Alunas e professoras de Design Gráfico da UFPR desenvolvem materiais comunicacionais sobre a COVID-19 para a Casa da Estudante Universitária de Curitiba

19 de agosto de 2021 - 20:05h

A partir de uma necessidade identificada pelas moradoras da Casa da Estudante Universitária de Curitiba, a CEUC, a campanha foi desenvolvida em um projeto de extensão do curso de Design Gráfico da UFPR, com uma equipe multidisciplinar.

Os materiais foram desenvolvidos visando o cuidado e bem-estar das moradoras da CEUC, fornecendo informações confiáveis sobre os cuidados com a COVID-19 diretamente às moradoras, considerando suas necessidades coletivas e individuais.

O projeto contou com a participação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPR, assim como professoras e alunas do curso de Design Gráfico da UFPR, com a produção de peças gráficas. Além disso, também contou com o apoio da Rede UFPR de Combate à COVID-19 e do Laboratório de Design de Sistemas de Informação.

A criação das pessoas ocorreu com foco nas pessoas e teorias de design da informação, em três etapas (Pré-design, Design e Pós-design). Assim, foi possível estabelecer um vínculo com as moradoras, o que resultou na campanha “A CEUC é de todas, o cuidado tambémâ€.

A campanha completa é composta de 11 cartazes, divididos em 6 categorias de informações sobre a COVID-19, totalizando 230 peças de tamanhos variados, que foram instalados no interior da CEUC pelas próprias moradoras e com base em um estudo sobre o fluxo e rotina destas.

Toda essa ação faz parte do projeto de extensão “Desenvolvimento de materiais gráfico-informacionais e de comunicação de risco para população em situação de vulnerabilidade.â€, com coordenação das profªs Kelli C.A.S. Smythe e Juliana Bueno.

Para conferir os materiais e quem participou do desenvolvimento, acesse este link.

Cartaz sobre a Zona Suja. Fonte: LabDSI

Fonte: Informa̤̣o Design UFPR РFacebook

UFPR - Departamento de Design
Rua General Carneiro, 460