Disciplinas obrigatórias para o Mestrado

Teorias da Comunicação,  4 créditos, 60 horas.
Metodologias de Pesquisa em Comunicação, 4 créditos, 60 horas.
Seminário de dissertação, 4 créditos, 60 horas.

Disciplinas obrigatória para o Doutorado

Teorias da Comunicação,  4 créditos, 60 horas.
Metodologias de Pesquisa em Comunicação, 4 créditos, 60 horas.

 Tópicos Avançados de Teoria e Pesquisa em Comunicação, 4 créditos, 60 horas

Seminário de Tese I, 4 créditos, 60 horas

Seminário de Tese II, 4 créditos, 60 horas

Disciplinas optativas

Comunicação, Esfera Pública e Atores Sociais , 4  créditos,  60 horas
Consumo Cultural e Midiático, 4 créditos, 60 horas
Cultura Digital e Sociedade Contemporânea,  4  créditos, 60 horas
Jornalismo, Memória e Narrativas Culturais,  4 créditos,  60 horas
Estágio de Docência I,  2  créditos, 30 horas (obrigatória para todos os doutorandos e para os bolsistas do Mestrado)
Estágio de Docência II,  2  créditos, 30 horas (obrigatória para todos os doutorandos)
Internet e Política,  4 créditos,  60 horas
Jornalismo Político e Opinião Pública, 4  créditos  60 horas.
Mídia e Eleições, 4 créditos, 60
Mídia e Representações Identitárias, 4 créditos, 60 horas.
Seminário Temático I  2 créditos, 30 horas.
Seminário Temático II  2  créditos, 30 horas.
Seminário Temático III 2  créditos, 30 horas.
Seminário Temático IV 2 créditos,  30 horas.
Teoria Política e Comunicação , 4 créditos,  60 horas.
Tópicos Especiais em Comunicação e Formações Socioculturais I – Metodologias Específicas, 4 créditos, 60 horas.
Tópicos Especiais em Comunicação e Formações Socioculturais II – Processos Midiáticos e Práticas Culturais, 4 créditos, 60 horas.
Tópicos Especiais em Comunicação e Política I – Metodologias Específicas, 4  horas, 60 horas
Tópicos Especiais em Comunicação e Política II – Comunicação e Democracia, 4 horas, 60 horas

 

Ementas

METODOLOGIA DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO – obrigatória (M/D), 60 horas, 4 créditos – Ementa – A Comunicação como campo do conhecimento científico. Paradigmas teórico-metodológicos da pesquisa em Comunicação. Métodos e Técnicas de Pesquisa Científica. A pesquisa como processo em construção. Definição do objeto de pesquisa; formulação de hipóteses e análise dos resultados. Etapas de elaboração do Projeto de Pesquisa.

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO – obrigatória (M/D), 60 horas, 4 créditos – Ementa – Bibliografia Trajetória teórica da comunicação como objeto de estudo e como campo do conhecimento. Media effects, abordagem compreensiva do processo de comunicação, estudos críticos sobre a mídia. Estudos culturais: escola de Birmingham, perspectiva latino-americana e outras abordagens contemporâneas.

TÓPICOS AVANÇADOS DE TEORIA E PESQUISA EM COMUNICAÇÃO – obrigatória (D), 60 horas, 4 créditos – Ementa – Aprofundamento das discussões mais recentes sobre comunicação nas suas diversas interfaces. Debates contemporâneos sobre diferentes perspectivas teórico-metodológicas: pesquisas comparativas, estudos de sistemas midiáticos, utilização de pesquisas com big data, discussões epistemológicas sobre o campo da comunicação, midiatização e sociedade.

SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO – obrigatória (M), 60 horas, 4 créditos – Ementa – Acompanhamento do andamento das pesquisas que fundamentam as dissertações de Mestrado.

SEMINÁRIO DE TESE I – obrigatória (D), 60 horas, 4 créditos – Ementa – Busca suplementar os conteúdos oferecidos na disciplina Metodologia de pesquisa e Tópicos Avançados, com o objetivo de contribuir no processo de maturação e implementação dos projetos de tese. As opções bibliográficas deverão se ajustar às demandas específicas colocadas pelos mestrandos em diferentes etapas de suas trajetórias de pesquisa.

SEMINÁRIO DE TESE II – obrigatória (D), 60 horas, 4 créditos – Ementa – Acompanhamento do andamento das pesquisas que fundamentam as teses de doutorado.

COMUNICAÇÃO, ESFERA PÚBLICA E ATORES SOCIAIS – eletiva, 60 horas, 4 créditos – Ementa – A relação entre comunicação e esfera pública. Participação popular e mobilização social como processos de comunicação política. Lutas por reconhecimento. Condições para argumentação pública e construção do debate político.

CONSUMO CULTURAL E MIDIÁTICO – eletiva, 60 horas, 4 créditos – Ementa – O consumo e suas implicações econômicas, sociais e culturais. O consumo e a pesquisa acadêmica: pré-conceitos, teorias e tendências. Consumo como campo de pesquisa em comunicação e as interdisciplinaridades possíveis. Consumo, imagem, estética e cultura midiática. Consumo e imaginário: mito, mídia, culto e arte. Consumo, grupos, identidades e etnografias.

CULTURA DIGITAL E SOCIABILIDADE CONTEMPORÂNEA – eletiva, 60 horas, 4 créditos – Ementa – Conceitos de cultura digital. Sociabilidade mediada por interações digitais em rede. Práticas de comunicação em processo de reconfiguração de produção, circulação e consumo. Aspectos específicos da sociabilidade contemporânea em espaços de fluxos: lugar e não-lugar; espaço e tempo; corpo; cultura urbana digital; ativismo em rede.

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I – obrigatória para todos os doutorandos e para os bolsistas do Mestrado, 30 horas, 2 créditos – Ementa – Atividade curricular definida como a participação do aluno em atividades de Ensino na educação superior da UFPR. Compreende acompanhamento, preparação, planejamento e execução das aulas – sempre com a supervisão do professor.

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA II – obrigatória para todos os doutorandos, eletiva para os mestrandos, 30 horas, 2 créditos – Ementa – Atividade curricular definida como a participação de aluno em atividades de Ensino na educação superior da UFPR. Compreende acompanhamento, preparação, planejamento e execução das aulas, com a supervisão do professor, bem como auxílio na avaliação discente e exercício de orientação de trabalho de conclusão de curso na graduação.

INTERNET E POLÍTICA – eletiva, 60 horas, 4 créditos – Ementa – O impacto das redes digitais, mídias sociais e tecnologias móveis nas formas de comunicação política contemporâneas e nas diferentes atividades políticas. O uso de tais tecnologias por instituições e atores ligados ao sistema político-formal. A apropriação das tecnologias digitais pela sociedade civil, incluindo diferentes meios de organização, mobilização, manifestação, protestos por agentes da esfera civil.

JORNALISMO POLÍTICO E OPINIÃO PÚBLICA – eletiva, 60 horas, 4 créditos – Ementa – Interfaces entre Teorias do Jornalismo e Teorias da Democracia. Jornalismo Político e o conceito de Campo Social. Organizações jornalísticas, instituições políticas e opinião pública. O Jornalismo como ator político. A relação entre a cobertura política e as seções noticiosa e opinativa dos jornais. Jornalismo e eleições. Estudos sobre Jornalismo Político e efeitos de mídia.

JORNALISMO, MEMÓRIA E NARRATIVAS CULTURAIS – eletiva, 60 horas, 4 créditos – Ementa – Narrativa jornalística como construção da memória. Narrativas horizontais e verticais em profundidade: história, movimentos, conceitos, gêneros. Narrativas midiáticas contemporâneas e jornalismo. Estética e sistemas narrativos no jornalismo digital. Leitura e experiência estética.

MÍDIA E ELEIÇÕES – eletiva, 60 horas, 4 créditos – Ementa – Conceitos de campanhas eleitorais modernas. Democracia representativa. Campanhas permanentes. Imagem pública. Meios de comunicação e informação em períodos eleitorais. Sistemas políticos e sistemas midiáticos.

MÍDIA E REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS – eletiva, 60 horas, 4 créditos – Ementa – Narrativas midiáticas, identidades e representações sociais. Identidades e diversidade sociocultural na mídia: conteúdos, circulação e modos de apropriação. Representações sociais, mídia e práticas socioculturais

SEMINÁRIO TEMÁTICO I – eletiva, 30 horas, 2 créditos – Ementa – Os seminários temáticos abordam questões específicas com o objetivo de atualizar, complementar e aprofundar discussões teóricas e metodológicas em comunicação. Os seminários podem ser oferecidos e ministrados por professores convidados de outros programas de pós-graduação.

SEMINÁRIO TEMÁTICO II – eletiva, 30 horas, 2 créditos – Ementa – Os seminários temáticos abordam questões específicas com o objetivo de atualizar, complementar e aprofundar discussões teóricas e metodológicas em comunicação. Os seminários podem ser oferecidos e ministrados por professores convidados de outros programas de pós-graduação.

SEMINÁRIO TEMÁTICO III – eletiva, 30 horas, 2 créditos – Ementa – Os seminários temáticos abordam questões específicas com o objetivo de atualizar, complementar e aprofundar discussões teóricas e metodológicas em comunicação. Os seminários podem ser oferecidos e ministrados por professores convidados de outros programas de pós-graduação.

SEMINÁRIO TEMÁTICO IV – eletiva, 30 horas, 2 créditos – Ementa – Os seminários temáticos abordam questões específicas com o objetivo de atualizar, complementar e aprofundar discussões teóricas e metodológicas em comunicação. Os seminários podem ser oferecidos e ministrados por professores convidados de outros programas de pós-graduação.

TEORIA POLÍTICA E COMUNICAÇÃO – eletiva, 60 horas, 4 créditos – Ementa – Princípios da teoria política moderna. Teoria crítica da comunicação. Comportamento político. Cultura política. Comunicação e processos de representação. Esfera pública moderna. Conceitos de poder, sociedade, Estado, instituições e sistemas comunicacionais.

TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO E FORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS I: METODOLOGIAS ESPECÍFICAS – eletiva, 60 horas, 4 créditos – Ementa – A disciplina visa atender às necessidades das pesquisas dos pós-graduandos, bem como as especificidades dos grupos de pesquisa do PPGCOM. Pode abordar métodos e técnicas específicas, como análise de conteúdo e de discurso, grupos focais, etnografia, netnografia, observação sistemática, análise de imagem, estudos de recepção, entre outros, possibilitando o diálogo com o desenvolvimento de novas perspectivas teórico metodológicas no campo da Comunicação.

TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO E FORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS II: PROCESSOS MIDIÁTICOS E PRÁTICAS CULTURAIS – eletiva, 60 horas, 4 créditos – Ementa – Processos e práticas de produção, circulação e recepção dos produtos midiáticos. Análise crítica de mídia: conteúdos, narrativas linguagem, suportes e convergência. Mídia, produção de sentidos, interações e modos de sociabilidade contemporâneos.

TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO E POLÍTICA I: METODOLOGIAS ESPECÍFICAS – eletiva, 60 horas, 4 créditos – Ementa – A disciplina visa atender às necessidades das pesquisas dos pós-graduandos da linha de pesquisa Comunicação e Política, podendo abordar análises estatísticas, estudos de enquadramento noticioso e interpretativo, análises de conteúdo e de discurso, técnicas de entrevistas e grupos focais, bem como explorar softwares de tratamento de dados.

TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO E POLÍTICA II: COMUNICAÇÃO E DEMOCRACIA – eletiva, 60 horas, 4 créditos – Ementa – Estudos específicos das diferentes teorias democráticas em interface com os processos comunicacionais, abordando os modelos de democracia representativa, deliberativa, participativa e digital, com ênfase nesta última. Influência das tecnologias de comunicação e informação, mídias sociais e mídias móveis sobre a teoria democrática. Avaliação de iniciativas institucionais (top-down) e societais (bottom-up) de democracia digital. Diferentes formatos de participação, engajamento, deliberação e consultas digitais.

UFPR Fbrica de Comunicao Prattica CACOS Comunicao