Warning: Undefined variable $header_callback in /var/www/html/wp-content/themes/comunicacaosocial/functions.php on line 3

Warning: Undefined variable $admin_header_callback in /var/www/html/wp-content/themes/comunicacaosocial/functions.php on line 3

Warning: Undefined variable $admin_image_div_callback in /var/www/html/wp-content/themes/comunicacaosocial/functions.php on line 3

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/html/wp-content/themes/comunicacaosocial/functions.php:3) in /var/www/html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1896

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/html/wp-content/themes/comunicacaosocial/functions.php:3) in /var/www/html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1896

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/html/wp-content/themes/comunicacaosocial/functions.php:3) in /var/www/html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1896

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/html/wp-content/themes/comunicacaosocial/functions.php:3) in /var/www/html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1896

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/html/wp-content/themes/comunicacaosocial/functions.php:3) in /var/www/html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1896

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/html/wp-content/themes/comunicacaosocial/functions.php:3) in /var/www/html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1896

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/html/wp-content/themes/comunicacaosocial/functions.php:3) in /var/www/html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1896

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/html/wp-content/themes/comunicacaosocial/functions.php:3) in /var/www/html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1896
{"id":2628,"date":"2017-05-22T11:55:56","date_gmt":"2017-05-22T14:55:56","guid":{"rendered":"https:\/\/sacod.ufpr.br\/comunicacao\/?page_id=2628"},"modified":"2017-05-23T10:34:17","modified_gmt":"2017-05-23T13:34:17","slug":"grupos-de-pesquisa","status":"publish","type":"page","link":"https:\/\/sacod.ufpr.br\/comunicacao\/169a-publicidade-e-propaganda\/grupos-de-pesquisa\/","title":{"rendered":"Grupos de Pesquisa"},"content":{"rendered":"

CEL – Grupo de Pesquisa Comunica\u00e7\u00e3o Eleitoral<\/strong><\/span><\/h4>\n

\u00a0Tem por objeto a Comunica\u00e7\u00e3o Eleitoral, organizando pesquisadores e trabalhos de an\u00e1lise nos complexos processos de representa\u00e7\u00e3o nas democracias contempor\u00e2neas. Tem por objetivo analisar os mecanismos de representa\u00e7\u00e3o, pr\u00e1ticas explicitadas em per\u00edodos de campanha eleitoral, assim como os papeis das diferentes institui\u00e7\u00f5es e organismos coletivos\/sociais envolvidos nos processos eleitorais. Os principais objetos emp\u00edricos de an\u00e1lise s\u00e3o os conte\u00fados veiculados pelos meios de comunica\u00e7\u00e3o de massa a respeito dos processos eleitorais, tanto os produzidos pela elite pol\u00edtica (propaganda eleitoral), quanto os que contemplam outros atores, como o jornalismo eleitoral. Tamb\u00e9m se pretende estabelecer como objeto anal\u00edtico os processos de intera\u00e7\u00e3o, produ\u00e7\u00e3o e recep\u00e7\u00e3o de conte\u00fados dos meios tradicionais e novos meios de comunica\u00e7\u00e3o, em especial o uso das chamadas redes sociais digitais. O grupo de pesquisa pretende, originalmente, reunir pesquisadores de diferentes institui\u00e7\u00f5es de ensino superior brasileiras e de outros pa\u00edses a partir de dois programas de p\u00f3s-gradua\u00e7\u00e3o fundamentalmente: Programa de P\u00f3s-gradua\u00e7\u00e3o em Comunica\u00e7\u00e3o Social PPGCom\/UFPR e Programa de P\u00f3s-gradua\u00e7\u00e3o em Ci\u00eancia Pol\u00edtica PPGCP\/UFPR. Deste modo, o grupo pode receber estudantes de gradua\u00e7\u00e3o na modalidade de inicia\u00e7\u00e3o cient\u00edfica e voluntariado. Certificado pelo CNPq, o grupo possui as seguintes linhas de pesquisa: atores sociais e processos eleitorais, cobertura eleitoral, produ\u00e7\u00e3o de conte\u00fados eleitorais e produ\u00e7\u00e3o e recep\u00e7\u00e3o midi\u00e1tica durante as elei\u00e7\u00f5es. www.comunicacaoeleitoral.ufpr.br<\/span><\/p>\n

ECCOS – Estudos sobre Comunica\u00e7\u00e3o, Consumo e Sociedade<\/span><\/strong><\/h4>\n

O grupo ECCOS re\u00fane investigadores acad\u00eamicos – de distintas institui\u00e7\u00f5es de ensino superior nacionais e estrangeiras – das interfaces entre M\u00eddia, Consumo e Ci\u00eancias Humanas e da Linguagem. Busca, ainda, subsidiar educadores, pesquisadores e futuros profissionais com ferramentas para a an\u00e1lise e a cr\u00edtica sobre o atual sistema de significa\u00e7\u00e3o \u2013 o consumo \u2013, cujo princ\u00edpio l\u00f3gico \u00e9 o de atender as necessidades pr\u00e1tico-simb\u00f3licas do homem, imprimindo sentido no mundo. O consumo \u00e9 ativo e constante no cotidiano e na cultura, operando como estruturador de valores que comp\u00f5em identidades, regulam rela\u00e7\u00f5es sociais, definem mapas culturais, sustentam o imagin\u00e1rio. Portanto, a Antropologia \u2013 subdividida nas Antropologias Urbana, da Imagem e do Consumo \u2013 \u00e9 o ponto de partida para a prismatiza\u00e7\u00e3o de rituais, narrativas, mitos, totemismos e pensamento m\u00e1gico que ainda persistem na urbanidade e na m\u00eddia, conectando indiv\u00edduos, grupos sociais, a natureza e o imagin\u00e1rio. Certificado pelo CNPq, o grupo possui as seguintes linhas de pesquisa: Artes, Linguagens e M\u00eddia; M\u00eddia, Cultura e Estudos Ambientais; Educa\u00e7\u00e3o, Consumo e Sociedade.<\/span><\/p>\n

ECOEP <\/strong>– Estudos sobre Comunica\u00e7\u00e3o Organizacional: estrat\u00e9gias e processos<\/strong><\/span><\/h4>\n

Cada vez mais as organiza\u00e7\u00f5es privadas e\/ou p\u00fablicas se d\u00e3o conta da forte rela\u00e7\u00e3o existente entre elas e a sociedade. Precisando, assim, ampliar e sofisticar os seus modelos de express\u00e3o e estrat\u00e9gias de a\u00e7\u00e3o nos processos de comunica\u00e7\u00e3o, buscando profissionaliza\u00e7\u00e3o e constante atualiza\u00e7\u00e3o nos seus quadros. Desta forma, este grupo de pesquisa atua no sentido de estudar e analisar a situa\u00e7\u00e3o de comunica\u00e7\u00e3o organizacional nas diferentes organiza\u00e7\u00f5es. A partir dos resultados, pretende-se avan\u00e7ar com propostas que possam auxiliar no desenvolvimento de processos e estrat\u00e9gias de comunica\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n

GCEORG<\/a> – Comunica\u00e7\u00e3o, Educa\u00e7\u00e3o e Organiza\u00e7\u00f5es<\/strong><\/span><\/span><\/h4>\n

Tem como principal objetivo pesquisar, analisar e sistematizar as a\u00e7\u00f5es de comunica\u00e7\u00e3o e educa\u00e7\u00e3o que est\u00e3o sendo realizadas nos \u00e2mbitos institucionais, tais como escolas, empresas e organiza\u00e7\u00f5es e os h\u00e1bitos de consumo midi\u00e1tico de crian\u00e7as, adolescentes e jovens. A an\u00e1lise dessas a\u00e7\u00f5es \u00e0 luz das teorias da comunica\u00e7\u00e3o e da educa\u00e7\u00e3o permite o planejamento de projetos que contribuam para uma forma\u00e7\u00e3o de novas gera\u00e7\u00f5es numa sociedade caracterizada pelos meios de comunica\u00e7\u00e3o de massa e pelas novas tecnologias da informa\u00e7\u00e3o e da comunica\u00e7\u00e3o. O grupo desenvolve pesquisas que servir\u00e3o de fundamenta\u00e7\u00e3o e suporte para institui\u00e7\u00f5es e profissionais que nela atuam que desejem atuar na interface comunica\u00e7\u00e3o e educa\u00e7\u00e3o \u2013 cada vez mais necess\u00e1ria na forma\u00e7\u00e3o de indiv\u00edduos para o s\u00e9culo XXI.<\/span><\/p>\n

\u00a0<\/strong>GEPETE –<\/strong> Grupo de Estudos, professor, escola e tecnologias<\/strong><\/span><\/span><\/h4>\n

Os integrantes do Gepete partem da constata\u00e7\u00e3o de que os professores se sentem muitas vezes despreparados e inseguros, frente ao enorme desafio que representa a incorpora\u00e7\u00e3o das tecnologias ao cotidiano escolar. No entanto, j\u00e1 sabem que para poderem ocupar sucessivamente posi\u00e7\u00f5es ativas e passivas no que diz respeito \u00e0s tecnologias da informa\u00e7\u00e3o no mundo atual e saber quando e como utiliz\u00e1-las no ambiente escolar n\u00e3o adianta se isolar. \u00c9 necess\u00e1rio buscar uma forma\u00e7\u00e3o continuada na qual a troca de experi\u00eancia aconte\u00e7a. Nesse sentido, o Gepete visa ampliar as discuss\u00f5es sobre tecnologias e educa\u00e7\u00e3o com a comunidade escolar em geral; reunir estudiosos e pesquisadores de diferentes institui\u00e7\u00f5es e n\u00edveis de ensino de Curitiba e regi\u00e3o metropolitana para discutir a quest\u00e3o das tecnologias e forma\u00e7\u00e3o dos professores; envolver a universidade em projetos elaborados pelo MEC \u2013 UAB na quest\u00e3o de forma\u00e7\u00e3o de professores e o uso das tecnologias na escola.<\/span><\/p>\n

Grupo de Estudos da Imagem<\/a><\/strong><\/span><\/h4>\n

\u00a0<\/strong>As atividades passam por pesquisas de imagem, trabalhos de conclus\u00e3o de curso de gradua\u00e7\u00e3o, orienta\u00e7\u00f5es de p\u00f3s-gradua\u00e7\u00e3o, apresenta\u00e7\u00e3o de artigos cient\u00edficos, produ\u00e7\u00e3o audiovisual, bem como a elabora\u00e7\u00e3o de projetos de desenvolvimento tecnol\u00f3gico. O grupo integra o programa de P\u00f3s-gradua\u00e7\u00e3o em Comunica\u00e7\u00e3o da UFPR, na linha de pesquisa Comunica\u00e7\u00e3o Pol\u00edtica e Atores Sociais, e em 2011 publicou o livro M\u00eddia e pol\u00edtica \u2013 caminhos cruzados<\/em>, contendo artigos de pesquisa elaborados pelos integrantes do grupo.<\/span><\/p>\n

\u00a0MEDUC<\/a><\/span><\/strong> M\u00eddia, Linguagem e Educa\u00e7\u00e3o<\/strong><\/span><\/span><\/h4>\n

G<\/b>rupo de pesquisa certificado pela Universidade Federal do Paran\u00e1 e vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient\u00edfico e Tecnol\u00f3gico (CNPQ) que se dedica a pesquisas na \u00e1rea de comunica\u00e7\u00e3o e educa\u00e7\u00e3o. Formado em 2005, o grupo tem como objetivo desenvolver projetos pr\u00e1ticos e te\u00f3ricos que supram as lacunas existentes nas \u00e1reas da comunica\u00e7\u00e3o e da educa\u00e7\u00e3o. Particularmente, implementar pesquisas que tenham como interface as v\u00e1rias m\u00eddias e os usos da linguagem e, por meio de reuni\u00f5es, participa\u00e7\u00f5es em congressos, eventos, realiza\u00e7\u00e3o de atividades de extens\u00e3o como semin\u00e1rios, palestras, oficinas, contribuir para a inova\u00e7\u00e3o e avan\u00e7o do conhecimento nessas \u00e1reas de forma a integrar alunos e pesquisadores numa discuss\u00e3o interdisciplinar.<\/span><\/p>\n

NECOMGRAF<\/a> –<\/strong> N\u00facleo de Estudos de Comunica\u00e7\u00e3o Gr\u00e1fica<\/strong><\/span><\/h4>\n

Tem como objetivos: pesquisar os fundamentos te\u00f3ricos e pr\u00e1ticos da comunica\u00e7\u00e3o visual no que tange a seus aspectos hist\u00f3ricos, trajet\u00f3rias, atualidade e perspectivas; a comunica\u00e7\u00e3o visual-gr\u00e1fica aplicada \u00e0 publicidade, jornalismo e afins; os desenvolvimentos t\u00e9cnicos e tecnol\u00f3gicos que influenciam no desenvolvimento das linguagens aplicadas \u00e0 comunica\u00e7\u00e3o visual-gr\u00e1fica. Desenvolve projetos de pesquisa; configura\u00e7\u00e3o e oferta de cursos e eventos de extens\u00e3o; publica\u00e7\u00f5es (com os resultados das investiga\u00e7\u00f5es realizadas); a oferece apoio ao ensino da gradua\u00e7\u00e3o e p\u00f3s-gradua\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n

Ponto Pasta \u2013 Anu\u00e1rio de Cria\u00e7\u00e3o Publicit\u00e1ria<\/strong><\/span><\/h4>\n

Atuante desde 2008, o Ponto Pasta realiza atividades de integra\u00e7\u00e3o entre o mercado publicit\u00e1rio e o curso de Publicidade e Propaganda com a promo\u00e7\u00e3o semanal de palestras, oficinas, an\u00e1lise de cases e realiza\u00e7\u00e3o de briefings por parte dos alunos. O projeto iniciou-se por iniciativa de estudantes do curso e segue sob coordena\u00e7\u00e3o docente h\u00e1 quase uma d\u00e9cada. As atividades contemplam a maioria das \u00e1reas da propaganda como cria\u00e7\u00e3o: (dire\u00e7\u00e3o de arte e reda\u00e7\u00e3o), planejamento, atendimento, produ\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica, produ\u00e7\u00e3o audiovisual e m\u00eddia digital. Um grupo de alunos do \u00faltimo ano \u00e9 selecionado para realizar os eventos, a comunica\u00e7\u00e3o dessas atividades, reda\u00e7\u00e3o dos Jobs, organiza\u00e7\u00e3o do julgamento, concep\u00e7\u00e3o e edi\u00e7\u00e3o do anu\u00e1rio impresso que \u00e9 distribu\u00eddo em todas as ag\u00eancias locais, no estado do Paran\u00e1 e para as principais ag\u00eancias do pa\u00eds.<\/span><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

CEL – Grupo de Pesquisa Comunica\u00e7\u00e3o Eleitoral \u00a0Tem por objeto a Comunica\u00e7\u00e3o Eleitoral, organizando pesquisadores e trabalhos de an\u00e1lise nos complexos processos de representa\u00e7\u00e3o nas democracias contempor\u00e2neas. Tem por objetivo analisar os mecanismos de representa\u00e7\u00e3o, pr\u00e1ticas explicitadas em per\u00edodos de campanha eleitoral, assim como os papeis das diferentes institui\u00e7\u00f5es e organismos coletivos\/sociais envolvidos nos processos […]<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":0,"parent":1754,"menu_order":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","template":"","meta":{"_acf_changed":false,"ngg_post_thumbnail":0,"footnotes":""},"class_list":["post-2628","page","type-page","status-publish","hentry"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/sacod.ufpr.br\/comunicacao\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/2628","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/sacod.ufpr.br\/comunicacao\/wp-json\/wp\/v2\/pages"}],"about":[{"href":"https:\/\/sacod.ufpr.br\/comunicacao\/wp-json\/wp\/v2\/types\/page"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sacod.ufpr.br\/comunicacao\/wp-json\/wp\/v2\/users\/7"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sacod.ufpr.br\/comunicacao\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=2628"}],"version-history":[{"count":4,"href":"https:\/\/sacod.ufpr.br\/comunicacao\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/2628\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":2654,"href":"https:\/\/sacod.ufpr.br\/comunicacao\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/2628\/revisions\/2654"}],"up":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sacod.ufpr.br\/comunicacao\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/1754"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/sacod.ufpr.br\/comunicacao\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=2628"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}