Grupos de pesquisa da Linha 1 – Comunicação e Formações Socioculturais

COM XXI:  O grupo de pesquisa “Comunicação para o Século XXI” busca compreender os distintos modos de interação social nas práticas comunicativas. Tais interações são observadas no contexto da sociedade contemporânea, com ênfase nos sistemas midiáticos de comunicação. A mídia é compreendida como um ambiente cultural, considerada e relacionada além dos meios convencionais e dos suportes tecnológicos. O interesse deste grupo de pesquisa  concentra-se no contexto desse ambiente cultural, permeado por questões sociotécnicas, sociohistóricas, institucionais e políticas. Dentro do grupo, as pesquisas desenvolvidas sobre interações sociais nas práticas comunicativas abrangem estudos sobre convergência, mobilidade, formatos audiovisuais, consumo, comunicação organizacional, responsabilidade social, jornalismo e políticas da comunicação. O COMXXI é formado por professores de diversas instituições (UFPR, UEPG, UTP, UEL e PUCPR).

Comunicação e Cultura Ciber (Click): O olhar da Comunicação e a perspectiva culturalista nos estudos sobre cultura ciber (cibercultura). Aspectos históricos, sociológicos, econômicos e tecnológicos do campo. História, filosofia e ética da cultura ciber. Práticas e processos de comunicação na/da cultura ciber. Imbricações entre o campo da Comunicação, seus campos mais próximos e a cultura ciber. Jornalismo, publicidade, propaganda e marketing digital (novas práticas; metamorfoses/mutações e essencialidades/permanências. Redes sociais e sociabilidade em rede. Materialidades da cultura ciber. Lugar e não-lugar, espaço e tempo, corpo, ciborgues, cibercidades e cultura urbana digital. Ciberativismo. Artes digitais.

 NEFICS “Núcleo de Estudos em Ficção Seriada” é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR. O grupo tem o objetivo de aprofundar leituras, reflexões e estudos de caso acerca da ficção seriada brasileira, latino-americana e a advinda de outros países. Partindo da teledramaturgia, telenovela, minissérie, série, seriados e chegando às HQs e cinema, este núcleo pretende abarcar pesquisas vinculadas às questões como adaptações, processos produtivos e narrativos, matrizes culturais e representações sociais, estética da imagem, formatos e estilística da teledramaturgia, regimes estéticos de interação, estudos de produção e recepção, além de outras temáticas que direta ou indiretamente digam respeito às reflexões do grupo. Um dos objetivos específicos é fomentar a pesquisa junto à graduação em Comunicação Social.

O ECCOS reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento para contribuir com investigações relacionadas às interfaces entre Comunicação, Consumo e Antropologia. Busca, ainda, subsidiar educadores, pesquisadores e futuros profissionais (graduandos) com ferramentas para a análise e a crítica sobre o atual sistema de significação ¿ o consumo, cujo princípio lógico é o de atender as necessidades simbólicas do homem, operando como estruturador de valores, identidades, relações sociais ao definir mapas culturais. Portanto, a Antropologia do Consumo é o ponto de partida para a prismatização de rituais, narrativas, mitos, sistemas de classificação, pensamentos mágicos, ontologias e mundividências existentes na urbanidade. O objetivo principal é interpretar as conexões entre os indivíduos e os objetos, os grupos, a cidade e a natureza.

Grupos de pesquisa da linha 2 – Comunicação e Política

Comunicação e participação políticaO grupo discute a comunicação como fundamento nos processos de participação política de diversos atores coletivos. Nesse sentido, as pesquisas se voltam para os seguintes recortes: a relação entre comunicação e movimentos sociais, ações midiatizadas de ativismo político, mobilização política, experiências de governo eletrônico, conselhos populares, orçamentos participativos e ativismo digital, direitos humanos, gênero, comunicação pública e outras formas pelas quais os atores coletivos participam da construção de espaços democráticos em busca de reconhecimento social. Inclui também abordagens que tratam da cobertura jornalística da política e de temas relacionados aos interesses do grupo

 Comunicação Eleitoral (CEL): O grupo de pesquisa tem por objeto a Comunicação Eleitoral, organizando pesquisadores e trabalhos de análise nos complexos processos de representação nas democracias contemporâneas. Tem por objetivo analisar os mecanismos de representação, práticas explicitadas em períodos de campanha eleitoral, assim como os papeis das diferentes instituições e organismos coletivos/sociais envolvidos nos processos eleitorais. Os principais objetos empíricos de análise são os conteúdos veiculados pelos meios de comunicação de massa a respeito dos processos eleitorais, tanto os produzidos pela elite política (propaganda eleitoral), quanto os que contemplam outros atores, como o jornalismo eleitoral. Também se pretende estabelecer como objeto analítico os processos de interação, produção e recepção de conteúdos dos meios tradicionais e novos meios de comunicação, em especial o uso das chamadas redes sociais digitais. O grupo de pesquisa pretende, originalmente, reunir pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior brasileiras e de outros países a partir de dois programas de pós-graduação fundamentalmente: Programa de Pós-graduação em Comunicação Social PPGCS/UFPR e Programa de Pós-graduação em Ciência Política PPGCP/UFPR.

Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP): O grupo analisa o debate sobre temas públicos em webportais de notícias e em redes sociais com o objetivo de verificar que conteúdos mais mobilizam os debatedores e quais as formas predominantes de participação nas novas modalidades de debate público em ambientes digitais. O objeto de análise é a comunicação política, em especial em processos eleitorais, que se desenrolam em ambientes informacionais complexos, principalmente mediados pelas novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs). Um objetivo complementar é recolher (minerar) dados comparativos entre conteúdos postados em diferentes websites e o perfil do debate em cada um dos espaços, assim como a relação das posições públicas dos produtores de conteúdos, notadamente os portais noticiosos, e as opiniões dos webleitores nos espaços públicos de comentários de portais eletrônicos e redes sociais. As principais questões que norteiam a pesquisa são: como se dá o debate político em ambientes típicos das novas tecnologias de comunicação? No caso brasileiro, é possível identificar diferenças significativas em relação ao debate apresentado pelos meios convencionais de difusão de informação, em especial os impressos? Existe um novo espaço de socialização e debate livre das restrições institucionais dos meios de comunicação convencionais, com maior pluralidade de vozes e participação do cidadão interessado em política? A metodologia predominante é quantitativa de análise de conteúdo a partir de categorias pré-estabelecidas como temas, abrangência, disposição para debate e
presença dos nomes das personalidades públicas nos conteúdos da web.

PONTE : O Grupo de Pesquisa  em Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE) reflete acerca dos conceitos e experiências fundamentais que caracterizam a interface mantida entre Comunicação e Democracia. A partir da leitura, da discussão aprofundada, e da produção científica concernente a questões como (1) a função e o desempenho político dos mass media, (2) as formas da comunicação política mediada e (3) os efeitos e reverberações dos media sobre a esfera e a opinião públicas, pretende-se compreender os dilemas comunicacionais mais significativos a permearem o jogo democrático contemporâneo. Empiricamente, o Grupo dedica-se à análise de experiências e iniciativas que envolvem Jornalismo Político, Propaganda Eleitoral, Comunicação Digital e Comunicação Institucional a fim de inventariar e desenvolver ferramentas voltadas para aperfeiçoar práticas democráticas.

UFPR Fbrica de Comunicao Prattica CACOS Comunicao