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I Seminário de Tese do PPGCOM da UFPR será transmitido pela internet
09 dezembro 2020
I Seminário de Tese do PPGCOM da UFPR será transmitido pela internet
Evento reúne pesquisas que estão sendo desenvolvidas pela primeira turma de doutorado do programa
O Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM-UFPR) promove, nos dias 17 e 18 de dezembro, o I Seminário de Tese dos alunos que compõem a primeira turma de Doutorado. As pesquisas em andamento são das linhas de Comunicação e Formações Socioculturais e Comunicação, Política e Atores Coletivos. Neste ano, as apresentações serão transmitidas pela página do PPGCOM no Facebook durante os dois dias. O evento é aberto à comunidade.
A coordenadora do programa Michele Massuchin destaca que o Seminário de Tese tem uma função essencial no desenvolvimento científico e representa um espaço importante de troca, principalmente após um ano letivo marcado pelo ensino à distância. “O seminário ocupa um espaço de melhoria para a pesquisa em desenvolvimento. É também para que os doutorandos recebam um feedback, por meio do relato de outros pesquisadores que ainda não conhecem a pesquisa com proximidade. Isso traz um olhar de fora, de alguém que vai trazer algo positivo para agregar”, comenta. A coordenadora lembra, ainda, que o evento pode apontar caminhos para quem pensa em ingressar no programa. “As pessoas interessadas em entrar no mestrado e no doutorado podem ter uma perspectiva do que se pesquisa no PPGCOM. Serve como uma porta de entrada para conhecer nosso programa, nossas pesquisas e ter uma ideia do que estamos desenvolvendo”, completa. Para assistir as apresentações basta acessar o link da sala (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgcom-ufpr).
Abaixo, a programação completa do I Seminário de Tese do PPGCOM-UFPR e o resumo de cada pesquisa. Confira:
17/12 – quinta-feira
14h – Guilherme Pires
Resumo: Em sociedades midiatizadas, ou em vias de midiatização, observa-se a importância que a cultura das mídias têm na contemporaneidade para o fazer científico. O divulgador, ora identificado como cientista, desenvolve movimentos em múltiplas direções em um processo de hibridização entre as duas práticas: comunicacionais e científicas.
Orientador: Profª Dra. Myrian Del Vecchio
15h – Manoella Fortes Fiebig
Resumo: A pesquisa busca explorar o conceito de jornalismo de automação e refletir sobre o fenômeno, indicando limitações e possibilidades abertas pelos sistemas guiados por processamento de linguagem natural, alertando para o fato de que o jornalismo de automação inaugura um novo paradigma para a profissão, que envolve não só a implementação de sistemas e o contexto tecnológico, mas também social, econômico e de ensino.
Orientadora: Profª Dra. Claudia Quadros
16h – Eveline Araujo
Resumo: O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar o conjunto da obra da antropóloga-cineasta portuguesa Catarina Alves Costa, inserido no contexto da cibercultura, privilegiando o material que esteja disponível para livre acesso. As teorias que nortearão a análise partem da epistemologia latino-americana e da teoria feminista, tendo como premissa o potencial dialógico constitutivo dos filmes etnográficos.
Orientador: Prof. Dr. João Martins Ladeira
18/12 – sexta-feira
9h – Helen Anacleto
Resumo: A pesquisa pretende analisar de que forma a luta por reconhecimento de atletas com deficiência é enquadrada no Esporte Espetacular, no canal do Youtube do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), representante advocacy dos atletas, e no campo social desses atores. Entre os nossos objetivos estão entender de que forma esses enquadramentos impulsionam ou tornam invisível a luta por reconhecimento dos atletas; como esses quadros podem ser confrontados com o conteúdo produzido representante advocacy dos atletas e como se dá o atravessamento de sentido entre o enquadramento midiático e as lutas enfrentadas pelos atletas em sua vida social.
Orientadora: Profª Dra. Kelly Cristina Prudencio
10h – Patricia G. Melo
Resumo: A pesquisa situa-se na interface de três discussões: a revitalização do espaço público; as políticas públicas culturais e usos da cultura como instrumentalização da requalificação urbana; e os processos comunicacionais que articulam discursos em prol de imagens-síntese acerca da cidade. O objeto de estudo escolhido é o cinema de rua Cine Passeio, inaugurado em março de 2019 em Curitiba (PR) – um dos equipamentos culturais do município.
Orientadora: Profª Dra. Regiane Ribeiro
11h – Afonso Ferreira Verner
Resumo: O projeto de tese busca problematizar o uso do Twitter como mecanismo de campanha online nas eleições municipais de 2020. O corpus é formado por conteúdos coletados nas contas dos(as) prefeituráveis das 26 capitais brasileiras. Por fim, pretende-se usar dados sobre gastos de campanha online, patrimônio e outras informações socioeconômicas como variáveis explicativas
Orientador: Prof. Dr. Emerson Cervi
*Intervalo*
14h – Luciane Belin
Resumo: A pesquisa propõe revisitar o conceito de esfera pública a partir das discussões e releituras contemporâneas que consideram as perspectivas feministas da dicotomia público/privado. O trabalho analisará como as mulheres incorporam as conversações em grupos online com outras mulheres na formação de redes sociais offline e no seu processo cotidiano de deliberação sobre assuntos relacionados a liberdades reprodutivas – aborto, métodos contraceptivos e maternidade.
Orientadora: Profª Dra. Carla Candida Rizzotto
15h – Nilton Kleina
Resumo: A pesquisa pretende identificar argumentos e estratégias persuasivas de vlogs de política no YouTube por membros da chamada Nova Direita brasileira. A partir do desenvolvimento de uma metodologia que envolve a Análise de Conteúdo e a Análise Retórica, o estudo permite a compreensão de estrutura, organização e atuação de oradores dispostos a convencer uma audiência com base na fala, identificando de que modo esses influenciadores digitais utilizam gêneros, técnicas e elementos retóricos na plataforma de vídeos.
Orientador: Prof. Dr. Rafael Cardoso Sampaio
16h – Tiago Alvarez
Resumo: O presente estudo busca aproximar os campos das ciências humanas e ciências biológicas, por meio da investigação dos efeitos cromáticos da cinematografia. A cor nos afeta cognitivamente e pode ser usada para influenciar a experienciação de um filme. Como o cinema representa parte da indústria cultural, a cinematografia é passível de ser analisada pelos prismas da Antropologia do Consumo e da Neurociência do Consumo.
Orientador: Prof. Dr. Hertz Wendell