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO APLICADA EM PESQUISA SOBRE COBERTURA JORNALÍSTICA EM JORNAIS IMPRESSOS. In: ALMEIDA, Carla Cecilia Rodrigues; DOURADO, Simone Pereira da Costa. (Org.). CULTURA POLÍTICA, GÊNERO E DEMOCRACIA – ESTUDOS SOBRE MARINGÁ E ELEIÇÕES. 1ed.Maringá: EdUEM, v. 1, p. 159-173.

2015, CARVALHO, Fernanda Cavassana de; BUIAR, Rafael S. ; CERVI, Emerson Urizzi . A greve nas universidades estaduais em portais paranaenses: enquadramentos e temas predominantes no primeiro momento da mobilização de 2015. In: GADINI, Sérgio L.. (Org.). Coberturas Jornalísticas (De)Marcadas. 1ed.Ponta Grossa: UEPG, v. 1, p. 66-81.
2014, CERVI, Emerson Urizzi. Financiamento Político e eleitoral no Brasil: das abordagens acadêmicas às aplicações práticas, o papel do dinheiro na democracia representativa. In: BONIFÁCIO, Robert; CASALECCHI, Gabriel; DE DEUS, Cleber. (Org.). O voto para presidente no Brasil: 1989 a 2010: condicionantes e fatores explicativos. 1ed.Teresina: Edufpi, v. 1, p. 53-92.

2014, CERVI, Emerson Urizzi. Como os webleitores do “portal Estadão” comentaram a eleição de Dilma Rousseff em 2010. In: QUESADA, Gina Sibaja. (Org.). Nuevos medios y comunicación politica digital. 1ed.San José: Editora Universidad de Costa Rica, v. 1, p. 247-279.

2013, CERVI, Emerson Urizzi; PANKE, Luciana . HGPE 2012 na única capital onde o candidato à reeleição não chegou ao segundo turno. In: Luciana Panke; Emerson Urizzi Cervi. (Org.). Eleições nas Capitais Brasileiras em 2012. 1ed.Curitiba: e-book, v. 1, p. 21-38.

2013, CERVI, Emerson Urizzi; MASSUCHIN, Michele G. Redes sociais nas campanhas políticas: como candidatos a governador do Paraná usaram o microblog Twitter em 2010. In: Marques, Jamil. (Org.). Do clique à urna: internet, redes sociais e eleições no Brasil.. 1ed. Salvador: EdUFBA, v. 1, p. 283-308.

2013, MASSUCHIN, Michele G.; CERVI, Emerson Urizzi. Jornalismo político e interesse do público: as notícias mais lidas do dia e o papel dos portais como fonte de informação política em período eleitoral. In: Daniela Rocha, Luciana Panke, Roberto Gondo Macedo. (Org.). O jornalismo político nos processos eleitorais. 1ed. Capivari: Nova Consciência, v. 1, p. 98-120.

2013, CERVI, Emerson Urizzi. Ações afirmativas e vestibular da UFPR de 2005 a 2010: de política afirmativa racial para política afirmativa de gênero. In: FERRARINI, Norma da Luz; RIPPEL, Dirlene. (Org.). Inclusão racial e social: considerações sobre a trajetória UFPR. 1ed.Curitiba: UFPR, v. 1, p. 233-260.

Dr.   Fabio Hansen

Artigos Científicos:

HANSEN, F.. Vozes em aliança e vozes em confronto: a autoria nos domínios discursivos do processo de produção da publicidade contemporânea. Comunicacao, Midia e Consumo (Online), v. 13, p. 54-75, 2016.

HANSEN, F.; PETERMANN, J. ; CORREA, R. S. . Estratégias de trabalho docente no ensino de criação publicitária: a atividade de orientação como situação de aprendizagem / Strategies of educational work in the teaching of advertising design: the orientation activity as learning situation. In Texto (UFRGS. Online), p. 163-182, 2016.

HANSEN, F.; WEIZENMANN, C. S. . Elas não querem criar? Apontamentos sobre a institucionalização do trabalho de criação publicitária no mercado de Porto Alegre. Comunicação & Informação (UFG), v. 18, p. 21-36, 2015.

HANSEN, F.. A criatividade em jogo: paráfrase e polissemia no processo de produção do discurso publicitário. Rumores (USP), v. 9, p. 185-203, 2015.

PETERMANN, J. ; HANSEN, F. ; CORREA, R. S. . Práticas no ensino de criação publicitária: entre a institucionalização e a busca por ludicidade. Animus (Santa Maria. Online), v. 14, p. 203-216, 2015.

HANSEN, F.; WEIZENMANN, C. S. . O trabalho em criação publicitária como reduto masculino: institucionalização, habitus e hegemonia. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 12, p. 82-93, 2015.

HANSEN, F.; PETERMANN, J. ; CORREA, R. S. . Perspectivas do campo criativo e as práticas institucionalizadas no Ensino Superior de Criação Publicitária. Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 0, p. 1-16, 2014.

HANSEN, F.. Novas diretrizes no processo de ensino-aprendizagem: um caminho para a formação em Publicidade e Propaganda. Comunicação: Reflexões, Experiências, Ensino, v. 8, p. 31-44, 2014.

HANSEN, F.. As formações imaginárias e seus efeitos de sentido no ensino e na aprendizagem de criação publicitária. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 39, p. 465-476, 2013.

HANSEN, F.. RELAÇÕES DE CONSUMO: O MUNDO DO TRABALHO PUBLICITÁRIO E O ENSINO DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA. Cadernos de Comunicação (UFSM), v. 17, p. 51-69, 2013.

HANSEN, F.. As condições de produção do discurso publicitário em sala de aula: um olhar sobre o ensino de criação publicitária e a sua relação com o mundo do trabalho. Comunicação: Reflexões, Experiências, Ensino, v. 5, p. 51-64, 2013.

Livros:

HANSEN, F.. (In)verdades sobre os profissionais de criação: poder, desejo, imaginário e autoria. 1. ed. Porto Alegre: ENTREmeios, 2013. v. 1. 184p .

Capítulos em Livros:

HANSEN, F.. O leitor-autor e sua presença não mais ausente no processo criativo do discurso publicitário. In: Solange Mittmann. (Org.). A autoria na disputa pelos sentidos. 1ed.Porto Alegre: Instituto de Letras UFRGS, 2016, v. 1, p. 69-84.

HANSEN, F.. O Imaginário e o desejo: a idealização do mundo do trabalho no ensino de criação publicitária. In: CORREA, Rodrigo Stéfani. (Org.). Práticas do ensinar publicidade. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2014, v. 1, p. 59-85.

Dr.  Francisco Paulo Jamil Almeida Marques  

Artigo Científico:

Livros:

Capítulo de Livros:

 

Dr.   Hertez Wendel de Camargo

Artigos Científicos

CAMARGO, H. W. Mito, consumo e imaginário: estruturas mágico-totêmicas no filme publicitário “Os Últimos Desejos da Kombi”. Culturas Midiáticas, v. 1, p. 166-182, 2016.

CAMARGO, HERTZ WENDEL DE; MENDONÇA, JANICLEI APARECIDA. Mito, mídia e formação sociocultural – Um olhar sobre o personagem transgênero em Sense8. Linhas (Florianópolis. Online), v. 17, p. 149-178, 2016.

CAMARGO, H. W.; AZEVEDO JUNIOR, A. C. Onde vivem os objetos: a composição mágico-totêmica da narrativa publicitária na campanha “A Revolução na sua Garagem” da marca Honda. Signos do Consumo, v. 8, p. 23-38, 2016.
CAMARGO, H. W. De redes y cuerpos: ensayo sobre el amor en tiempos de las tecnologías. Revista Question, v. 1, p. 42-56, 2014.

CAMARGO, H. W.; SILVA, D. S. Comunicación y memoria cultural: la estructura de lo trágico en la prensa latinoamericana. RiHumSo – Revista de Investigación del Departamento de Humanidades y Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de La Matanza, v. 1, p. 3-21, 2014.

CAMARGO, H. W.; LUNKES, R. F. Narrativas míticas sobre o corpo híbrido: o masculino e o feminino no cinema. REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo, v. 5, p. 45-55, 2014.

CAMARGO, H. W. O filme publicitário como mito atualizado: fantasia, ritual, tempo e totemismo. BOCC. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, v. 20, p. 1-35, 2013.

ARTIGOS ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO
CAMARGO, H. W.; GUERRA JUNIOR, A. L. A felicidade de Narciso: reflexos do eu perfeito na publicidade. Palabra Clave, 2017.

Livros

CAMARGO, H. W. Mito e filme publicitário: estruturas de significação. 1. ed. Londrina: Eduel, 2016.

CAMARGO, H. W.; UMBACH, R. U. K. (Org.) Imagem, mídia e violência. 1. ed. Londrina, PR: Syntagma Editores, 2016. v. 1. 336p.

CAMARGO, H. W.; LARA, A. T. (Org.) Artes e experimentações na hipermodernidade: mediações entre tempo, sociedade, tecnologia e espetáculo. 1. ed. Londrina, PR: Syntagma Editores, 2015. v. 1.

CAMARGO, H. W.; LARA, A. T. (Org.) Artes e experimentações na hipermodernidade: relações sociais, linguagem digital e intercâmbios virtuais. 1. ed. Londrina, PR: Syntgma Editores, 2015. v. 1. 308p.

CAMARGO, H. W.; TEIXEIRA, N. C. R. B. (Org.) Identidade, memória e subjetividade. 1. ed. Londrina, PR: Syntagma Editores, 2015. v. 1. 290p.

MOREIRA, R. (Org.); KLANOVICZ, L. (Org.); CAMARGO, H. W. (Org.) O gênero e os meios: imprensa, televisão e cinema. 1. ed. Londrina, PR: Syntagma Editores, 2014. v. 200. 160p.

CAMARGO, H. W.; MENDONÇA, J. A. (Org.) Design e comunicação. 1. ed. Londrina, PR: Syntagma Editores Ltda., 2014. v. 200. 200p.

QUEIROZ, A. (Org.); CAMARGO, H. W. (Org.) Comunicação e política. 1. ed. Londrina, PR: Syntagma Editores Ltda, 2014. v. 250. 272p.

OLIVEIRA, E. G. (Org.); CAMARGO, H. W. (Org.) Linguagem & publicidade. 1. ed. Londrina, PR: Syntagma Editores Ltda., 2013. v. 200. 228p.

CAMARGO, H. W. Mito e filme publicitário: estruturas de significação. 1. ed. Londrina, PR: EDUEL – Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2013. v. 300. 200p.

MENDONÇA, J. A. (Org.); CAMARGO, H. W. (Org.) Ensino e criação publicitária: diálogos entre a publicidade e o conhecimento. 1. ed. Londrina: Syntagma Editores Ltda., 2013. v. 200. 220p.

CAMARGO, H. W.; MANSANO, S. R. V. (Org.) Consumo e modos de vida. 1. ed. Londrina, PR: Syntagma Editores Ltda., 2013. v. 1. 280p.

Capítulos de Livros:

CAMARGO, H. W.; MAIA, A. C. B. ; DESIDÉRIO, Ricardo. Educação audiovisual da sexualidade: uma nova percepção do estudo de imagens e sons nos trabalhos de educação sexual na escola. In: Maria Alves Toledo Bruns; Sonia Maria Martins de Melo. (Org.). Desafios da educação sexual: interfaces pertinentes com comunicação e tecnologia. 1ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2016, v. 1, p. 147-163.

CAMARGO, HERTZ WENDEL DE. Réquiem pelo consumo racional: magia e totemismo no filme publicitário. In: Janiclei Aparecida Mendonça; Marcos Henrique Camargo; Rodrigo Oliva. (Org.). Luz, câmera, comunicação: convergências da linguagem cinematográfica nas produções publicitárias e jornalísticas. 1ed.Londrina: Syntagma Editores Ltda., 2016, v. 1, p. 201-216.

AZEVEDO JUNIOR, A. C.; Hertz Wendel de Camargo. Admirável mundo novo (da publicidade): onde a violência não entra. In: Rosani Úrsula Ketzer Umbach, Hertz Wendel de Camargo. (Org.). Imagem, mídia e violência. 1ed.Londrina, PR: Syntagma Editores Ltda., 2016, v. 1, p. 150-178.

CAMARGO, H. W.; ROCHA, T. A circularidade narrativa do filme Antes das Chuva: o tempo mítico no cinema. In: Alexandre Torresani de Lara, Hertz Wendel de Camargo. (Org.). Artes e experimentações na hipermodernidade: mediações entre o tempo, sociedade, tecnologia e espetáculo. 1ed.Londrina, PR: Syntagma Editores Ltda., 2015, v. 1, p. 35-45.

CAMARGO, H. W.; STEFANIZEN, J. A sátira na web: linguagem, literatura e crítica social. In: Alexandre Torresani de Lara, Hertz Wendel de Camargo. (Org.). Artes e experimentações na hipermodernidade: mediações entre o tempo, sociedade, tecnologia e espetáculo. 1ed.Londrina, PR: Syntagma Editores Ltda., 2015, v. 1, p. 95-118.

CAMARGO, H. W.; MUSTARO, P.; ALVES, J. B.; MENDONCA, R. L. Os jogos eletrônicos no cinema: um estudo a partir do mito e da narratologia. In: Alexandre de Lara Torresani, Hertz Wendel de Camargo. (Org.). Artes e experimentações na hipermodernidade: relações sociais, linguagem digital e intercâmbios virtuais. 1ed.Londrina, PR: Syntagma Editores Ltda., 2015, v. 1, p. 27-47.

CAMARGO, H. W.; LUNKES, R. F. O texto da publicidade: conceitos a partir da semiótica da cultura. In: Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira, Hertz Wendel de Camargo. (Org.). Identidade, memória e subjetividade. 1ed.Londrina, PR: Syntagma Editores Ltda., 2015, v. 1, p. 55-79.

CAMARGO, H. W.; STEFANICZEN, J. O gênero textual charge na condição de hipertexto. In: Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira, Hertz Wendel de Camargo. (Org.). Identidade, memória e subjetividade. 1ed.Londrina, PR: Syntagma Editores Ltda., 2015, v. 1, p. 115-128.

CAMARGO, H. W.; LUNKES, R. F. Vicissitudes entre o sagrado e o profano: o mito em Thermasilk – Medusa. In: Alexandre Torresani de Lara, Hertz Wendel de Camargo. (Org.). Artes e experimentações na hipermodernidade: relações sociais, linguagem digital e intercâmbios virtuais. 1ed.Londrina, PR: Syntagma Editores Ltda., 2015, v. 1, p. 87-99.

CAMARGO, H. W.; MENDONÇA, J. A. Cartografia da sexualidade no cinema: transgêneros. In: Rosemeri Moreira, Luciana Klanovicz, Hertz Wendel de Camargo. (Org.). O gênero e os meios: imprensa, televisão e cinema. 1ed.Londrina, PR: Syntagma Editores Ltda., 2014, v. 1, p. 60-80.

CAMARGO, H. W. Mito e política: a trajetória do herói na rede social. In: Adolpho Queiroz, Hertz Wendel de Camargo. (Org.). Comunicação e política. 1ed.Londrina, PR: Syntagma Editores Ltda., 2014, v. 1, p. 221-246.

CAMARGO, H. W.; MELO, D. P. O design no jornalismo e os sentidos da diagramação: a revista ‘O Cruzeiro’ nos anos 1940. In: Janiclei Mendonça, H. W. Camargo. (Org.). Design e Comunicação. 1ed.Londrina, PR: Syntagma Editores Ltda., 2014, v. 1, p. 99-118.

CAMARGO, H. W. Mito e gênero: encontros furtivos no cinema. In: Rosemeri Moreira, Hertz Wendel de Camargo, Luciana Rosar Fornazari Klanovicz. (Org.). O gênero e os meios: imprensa, televisão e cinema. 1ed.Londrina, PR: Syntagma Editores, 2014, v. 1, p. 149-161.

CAMARGO, H. W. O filme publicitário e a estrutura mítica da narrativa audiovisual. In: Esther Gomes de Oliveira; Hertez Wendel de Camargo. (Org.). Linguagem & publicidade. 1ed.Londrina, PR: Syntagma Editores Ltda., 2013, v. 1, p. 35-42.

MENDONÇA, J. A.; CAMARGO, H. W. Um empreendedor na sala de aula: o publicitário educador. In: José Ângelo Ferreira; Marcos Rambalducci. (Org.). O sujeito empreendedor: para uma compreensão una e múltipla. 1ed.Londrina: Syntagma Editores Ltda., 2013, v. 1, p. 129-139.

CAMARGO, H. W.. Mito e gênero: encontros furtivos no cinema. In: Rosemeri Moreira, Luciana Klanovicz, Hertez Wendel de Camargo. (Org.). O GÊNERO E OS MEIOS: IMPRENSA, TELEVISÃO E CINEMA. 1ed.Londrina, PR: Syntagma Editores Ltda., 2013, v. 1, p. 35-50.

CAMARGO, H. W. Filme publicitário, atual arte da memória: o ensino da retórica persiste. In: Janiclei Aparecida Mendonça, Hertez Wendel de Camargo. (Org.). Publicidade e ensino: diálogos entre a criação publicitária e o conhecimento. 1ed.Londrina: Syntagma Editores Ltda., 2013, v. 180, p. 85-98.

CAMARGO, H. W. As teias e os corpos: ensaio sobre o amor e o sexo no tempo das tecnologias. In: Hertz Wendel de Camargo; Sônia Regina Vargas Mansano. (Org.). Consumo e modos de vida. 1ed.Londrina, PR: Syntagma Editores, 2013, v. 1, p. 23-33.

Dra.  Kelly Cristina de Souza Prudencio

Artigos Científicos:

PRUDENCIO, Kelly; SILVA JUNIOR, J. G. . A Comunicação política das micromobilizações na internet a partir da observação do hip hop em Curitiba. E-Compós (Brasília), v. 18, p. 1-16, 2015.

PRUDENCIO, Kelly; CARBORNAR, C. . A comunicação para o reconhecimento: disputas de enquadramento sobre os direitos dos animais no Brasil. Revista Comunicação Midiática (Online), v. 10, p. 44-60, 2015.

PRUDENCIO, Kelly. Micromobilizações, alinhamento de quadros e comunicação política. Revista Compolitica, v. 2, p. 88-110, 2014.

PRUDENCIO, Kelly; SILVA JUNIOR, J. G. . Curitiba também tem periferia: a comunicação multiterritorial do hip hop. Revista Contemporânea (UERJ. Online), v. 11, p. 80-92, 2013.

PRUDENCIO, Kelly; LEITE, W. D. . Comunicação e mobilização política na campanha Fora Ana de Hollanda. Revista de Estudos da Comunicação (Impresso), v. 14, p. 444-461, 2013.

PRUDENCIO, Kelly; BELIN, L. L. . Sob o céu: a luta por reconhecimento dos moradores de rua de Curitiba a partir de um estudo de recepção midiática. Interin (UTP), v. 15, p. 82-96, 2013.

Capítulo de Livros:

PRUDENCIO, Kelly. Mobilizar é comunicar estruturas interpretativas: apontamentos para discussão e pesquisa sobre a comunicação dos atores coletivos. In: Alessandra Castilho; Daniela Rocha; Roberto Gondo de Macedo. (Org.). Comunicação política na esfera pública: democracia, eleições e cidadania no Brasil. 1ed.Capivari SP: Nova Consciência, 2013, v. , p. 39-51.

Dra.  Luciana Panke

Artigos Científicos

PANKE, Luciana. CARACTERÍSTICAS DE LAS CAMPAÑAS ELECTORALES PARA MUJERES. BEERDERBERG MAGAZINE, v. 1, p. 15-18, 2016.

PANKE, Luciana.; LIMA, Alice. Tipologias de gênero feminino no discurso eleitoral. O caso da esquerda brasileira em 2014. Cuestiones de género: de la igualdad y la diferencia, p. 57-73, 2016.

PANKE, Luciana.; LIMA, Alice. . Imagem e desqualificação : o caso de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais brasileiras de 2014. Em Debate (Belo Horizonte), v. 8, p. 8, 2016.

PANKE, Luciana; IASULAITIS, Sylvia . Mulheres no poder: aspectos sobre o discurso feminino nas campanhas eleitorais. Opiniao Publica, v. 22, p. 385-417, 2016.

PANKE, Luciana; Tesseroli, Ricardo . Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral: características e aceitação dos eleitores. Comunicação & Sociedade (Online), v. 38, p. 103-127, 2016

PANKE, Luciana.; Tesseroli, Ricardo ; CASTRO, F. . Personalismo em Primeiro Lugar ? Estudo Sobre o HGPE Durante 2º Turno em Curitiba. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional, v. 17, p. 63-76, 2015.

GANDIN, L ; Luciana Panke . A TRANSFERÊNCIA DE ETHOS DE LULA PARA DILMA NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2010. Revista Eletrônica de Ciência Política recp, v. ¨6, p. 167, 2015.

PANKE, Luciana. ESTRATÉGIAS DAS CANDIDATURAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS EM 2010. Revista Uninter de Comunicação, v. 3, p. 6-28, 2015.

PANKE, Luciana; IASULAITIS, Sylvia ; NEBOT, Carmen Pineda . Género y Campañas Electorales en América Latina: un análisis del discurso femenino en la propaganda televisiva. Razón y Palabra, v. 1, p. 01, 2015.

PANKE, Luciana. Uma proposta de tipologia para os jingles.. Rádio-Leituras, v. 6, p. 79-106, 2015.

TESSEROLI, Ricardo; PANKE, Luciana . QUANDO A VOZ DO ELEITOR POUCO ECOA PARA OS CANDIDATOS: ESTUDO DE CASO DO HGPE EM CURITIBA 2012. Revista Eletrônica de Ciência Política recp, v. 6, p. 303-322, 2015.

PANKE, Luciana.; Lamenha, Mario . A presença feminina na campanha eleitoralradiofônica do prefeito eleito em Curitiba . Rádio-Leituras, v. 1, p. 72-90, 2014.

PANKE, Luciana. Spots electorales de las presidentas en Latinoamérica. Revista Matices, v. 01, p. 158-171, 2014.

PANKE, Luciana.. Polintertainment: The use of humour in political communication. Sphera Pública, v. 1, p. 2-18, 2013.

BOZZA, Gabriel ; PANKE, Luciana. . Estratégias persuasivas no debate eleitoral na televisão ? estudo de caso sobre as eleições presidenciais mexicanas em 2012. CRÍTICA E SOCIEDADE: revista de cultura política, v. 3, p. 15-38, 2013.

PANKE, Luciana; SOLIS, E. E. . Comunicación Electoral e Internet ? cuestiones sobre la participación ciudadana. REVISTA GEMInIS, v. 2, p. 65-74, 2013.

BOZZA, Gabriel ; PANKE, Luciana. . Estratégias argumentativas no Facebook do movimento #YoSoy132 pós-eleição presidencial mexicana de 2012. Cadernos de Comunicação (UFSM), v. 17, p. 197-213, 2013.

PANKE, Luciana.; BOZZA, Gabriel . Imprensa e construção da imagem pública de Enrique Peña Nieto na eleição presidencial do México em 2012. Estudos em Comunicacao, v. 13, p. 237-260, 2013.

Livros:

PANKE, Luciana. Campañas electorales para mujeres retos y tendencias. 1. ed. Ciudad de Mexico: Editorial Piso 15, 2015. v. 1. 170p.

PANKE, Luciana. Lula del sindicalismo a la reelección: un caso de comunicación, política y discurso social. 1. ed. Ciudad de México: UAM Unidad Cuajimalpa, 2015. 224p.

PANKE, Luciana. Lula do sindicalismo à reeleição, um caso de comunicação, política e discurso. 2a. ed revisada.. 2. ed. São Paulo: Nova Consciência, 2014. v. 01. 184p .

PANKE, Luciana; Macedo, R.G. (Org.) . HGPE: desafios e perspectivas nos 50 anos de Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral no Brasil. 1. ed. Capivari: Editora Nova Consciência, 2013.

PANKE, Luciana; Macedo, R.G. (Org.) ; ROCHA, D. (Org.) . A mobilização social no contexto político e eleitoral. 1. ed. Capivari: Nova Consciência, 2013. 198p .

ROCHA, D. (Org.) ; PANKE, Luciana. (Org.) ; Macedo, R.G. (Org.) . O jornalismo político nos processos eleitorais. 1. ed. Capivari SP: Nova Consciência, 2013.

PANKE, Luciana; CERVI, Emerson (Org.). Eleições nas Capitais Brasileiras em 2012 Estudos sobre o HGPE em disputas municipais. 1. ed. Curitiba: , 2013. 187p .

Capítulos de Livros:

PANKE, Luciana. UNA PROPUESTA DE TIPOLOGÍA DE ANÁLISIS DE SPOTS ELECTORALES EN CAMPAÑAS DE MUJERES LATINOAMERICANAS. In: Oquitzin Aguilar-Leyva. (Org.). ?El Spot Político en América Latina : Enfoques, Métodos y Perspectivas?,. 1ed.Guadalajara: , 2016, v. 1, p. 315-352.

PANKE, Luciana. El candidato en televisión Capítulo 18. In: Jorge Santiago Barnés. (Org.). Consultoría política. 1ed. Madrid: Facultad de Comunciación de la UCJC, 2016, v. 1, p. 420-452.

PANKE, Luciana. Questões conceituais sobre discurso político e eleitoral. In: Vagner Dalbosco. (Org.). Elementos de comunicação e marketing político. 1ed.Chapecó: Argus Editora Unochapecó, 2016, v. 1, p. 155-176.

PANKE, Luciana. Conversación con la presidenta: estrategias de aproximación gubernamental en Brasil.. In: Omar Rincón; Catalina Uribe. (Org.). De Uribe, Santos y otras especies políticas: comunicación de gobierno en Colombia, Argentina y Brasil. 1ed.Bogotá: Uniandes, 2015, v. 1, p. 233-259.

PANKE, Luciana. La comunicación electoral de Dilma Rousseff, semejanzas y diferencias con Lula da Silva.. In: Ismael Crespo Martínez, Alberto Mora Rodríguez, Ana Belén Campillo Ortega. (Org.). Campañas, Presidencias y Liderazgos en América Latina. 1ed.Toluca México: Instituto de Administración Pública del Estado de México, A.C., 2015, v. 1, p. 255-276.

PANKE, Luciana; CASTRO, F. . As manifestações de junho de 2013 no HGPE dos candidatos a presidente do Brasil. In: Rose Vidal, Daniela Rocha, Roberto Gondo e Alessandra Castilho. (Org.). Mobilização, Eleições e Democracia. 1ed. Capivari: Politicom, 2015, v. 1, p. 81-94.

PANKE, Luciana. Mujeres y política: tipologias de las candidatas en latinoamérica. In: Ivoskus, Daniel; Mendieta, Angélica; Hernández, Martha.. (Org.). Cumbre Mundial de Comunicación Política Santo Domingo, República Dominicana. 1ed.Santo Domingo: Impretur, 2015, v. 1, p. 309-323.

PANKE, Luciana.. Razón y Emoción en los spots electorales. In: Marina Rafaelli; Angélica Mendieta. (Org.). IV Cumbre Mundial de Comunicación Política. 1ed. Puebla: Montiel & Soriano Editores, 2014, v. 1, p. 176-184.

PANKE, Luciana.. Marketing eleitoral sob o viés do discurso: o estudo do caso Lula. In: Adolpho Queiroz; Hertz Wendel de Camargo. (Org.). Comunicação & Política. 1ed.Londrina: Editora Syntagma Editores Ltda, 2014, v. 01, p. 247-272.

PANKE, Luciana.; MESSAGI JR, Mario . O marxismo estruturalista de Althusser. In: Rose Vidal; José Marques de Melo; Osvando de Morais. (Org.). Teorias da Comunicação: Correntes de Pensamento e Metodologias de Ensino. 1ed.São Paulo: Intercom, 2014, v. 1, p. 75-100.

BOZZA, Gabriel ; PANKE, Luciana . Estratégias argumentativas no Facebook do movimentomexicano #YoSoy132. In: Daniela Rocha; Paulo Figueira; Luiz Ademir Oliveira; Roberto Gondo.. (Org.). Comunicação, eleições e redemocratização brasileira. 01ed.São Paulo: Nova Consciencia, 2014, v. 01, p. 116-130.

PANKE, Luciana. Spots em campanhas eleitorais: representações de candidatas à Presidência no Brasil e no México. In: Helcimara Telles; Antonio Lavareda. (Org.). Voto e estratégias de comunicação política na América Latina.. 01ed.Curitiba: Apris, 2014, v. 01, p. 50-65.

PANKE, Luciana.. Los estereotipos femeninos en las campañas electorales de mujeres en Latinoamérica. In: Daniel Ivoskus. (Org.). Tendencias en comunicación política en Iberoamérica. 1ed.Puebla, México: Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, 2014, v. 01, p. 65-85.

PANKE, Luciana; Tesseroli, Ricardo. “Propaganda eleitoral no Brasil: pode-se falar em rejeição ao HGPE?”. In: Eneus Trindade; Clotilde Perez. (Org.). O sistema publicitário e a semiose ilimitada. 01ed.São Paulo: , 2014, v. 01, p. 1177-1191.

PANKE, Luciana; WIGGERS, M ; OKIDO, S . Eleições presidenciais brasileiras em 2010: uma análise comparativa do HGPE em rádio e televisão. In: Luciana Panke; Roberto Gondo Macedo. (Org.). HGPE: desafios e perspectivas nos 50 anos de Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral no Brasil. 1ed.: , 2013, v. , p. 150-.

PANKE, Luciana. Caso Brasil: Aportes sobre la comunicación de Lula y la comunicación de gobierno. In: Matías Ponce; Omar Rincón. (Org.). Caudillismo, e-política y teledemocracia: Comunicación de Gobierno en América Latina. 1ed. Montevideu: Fin de Siglo, 2013, v. 1, p. 73-96.

PANKE, Luciana; THAUNY, J. . ‘Proposta metodológica para análise de conteúdo no Twitter de candidatos em período eleitoral’. In: Eneus Trindade; Clotilde Peres. (Org.). ‘Deve haver mais pesquisa em publicidade’. 1ed.São Paulo: ECA, 2013, v. 1, p. 1088-1098.

PANKE, Luciana; CERVI, Emerson. HGPE na única capital onde o prefeito não seguiu para o segundo turno. In: Luciana Panke; Emerson Cervi. (Org.). Eleições nas Capitais Brasileiras em 2012 Estudos sobre o HGPE em disputas municipais. 1ed.Curitiba: , 2013, v. 1, p. 21-38.

PANKE, Luciana.; THAUNY, J. . Características do discurso eleitoral no Facebook. In: Alessandra Castillo; Daniela Rocha; Roberto Gondo Macedo. (Org.). Comunicação Política na esfera pública: democracia, eleições e cidadania no Brasil. 1ed.Capivari SP: Nova Consciência, 2013, v. 1, p. 165-182.

PANKE, Luciana.. Cuestiones de género en los spots electorales presidenciales en Latinoamérica un estudio comparado entre Brasil y México. In: Angélica Mendieta Ramirez; Jorge Luis Castillo Durán; Francisco Rodríguez Escobedo. (Org.). La Complejidad de la Comunicación Política: Actores y Escenarios. 1ed.Puebla: Montiel & Soriano Editores, 2013, v. 1, p. 169-178.

PANKE, Luciana. Sobre o ato de ver “fora da caixinha”. In: QUEIROZ, Adolpho; CLASI, Leticia Hernandez. (Org.). Balas não matam ideias. 1ed.Piracicaba: RC Editora, 2013, v. 01, p. 42-43.

PANKE, Luciana; Fontoura, Rui . QUANDO A CAMPANHA ELEITORAL NÃO DÁ CERTO ? ESTUDO DE CASO DO HGPE EM CURITIBA. In: Perez, Clotilde; Trindade, Eneus.. (Org.). Por uma Publicidade Livre Sempre IV Pró-Pesq PPEncontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. 1ed.São Paulo: InMod/ABP2/ PPGCOM/ECA/USP, 2013, v. 1, p. 1300-1316.

MACEDO, R.G. ; PANKE, Luciana . Propaganda II: POLITICOM divulga carta de Curitiba, propondo mudanças no horário político gratuito do rádio e da TV.. In: LIMA, J. C. G. R.; MELO, J.M. de. (Org.). Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil. 2012-2013 Flagrantes. 1ed.Brasilia: IPEA, 2013, v. 3, p. 195-199.

Dra.  Myrian Regina Del Vecchio de Lima

Artigo Científico:

DEL VECCHIO DE LIMA, Myrian.; ROSENDO, Andrea. ; ÁVILA, O.C. . Aspectos da representação dos imigrantes haitianos no jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, PR. In Texto (UFRGS. Online), v. 35, p. 51-75, 2016.

SCHNEIDER, THAÍS ; NIEDERLE, P. ; LIMA, Myrian Regina Del Vecchio de . Agricultura urbana como crítica e alternativa: práticas comunicativas em torno da alimentação no contexto de crises socioambientais. Razón y Palabra, v. 20, p. 734-769, 2016.

DEL VECCHIO DE LIMA, Myrian Regina; CAETANO, KATI ELIANE . Implicações epistemológicas da pesquisa sobre novas práticas jornalísticas: por onde começar?. Revista FAMECOS (Online), v. 22, p. 61-76, 2015.

DEL VECCHIO DE LIMA, Myrian.; SILVESTRIN, C. B. . As Razões e os Limites para se Estudar a Comunicação. Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 0, p. 1-11, 2015.

LIMA, MYRIAN DEL VECCHIO DE; LOOSE, Eloisa Beling ; MEI, DANIELLE ; SCHNEIDER, THAÍS ; DUARTE, Valéria ; LAMBACH, Higor . Jornalismo e meio ambiente: apontamentos sobre dez anos de produção acadêmica nos eventos da Intercom. Intercom (São Paulo. Online), v. 38, p. 231-252, 2015.

LIMA, Myrian Regina Del Vecchio de; SILVA, P. J. ; LOOSE, Eloisa Beling ; MEI, D. ; SCHNEIDER, T. C. ; DUARTE, V. . A comunicação ambiental e suas potencialidades no enfrentamento dos dilemas socioambientais. Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR), v. 34, p. 75-84, 2015.

LOOSE, Eloisa Beling ; LIMA, MYRIAN DEL VECCHIO DE . A percepção de jornalistas sobre as mudanças climáticas: um estudo inicial no jornal Gazeta do Povo. Chasqui. Revista latinoamericana da comunicación, v. 129, p. 285-300, 2015.

MACHADO, C. C. L. ; DEL VECCHIO-LIMA, Myrian ; LOOSE, Eloisa Beling . Reflexões sobre a comunicação ambiental e o conceito de alternatividade em um cenário globalizado. Escritos (Curitiba), v. 11, p. 9-20, 2015.

SOUZA, H. de ; DEL VECCHIO DE LIMA, Myrian Regina . A Democracia em crise: o olhar da comunicação sobre as manifestações de rua no Brasil em 2013. Liinc em Revista, v. 10, p. 96-108, 2014.

LIMA, Myrian Regina Del Vecchio de; LOOSE, Eloisa Beling . Metamorfoses no jornalismo: aspectos da cobertura dos protestos de rua de junho de 2013. Conexão: Comunicação e Cultura, v. 13, p. 35-53, 2014.

LOOSE, Eloisa Beling ; DEL VECCHIO DE LIMA, Myrian Regina . A Comunicação Científica sob a Ótica de Isaac Epstein. Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 7, p. 1-16, 2014.

LIMA, Myrian Del Vecchio; LOOSE, Eloisa Beling ; SCHNEIDER, T. C. ; NOGAROLLI, A. F. ; LAMBACH, H.F. . Os dilemas da Comunicação Ambiental no contexto do desenvolvimento hegemônico. Comunicacao, Midia e Consumo (Online), v. 11, p. 203-221, 2014.

DEL VECCHIO DE LIMA, Myrian Regina; BRESSANI, V. . O papa no Twitter e os desafios da atuação da igreja junto às redes sociais digitais. Interin (UTP), v. 17, p. 19-35, 2014.

LOOSE, Eloisa Beling ; LIMA, Myrian Regina Del Vecchio de . A ciência nos portais de notícias: notas para pensar a popularização científica a partir do jornalismo online. Animus (Santa Maria. Online), v. 12, p. 85-102, 2013.

LOOSE, Eloisa Beling ; LIMA, Myrian Regina Del Vecchio de . O (não) discurso da ciência na cobertura jornalística da Rio+20. Estudos em Comunicacao, v. 14, p. 59-82, 2013.

Livros:

LIMA, Myrian Del Vecchio; CONTANI, M.L. (Org.) ; ALVES, A.R. (Org.) ; ALVES, J. B. (Org.) ; SILVA, Pedro J. da (Org.) . Reflexões socioambientais: interfaces. 1a.. ed. Londrina, PR: Mecenas, 2014. 208p .

Capítulos de Livros:

LOOSE, Eloisa Beling ; DEL VECCHIO DE LIMA, Myrian. ; CARVALHO, A. . Estudo dos enquadramentos sobre mudanças climáticas no jornal brasileiro Gazeta do Povo. In: Zara Pinto-Coelho; Nelson Zagalo. (Org.). Comunicação e cultura: III Jornadas Doutorais Ciências da Comunicação & Estudos Culturais. 1ed.Braga: CECS/Uminho, 2014, v. 1, p. 139-156.

DUARTE, Valéria ; LIMA, Myrian Del Vecchio . Comunicação, Educação e Meio Ambiente: uma análise das interfaces presentes na educomunicação socioambiental. In: Myrian Del Vecchio de Lima; Miguel Luiz Contani; Alan Ripoll Alves; João Batista Alves; Pedro Junior da Silva. (Org.). Reflexões socioambientais: interfaces. 1a.ed.Londrina, PR: Mecenas, 2014, v. 1, p. 181-200.

MOURA, D.O. ; DEL VECCHIO DE LIMA, Myrian Regina ; MIELNICZUK, L. ; FORT, Mônica. ; QUADROS, C. ; COUTINHO, I. . Jornalismo II: Congresso da SBPJor em Curitiba atesta expansão da pesquisa. In: João Cláudio Garcia R. Lima; José Marques de Melo. (Org.). Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil : 2012/2013. 3ed.Brasília: IPEA -Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2013, v. 3, p. 171-178.

MENDONCA, F. ; DESCHAMPS, M. ; LIMA, Myrian Del Vecchio . A cidade e as mudanças globais: (intensificação?) Riscos e vulnerabilidades socioambientais na RMC – Região Metropolitana de Curitiba/PR. In: Ricardo Ojima; Eduardo Marandola Jr.. (Org.). Mudanças climáticas e as cidades: novos e antigos debates na busca da sustentabilidade urbana e social. 1ed.São Paulo: Editora Blucher, 2013, v. , p. 145-.

Dr.  Rafael Cardoso Sampaio  

Artigo Científico:

ROSSINI, P. G. C. ; BAPTISTA, E. A. ; OLIVEIRA, V. V. ; SAMPAIO, R. C. . O uso do Facebook nas eleições presidenciais brasileiras de 2014: a influência das pesquisas eleitorais nas estratégias das campanhas digitais. Revista Fronteiras (Online), v. 18, p. 145-157, 2016.

LYCARIÃO, D. B. S. ; SAMPAIO, R. C. . A construção da agenda pública na era da comunicação digital. Brazilian Journalism Research (Online), v. 12, p. 32-57, 2016.

COLEMAN, S. ; SAMPAIO, R. C. . Sustaining a democratic innovation: a study of three e-participatory budgets in Belo Horizonte. Information, Communication & Society, p. 1-16, 2016.

LYCARIÃO, D. B. S. ; SAMPAIO, R. C. . SETTING THE PUBLIC AGENDA IN THE DIGITAL COMMUNICATION AGE. Brazilian Journalism Research (Online), v. 12, p. 30-53, 2016.

BARROS, SAMUEL A. R. ; SAMPAIO, RAFAEL C. . Do Citizens Trust Electronic Participatory Budgeting? Public Expression in Online Forums as an Evaluation Method in Belo Horizonte. Policy & Internet, v. 8, p. 292-312, 2016.

BRAGATTO, R. C. ; SAMPAIO, R. C. ; NICOLAS, M. A. . A segunda fase da consulta do marco civil da internet: como foi construída, quem participou e quais os impactos?. Eptic (UFS), v. 17, p. 236-255, 2015.

BRAGATTO, R. C. ; SAMPAIO, R. C. ; NICOLAS, M. A. . Inovadora e democrática. Mas e aí? Uma análise da primeira fase da consulta online sobre o Marco Civil da Internet. Política & Sociedade (Online), v. 14, p. 125-150, 2015.

NICOLAS, M. A. ; BRAGATTO, R. C. ; SAMPAIO, R. C. . Internet and Politics studies in Brazil: mapping the characteristics and disparities of the research field. Brazilian Political Science Review, v. 7, p. 114-140, 2013.

SAMPAIO, R. C.; BRAGATTO, R. C. ; NICOLAS, M. A. . Internet and politics in review: An analysis on the profile of Brazilian papers presented between 2000 and 2011. Journal of Latin American Communication Research, v. 3, p. 77-102, 2013.

SAMPAIO, R. C.. Democracia Digital no Brasil: uma prospecção das iniciativas relevantes. Revista Eletrônica de Ciência Política – recp, v. 4, p. 55-79, 2013.

Livros:

MENDONCA, R. F. (Org.) ; SAMPAIO, R. C. (Org.) ; BARROS, S. A. R. (Org.) . Deliberação online no Brasil entre iniciativas de democracia digital e redes sociais de conversação. 1. ed. Salvador: Edufba, 2016. v. 1. 0p .

MARQUES, F. P. J. A. (Org.) ; SAMPAIO, R. C. (Org.) ; AGGIO, C.O. (Org.) . Do clique à urna: internet, redes sociais e eleições no Brasil.. 1. ed. Salvador: Edufba, 2013.

Capítulo de Livros:

MENDONCA, R. F. ; SAMPAIO, R. C. ; BARROS, S. A. R. . INTRODUÇÃO: Alguns passos em um campo em formação: deliberação online no Brasil (no prelo). In: Ricardo Mendonça Fabrino; Rafael Cardoso Sampaio; Samuel Anderson Rocha Barros. (Org.). Deliberação online no Brasil entre iniciativas de democracia digital e redes sociais de conversação. 1ed.Salvador: Edufba, 2016, v. , p. 0-1.

BRAGATTO, R. C. ; NICOLAS, M. A. ; SAMPAIO, R. C. . Marco Civil da Internet: as duas fases da consulta online do Executivo em perspectiva comparada. In: Ricardo Mendonça Fabrino; Rafael Cardoso Sampaio; Samuel Anderson Rocha Barros. (Org.). Deliberação online no Brasil: entre iniciativas de democracia digital e redes sociais de conversação. 1ed.Salvador: Edufba, 2016, v. , p. 1-1.

SAMPAIO, R. C.. e-Orçamentos Participativos: prospecção de iniciativas e reflexões sobre formas de e-participação. In: Christiana Freitas. (Org.). Inovação, Governança Digital e Políticas Públicas: Conquistas e Desafios para a Democracia. 1ed.Belo Horizonte: Arraes, 2016, v. , p. 1-.

SAMPAIO, R. C.; BARROS, S. A. R. . Para além da deliberação online: os fóruns do OP Digital como método de avaliação da política pública. In: Alessandra Aldé; Francisco Paulo Jamil Almeida Marques. (Org.). Internet e poder local. 1ed.Salvador: Edufba, 2015, v. 1, p. 359-392.

SAMPAIO, R. C.; BARROS, S. A. R. . A deliberação on-line como método de pesquisa: um panorama de indicadores e elementos de contexto para a aplicação. In: José Carlos Ribeiro; Vitor Braga; Paulo Victor Sousa. (Org.). Performances interacionais e mediações sociotécnicas. 1ed.Salvador: Edufba, 2015, v. , p. 257-283.

SAMPAIO, R. C.; PEIXOTO, T. . Electronic Participatory Budgeting: false dilemmas and true complexities 4. Hope for Democracy: 25 years of Participatory Budgeting worldwide. 1ed.São Brás de Alportel: In Loco Association, 2014, v. , p. 413-426.

SAMPAIO, R. C.. Do conceito de governo aberto às suas relações com a e-democracia. In: Marcelo Soares Pimenta; Diego Rafael Canabarro. (Org.). Governança Digital. 1ed.Porto Alegre: Editora UFRGS, 2014, v. 1, p. 12-22.

AGGIO, C.O. ; SAMPAIO, R. C. . A democracia digital do gabinete do governador: o perfil e os limites de um modelo consultivo de participação. In: Sérgio Amadeu da Silveira; Sérgio Braga; Cláudio Penteado. (Org.). Cultura, política e ativismo nas redes sociais. 1ed.São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2014, v. 1, p. 215-242.

SAMPAIO, R. C.; BARROS, S. A. R. . Deliberação no jornalismo online: um estudo dos comentários do Folha.com. In: Lucas Reino; Thaísa Bueno. (Org.). Comentários na Internet. 1ed.Imperatriz: EDUFMA, 2014, v. 1, p. 41-56.

MARQUES, F. P. J. A. ; SAMPAIO, R. C. ; AGGIO, C.O. . Introdução (Do clique à urna: internet, redes sociais e eleições no Brasil). In: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques; Rafael Cardoso Sampaio; Camilo Aggio. (Org.). Do clique à urna: internet, redes sociais e eleições no Brasil.. 1ed.Salvador: Edufba, 2013, v. 1, p. 1-.

MARQUES, F. P. J. A. ; SAMPAIO, R. C. . Internet e Eleições 2010 no Brasil: Rupturas e continuidades nos padrões mediáticos das campanhas políticas online.. In: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques; Rafael Cardoso Sampaio; Camilo Aggio. (Org.). Do clique à urna: internet, redes sociais e eleições no Brasil.. 1ed.Salvador: Edufba, 2013, v. 1, p. 10-.

SAMPAIO, R. C.; AZEVEDO, D. P. ; ALMADA, M. P. . Esfera civil e eleições 2010: uma análise de iniciativas on-line para maior controle por parte da sociedade. In: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques; Rafael Cardoso Sampaio; Camilo Aggio. (Org.). Do clique à urna: internet, redes sociais e eleições no Brasil. 1ed.Salvador: Edufba, 2013, v. , p. 15-99.

SAMPAIO, R. C.; PEIXOTO, T. . OP e tecnologia: falsos dilemas e verdadeiras complexidades. In: Nelson Dias. (Org.). Esperança democrática: 25 anos de orçamentos participativos no mundo. 1ed.SÃO BRÁS DE ALPORTEL: ASSOCIAÇÃO IN LOCO, 2013, v. , p. 401-414.

AGGIO, C.O. ; SAMPAIO, R. C. . Democracia Digital e Participação: Os modelos de consulta e os desafios do Gabinete Digital. In: Giuseppe Cocco. (Org.). Gabinete Digital; análise de uma experiência. 1ed.Porto Alegre: : Companhia Rio- grandense de Artes Gráfica (CORAG), 2013, v. , p. 19-36.

SAMPAIO, R. C.; TEIXEIRA, J. S. . Percepção de Mídia Hostil no Twitter. In: Luiz Claudio Martino; Giovandro Marcus Ferreira; Antonio Hohlfeldt; Osvando José de Morais. (Org.). Teorias dos meios de comunicação no Brasil e no Canadá. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2013, v. II, p. 129-143

Dra.  Regiane Regina Ribeiro

Artigo Científico

RIBEIRO, R. ; SILVESTRIN, C. B. .Uma abordagem paranaense sobre o consumo cultural juvenil e a convergência midiática: um relato analítico. Comunicação, Mídia e Consumo (ESPM. Online), v. 13, p. 98-119, 2016.

RIBEIRO, R. ; GRECO, K. . A diversidade de gênero nas organizações sob uma análise peucheutiana: novos sujeitos e implicações na prática das relações públicas. Revista UNINTER de Comunicação, v. 4, p. 46-56, 2016; Meio de divulgação: Digital.

RIBEIRO, R. ; LOPES, A. ; BELIN, L. . Jovens, Televisão e Novas Telas: Uma Revista ao Consumo Midiático. Contemporânea (UFBA. Online), v. 13, p. 48-66, 2015.

MORESCO, M. ; RIBEIRO, R. . O Conceito de Identidade nos Estudos Culturais Britânicos e Latino-Americano: Um Resgate Teórico. Animus (UFSM. Online), v. 14, p. 168-183, 2015.

MORESCO, M. ; RIBEIRO, R. . A representação identitária do adolescente em conflito com a lei na mídia paranaense. Contracampo (UFF.), v. 34, p. 81-94, 2015.

LINCH, L. R. ; RIBEIRO, R. . De Davis Riesman a Stuart Hall: a questão da identidade e as obras ‘O homem Duplicado’. Vozes e Diálogo, v. 14, p. 115-123, 2015.

BELIN, Luciane ; RIBEIRO, R. . As cores da periferia: a estética do popular no videoclipe de abertura do programa Esquenta!. Vozes e Diálogo, v. 14, p. 115-136, 2015.

RIBEIRO, R. ; LOPES, A. . O merchandising social como estratégia comunicativa no discurso ficcional televisivo: enquadramentos e leituras. Interin (UTP), v. 16, p. 131-145, 2014.

RIBEIRO, R. ; LOPES, A. . O cinema brasileiro e as identidades híbridas em Ruy Guerra: o olhar latino-africano de um cidadão da vida. Brasiliana, v. 03, p. 441-471, 2014.

RIBEIRO, R. ; LOPES, A. ; PELINSON, F. . Usos dialetais, estereótipos e preconceito linguístico na telenovela “Flor do Caribe”. Vozes e Diálogo, v. 13, p. 33-47, 2014
Link:
RIBEIRO, R. ; LOPES, A. . Imaginação melodramática, cultura e estética televisivas: uma leitura triádica do folhetim na TV. Culturas Midiáticas, v. 07, p. 16-29, 2014.

SILVA, A. L. ; RIBEIRO, R. . O cinema novo brasileiro e a influência das vanguardas cinematográficas europeias. Mediaciones Sociales, v. 12, p. 64-74, 2014.

RIBEIRO, R. ; LOPES, A. . Comunicando diferenças: os processos de hibridização a partir da leitura de la différance nos Estudos Culturais. E-Compós (Brasília), v. 18, p. 01-18, 2014

RIBEIRO, R. ; Dalla Costa, R. M. . The critical reading of the means in the 21st century Brasilian society: From an Ideological struggle to the conquest of citizenship. Synergies Sud-Est européen, v. 4, p. 147-160, 2014

MELO, O. C. ; RIBEIRO, R. . A comunicação em performances-polvo: corporalidades inassimiláveis em gordura e suor esgarçando os limites de gênero. Revista Contemporânea (UERJ. Online), v. 1, p. 75-90, 2014

LOPES, A. ; RIBEIRO, R. . De ‘Lampião’ à ‘Bela Adormecida’: Análise das hibridizações culturais na telenovela ‘Cordel Encantado’ (2011). Temática (UFPB. Online), v. 05, p. 1-15, 2013.

Capítulo de Livros:

RIBEIRO, R. ; SILVA, A. L. ; BELIN, L . Jovens, televisão e novas telas: uma revisita ao consumo midiático. In: RIBEIRO, Regiane. (Org.). Jovens, Consumo e Convergência Midiática. 1ed. Curitiba: Editora UFPR, 2016, v. 1, p. 60-65.

SILVA, A. L. ; RIBEIRO, R. . Telenovela Brasileira e Estudos Culturais: uma leitura teórica pelo caminho das hibridizações culturais. In: LISBOA FILHO, Flavi Ferreira; BAPTISTA, Maria Manuel. (Org.). Estudos culturais e interfaces: objetos, metodologias e desenhos de investigação. 1ed. Santa Maria: Universidade de Aveiro, Programa Doutoral em Estudos Culturais. Santa Maria: UFSM, Programa de PósGr, 2016, v. 1, p. 247-266.

MARCHIORI, M. ; RIBEIRO, R. ; CONTANI, M. . Comunicação e Reflexividade nas Organizações. In: MARCHIORI, Marlene. (Org.). Faces da Cultura e da Comunicação organizacional – Liderança e Comunicação Interna. 2ed. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2014, v. 6, p. 60-75.

SILVA, A. L. ; RIBEIRO, R. . Para entender a comunicação como processo social básico. In: MARQUES DE MELO, José; FERNANDES, Guilherme Moreira. (Org.). Pensamento Comunicacional Brasileiro O legado das ciências humanas. 1ed. São Paulo: Paulus, 2014, v. 1, p. 269-290.

RIBEIRO, R.; SILVESTRIN, C. B. ; DALLA COSTA, R. M. ; SANTOS, G. L. F. ; BIANCHI, G. S. ; MOCELIN, T. ; DIAS, L. O. .Paraná. In: TOALDO, Mariângela M. (Org.). Brasil em números: Dados para pesquisas de comunicação e cultura em contextos regionais. 1ed. Florianópolis: Insular, 2014, v. 1, p. 247-254.

RIBEIRO, R. ; DALLA COSTA, R. M. . The Critical Reading Of The Means in The 21st Century Brasilian Socienty From an Ideological Struggle to The Conquest of Citizenship. The Critical Reading Of The Means in The 21st Century Brasilian Socienty From an Ideological Struggle to The Conquest of Citizenship. 4ed. Sylvains les Moulins: GERFLINT, 2014, v. 4, p. 147-160.

Livros:

RIBEIRO, R. . Jovens, consumo e convergência midiática. 1.ed. Curitiba: Editora UFPR, 2016. v. 1. 183p.
RIBEIRO, R. ; BRUNETTA, N. . Comunicação Social na Prática do Assistente Social: relações interpessoais. 2.ed., 2015.

Dr. Rodrigo Botelho-Francisco

Artigos Científicos

BOTELHO-FRANCISCO, Rodrigo E.. Literacias emergentes de idosos em projeto de inclusão digital. Medicina (USP.FMRP), v. 49, p. 32-33, 2016.

BOTELHO-FRANCISCO, Rodrigo E.; DAHER-JUNIOR, Francisco José ; DUQUE ESTRADA, Sérgio ; ROCHA, Carlos . RedeIFES: uma perspectiva convergente e viável de uma rede interativa de comunicação horizontal e colaborativa das Insitituições Federais de Ensino Superior do Brasil. Cadernos de Comunicação (UFSM), v. 20, p. 1-19, 2016.

BOTELHO-FRANCISCO, Rodrigo E.; ORLANDO, Alex Fernando. . Investigações e experimentações em softwares para gestão de mídia no domínio do jornalismo: relato sobre interfaces de programação de aplicações. Rebej (Brasília), v. 5, p. 37-50, 2015.

Capítulos de Livros

BOTELHO-FRANCISCO, Rodrigo Eduardo. A Netnographic Approach on Digital Emerging Literacies in the Digital Inclusion Program AcessaSP – Brazil. In: Brasilina Passarelli; Joseph Straubhaar; Aurora Cuevas-Cerveró. (Org.). Handbook of Research on Comparative Approaches to the Digital Age Revolution in Europe and the Americas. 1ed.Hershey, PA: IGI Global, 2015, v. , p. 236-263.

BOTELHO-FRANCISCO, Rodrigo. Literacias digitais e educação: relato de uma experiência de integração das TICs em escolas públicas de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo, Brasil. In: Brasilina Passarelli, Armando Malheiro da Silva, Fernando Ramos. (Org.). e-infocomunicação: estratégias e aplicações. 1ed.São Paulo: Senac, 2014, v. 1, p. 145-168.

Dra.  Rosa Maria Cardoso Dalla Costa

 Artigo Científico

HORN, A. T. ; DIAS, L. O. ; DALLA COSTA, R. M. C. . Ensino de jornalismo e novas práticas jornalísticas no século XXI: globalização, sociedade e tecnologia. Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura (UFPR), v. 10, p. 141-158, 2015.

RIBEIRO, R. ; DALLA COSTA, R. M. C. . The critical reading of the means in the 21st century Brasilian society: From an Ideological struggle to the conquest of citizenship. Synergies Sud-Est européen, v. 4, p. 147-160, 2014.

BUENO, P. A. R. ; DALLA COSTA, R. M. C. ; BUENO, R. E. . A educomunicação na educação musical e seu impacto na cultura escolar. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 39, p. 493-507, 2013

DALLA COSTA, R. M. C. ; DIAS, L. O. . TV Multimídia: uma tela de oportunidades para a Educomunicação nas escolas públicas do Paraná. Comunicação e Educação (USP), v. 2, p. 33-42, 2013

Capítulo de Livros:

DALLA COSTA, R. M. C. . O sistema Paulo Freire e os desafios da educação-comunicação e cultura no século XXI. In: MARQUES DE MELO; José e FERNANDES, Guilherme Moreira. (Org.). Pensamento Comunicacional Brasileiro O legado das ciências humanas. 1ed. São Paulo: Paulus, 2014, v.1, p. 131-138.

DALLA COSTA, R. M. C. . Conhecer a história da comunicação sem regionalismos reducionistas. In: ARAGÃO, Iury Parente; MORAIS, Osvandro; JACONI, Sonia. (Org.). Fortuna crítica de José Marques de Melo. Teoria e pedagogia da comunicação. 1ed. São Paulo: Intercom, 2013, v. 2, p. 229-241.

DALLA COSTA, R. M. C. ; COSTA, A. J. D. . A educomunicação nas empresas: o caso do Instituto GRPCOM. In: KOVALESKI, Rogério. (Org.). Reflexões sobre a comunicação contemporânea. 1ed. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013, v.1, p. 103-118.

Livros:

MELO, J. M. (Org.) ; DALLA COSTA, R. M. C. (Org.) ; FONSECA, J. (Org.) . Paradigmas Brasileiros em Ciências da Comunicação. 1.ed. São Paulo: Intercom, 2012. v.1. 585p.
Venda

DALLA COSTA, R. M. C.; MACHADO, R. C. ; SIQUEIRA, D. . Teoria da Comunicação na América Latina: da herança cultural à construção de uma identidade própria. 1.ed. Curitiba: Editora UFPR, 2006. v. 1000. 195p.

Dra. Valquiria Michela John

Artigos Científicos

SILVA, L. A. P.; JOHN, V. M. Identidades de gênero nos estudos de recepção de telenovela: um olhar sobre a produção stricto sensu da última década. Revista FAMECOS (Online), v. 23, p. 21180-21194, 2016.

SCHLINDWEIN, ANDRE; JOHN, VALQUIRIA. The interaction with the news: an analysis of the public behavior on Radio Cidade AM of Brusque’s website and fanpage. Estudos em Comunicação, v. 1, p. 165-188, 2016.

SCHMITZ, D.; PIEDRAS, E.; WOTTRICH, L. H.; SILVA, L. A. P. ; PIENIZ, M.; JACKS, N.; JOHN, V. M. Estudos de recepção: estado da questão e os desafios pela frente. Intercom (São Paulo. Online), v. 38, p. 109-128, 2015.

GOMES, F.; JOHN, V. M. Everybody Lies: o estudo das emoções na série Lie To Me. Estudos em Comunicação, v. 18, p. 77-121, 2015.

VARGAS, P. T.; AZEVEDO, R.; SANTOS, R. S.; JOHN, V. M. Comunicação visual e transformações gráficas ocorridas nas capas da revista Veja ao longo de seus 45 anos de história. Revista Anagrama (USP), v. 9, p. 1-13, 2015.

PEREIRA, E. C. R.; JOHN, V. M. A venda da fé pela mídia: análise do discurso religioso apresentado no programa de TV da Igreja Mundial do Poder de Deus. Revista Anagrama (USP), v. 9, p. 1-15, 2015.

SCHMITZ, D.; PIEDRAS, E.; WOTTRICH, L. H.; SILVA, L. A. P.; PIENIZ, M.; JACKS, N.; JOHN, V. M. Reception studies: state of the issue and challenges ahead. InterCom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 38, p. 109-128, 2015.

SCHMITZ, Daniela; WOTTRICH, L. H.; SILVA, L. A. P.; PIENIZ, Mônica; JACKS, Nilda; JOHN, V. M. Estudo de recepção: estado da questão e os desafios pela frente. Intercom (São Paulo. Impresso), v. 38, p. 108-121, 2015.

JOHN, V. M.; COSTA, F. Estudos de recepção sob a ótica das masculinidades: uma lacuna nas pesquisas de comunicação brasileiras. Novos Olhares, v. 3, p. 61-71, 2014.

JOHN, V. M.; COSTA, F.; TONINI, J. Jornalismo científico, ambiental e de saúde: análise dos trabalhos apresentados nos primeiros dez encontros da SBPJor. Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 1, p. 1-17, 2014.

JOHN, VALQUIRIA MICHELA. Jornalismo esportivo e equidade de gênero: a ausência das mulheres como fonte de notícias na cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC), v. 11, p. 498-2014, 2014.

GIOPPO, T.; GOMES, F.; JOHN, V. M. Divulgação científica em conteúdo ficcional seriado: análise de United States of Tara. Iniciacom: Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação Social, v. 6, p. 1-18, 2014.

JOHN, VALQUIRIA MICHELA; DA COSTA, FELIPE; BUSNARDO, GUILHERME FELIPE; VARGAS, PRICILLA TIANE; DOS SANTOS, ROBSON SOUZA; CAMINADA, THIAGO AMORIM. Narrativas do tempo presente no jornalismo de revista: um olhar sobre a cobertura da América Latina em 45 anos da Revista Veja. Revista Observatório, v. 2, p. 192-210, 2016.

Capítulos de Livros

SILVA, A. L.; JOHN, V. M. Visibilidade e representação de corpos abjetos no audiovisual: as mulheres trans na ficção seriada via streaming. In: Carla Cândida Rizzoto. (Org.). Comunicação e gênero: um panorama da pesquisa empírica no cenário nacional. 1ed.Londrina: Syntagma Editores, 2016, v. 1, p. 73-91.

JACKS, N.; PIENIZ, M.; SCHMITZ, D.; MAZER, D.; OIKAWA, E.; SGORLA, F.; SIFUENTES, L.; SILVA, L. A. P.; FEITOSA, S.; JOHN, V. M.; GRIJO, W. Telenovela em redes sociais: enfoque longitudinal na recepção de três narrativas. In: Maria Immacolata Vassalo de Lopes. (Org.). Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira. 0ed.Porto Alegre: Sulina, 2015, v. 0, p. 281-317.

JOHN, V. M. Recepção dos conteúdos jornalísticos: gênese e lacunas. In: Nilda Jacks. (Org.). Meios e Audiências II: a consolidação dos estudos de recepção no Brasil. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2014, v. 1, p. 139-169.

JOHN, V. M.; COSTA, F. Mulheres, identidade de gênero e sexualidade: problemáticas e desafios a partir do recorte por sexto. In: Nilda Jacks. (Org.). Meios e Audiências II: a consolidação dos estudos de recepção no Brasil. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2014, v. 1, p. 217-246.

JACKS, N.; SILVA, L. A. P.; PIENIZ, M.; JOHN, V. M. Estudar a recepção: uma agenda coletiva. In: Veneza Mayora Ronsini; Denise Cogo; Jerónimo Repoll. (Org.). Estudos de Recepção Latino-Americanos: métodos e práticas. 0ed.Barcelona: Bellaterra, Instituto de la Comunicación, Universitat Autònoma de Barcelona, 2014, v. 0, p. 108-121.

JACKS, N.; JOHN, V. M. Estudos de recepção: parte da história recente. In: João Cláudio Garcia R. Lima; José Marques de Melo. (Org.). Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil: 2012/2013. 1ed.Brasilia: IPEA, 2013, v. 4, p. 113-124.

JACKS, N.; OIKAWA, E.; GRIJO, W.; ALVES, D. A.; PIEDRAS, E.; SGORLA, F.; WOTTRICH, L. H.; SIFUENTES, L.; SILVA, L. A. P.; PIENIZ, M.; FEITOSA, S.; JOHN, V. M.; RONSINI, V. Passione e Avenida Brasil: produção crossmídia e recepção transmidiática?. In: Maria Immacolata Vassalo de Lopes. (Org.). Estratégias de transmidiação na ficção televisiva brasileira. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2013, v. 1, p. 179-215.

UFPR Fbrica de Comunicao Prattica CACOS Comunicao