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{"id":2447,"date":"2017-05-15T11:15:30","date_gmt":"2017-05-15T14:15:30","guid":{"rendered":"https:\/\/sacod.ufpr.br\/comunicacao\/?page_id=2447"},"modified":"2017-05-18T12:12:21","modified_gmt":"2017-05-18T15:12:21","slug":"atividades-complementares-em-rp","status":"publish","type":"page","link":"https:\/\/sacod.ufpr.br\/comunicacao\/168-a-curso-de-relacoes-publicas\/regimentos-rp\/atividades-complementares-em-rp\/","title":{"rendered":"Atividades Complementares em RP"},"content":{"rendered":"

Arquivo em PDF:\u00a0Regimento das Atividades Extracurriculares<\/a><\/span><\/strong><\/p>\n

REGULAMENTO DE ATIVIDADES FORMATIVAS COMPLEMENTARES<\/strong><\/span><\/p>\n

As atividades formativas complementares (extracurriculares) s\u00e3o componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avalia\u00e7\u00e3o, de habilidades, conhecimentos e compet\u00eancias do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente de ensino e devem ser realizadas sob a supervis\u00e3o, orienta\u00e7\u00e3o e avalia\u00e7\u00e3o de docente do curso.<\/span><\/p>\n

Art. 1.\u00ba – <\/strong>Ao longo de sua gradua\u00e7\u00e3o, o estudante de rela\u00e7\u00f5es p\u00fablicas deve cumprir horas de atividades complementares que, na UFPR, est\u00e3o previstas pela Resolu\u00e7\u00e3o n.\u00ba 70\/04 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extens\u00e3o, conforme seu art. 4\u00ba.<\/span><\/p>\n

I – DAS ATIVIDADES FORMATIVAS<\/strong><\/span><\/p>\n

Art. 2\u00ba. – <\/strong>Entende-se por atividades extracurriculares aquelas que possibilitam ao aluno adquirir conhecimentos de interesse para sua forma\u00e7\u00e3o pessoal e profissional, reconhecidos por meio de avalia\u00e7\u00e3o e que constituem um meio de amplia\u00e7\u00e3o de seu curr\u00edculo, com experi\u00eancias e viv\u00eancias acad\u00eamicas internas e\/ou externas ao curso.<\/span><\/p>\n

Art. 3\u00ba. – <\/strong>As atividades extracurriculares do Curso de Rela\u00e7\u00f5es P\u00fablicas da UFPR s\u00e3o obrigat\u00f3rias para todos os alunos e categorizam-se em dois grupos: atividades did\u00e1ticas (disciplinas n\u00e3o previstas no curr\u00edculo, ampliando o conhecimento sobre conte\u00fados espec\u00edficos, como economia, esporte, tecnologia) e, atividades acad\u00eamicas (apresenta\u00e7\u00e3o e relatos de inicia\u00e7\u00e3o cient\u00edfica, extens\u00e3o ou monitoria did\u00e1tica em congressos).<\/span><\/p>\n

Art. 4\u00ba. – <\/strong>As atividades extracurriculares integram o curr\u00edculo pleno do curso de gradua\u00e7\u00e3o, constituindo-se em elemento indispens\u00e1vel para obten\u00e7\u00e3o do grau correspondente, conforme aponta a legisla\u00e7\u00e3o vigente, abrangendo o percentual da carga hor\u00e1ria estabelecido pelo projeto pedag\u00f3gico do curso.<\/span><\/p>\n

Art. 5\u00ba. – <\/strong>As atividades extracurriculares ter\u00e3o carga hor\u00e1ria m\u00ednima de 220 horas.<\/span><\/p>\n

II – DA FINALIDADE DAS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES<\/strong><\/span><\/p>\n

Art. 6\u00ba. – <\/strong>As Atividades extracurriculares t\u00eam a finalidade de enriquecer o processo ensino-aprendizagem, privilegiando: a complementa\u00e7\u00e3o da forma\u00e7\u00e3o social e profissional; as atividades de dissemina\u00e7\u00e3o de conhecimentos e presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os; as atividades de assist\u00eancia acad\u00eamica e de inicia\u00e7\u00e3o cient\u00edfica e tecnol\u00f3gica; as atividades desenvolvidas no \u00e2mbito de programas de difus\u00e3o cultural.<\/span><\/p>\n

III – DA AVALIA\u00c7\u00c3O DAS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES<\/strong><\/span><\/p>\n

Art. 7\u00ba. – <\/strong>Na avalia\u00e7\u00e3o das atividades extracurriculares ser\u00e3o considerados:<\/span><\/p>\n

    \n
  1. a adequa\u00e7\u00e3o das atividades desenvolvidas com os objetivos do curso;<\/span><\/li>\n<\/ol>\n
      \n
    1. o total de horas dedicadas \u00e0 atividade;<\/span><\/li>\n<\/ol>\n
        \n
      1. a documenta\u00e7\u00e3o comprobat\u00f3ria das atividades realizadas.<\/span><\/li>\n<\/ol>\n

        Art. 8\u00ba. – <\/strong>Para fins de aproveitamento e registro no hist\u00f3rico escolar, atividades extracurriculares podem ser distribu\u00eddas entre os seguintes tipos:<\/span><\/p>\n

          \n
        1. bolsista de inicia\u00e7\u00e3o cient\u00edfica (monitoria) e trabalho devidamente certificados, no limite m\u00e1ximo de 110 horas, ou 50% do total;<\/span><\/li>\n<\/ol>\n
            \n
          1. participa\u00e7\u00e3o em programas de voluntariado em comunica\u00e7\u00e3o, devidamente certificados, no limite m\u00e1ximo de 110 horas, ou um ter\u00e7o do total;<\/span><\/li>\n<\/ol>\n
              \n
            1. participa\u00e7\u00e3o em ag\u00eancia j\u00fanior e\/ou experimental do curso, devidamente certificadas, no limite m\u00e1ximo de 110 horas, ou 50% do total;<\/span><\/li>\n<\/ol>\n
                \n
              1. est\u00e1gios profissionais e est\u00e1gios volunt\u00e1rios devidamente certificados, no limite m\u00e1ximo de 110 horas, ou 50% do total;<\/span><\/li>\n<\/ol>\n
                  \n
                1. participa\u00e7\u00e3o em programas de extens\u00e3o, realizado na UFPR, sob orienta\u00e7\u00e3o de professor da institui\u00e7\u00e3o, no limite de 110 horas, ou 50%;<\/span><\/li>\n<\/ol>\n
                    \n
                  1. organiza\u00e7\u00e3o de cursos ou eventos de extens\u00e3o na \u00e1rea de interesse da gradua\u00e7\u00e3o ou de atualiza\u00e7\u00e3o cultural ou cient\u00edfica realizados na UFPR, no limite m\u00e1ximo de 110 horas, ou 50% do total;<\/span><\/li>\n<\/ol>\n
                      \n
                    1. participa\u00e7\u00e3o em eventos e congressos em \u00e1rea afim do curso de gradua\u00e7\u00e3o, devidamente certificados, at\u00e9 6 horas por dia, com limite de 30 horas por evento ou congresso e limite m\u00e1ximo de 110 horas, ou 50% ;<\/span><\/li>\n<\/ol>\n
                        \n
                      1. participa\u00e7\u00e3o em eventos e congressos de estudantes da \u00e1rea (Enecom, Erecom, Cobrecos e similares) ou gerais (Congresso da UNE, UPE e da UFPR), devidamente certificados, at\u00e9 6 horas por dia, com limite de 30 horas por evento ou congresso e limite m\u00e1ximo de 110 horas, ou 50% do total;<\/span><\/li>\n<\/ol>\n
                          \n
                        1. cursos ou eventos de extens\u00e3o na \u00e1rea de interesse da gradua\u00e7\u00e3o ou de atualiza\u00e7\u00e3o cultural ou cient\u00edfica realizados na UFPR, no limite m\u00e1ximo de 100 horas, ou um ter\u00e7o do total;<\/span><\/li>\n<\/ol>\n
                            \n
                          1. produtos de comunica\u00e7\u00e3o veiculados, premiados ou selecionados por ve\u00edculos ou congressos e encontros regionais ou nacionais, devidamente certificados, em at\u00e9 5h por trabalho, no limite m\u00e1ximo de 110 horas, ou 50% do total.<\/span><\/li>\n<\/ol>\n
                              \n
                            1. participa\u00e7\u00e3o em cursos ou eventos de extens\u00e3o na \u00e1rea de interesse da gradua\u00e7\u00e3o ou de atualiza\u00e7\u00e3o cultural ou cient\u00edfica realizados fora da UFPR e por ela reconhecidos, no limite m\u00e1ximo de 44 horas, ou 20% do total;<\/span><\/li>\n<\/ol>\n
                                \n
                              1. participa\u00e7\u00e3o como representante discente em colegiado ou plen\u00e1ria de departamento, com limite de 3 horas por reuni\u00e3o (comprovadas em ata) e limite m\u00e1ximo de 44 horas, ou 20% do total;<\/span><\/li>\n<\/ol>\n
                                  \n
                                1. participa\u00e7\u00e3o documentada como representante discente em centro acad\u00eamico, com limite m\u00e1ximo de 22 horas, ou 10% do total;<\/span><\/li>\n<\/ol>\n
                                    \n
                                  1. interc\u00e2mbio como experi\u00eancia intercultural, com per\u00edodo m\u00ednimo de um m\u00eas, com carga mensal de 20h, at\u00e9 o limite m\u00e1ximo de 100 horas.<\/span><\/li>\n<\/ol>\n

                                    Art. 9\u00ba. – <\/strong>Compete ao aluno:<\/span><\/p>\n

                                      \n
                                    1. informar-se sobre a validade das atividades a serem realizadas;<\/span><\/li>\n<\/ol>\n
                                        \n
                                      1. providenciar a documenta\u00e7\u00e3o que comprove sua participa\u00e7\u00e3o na (s) atividade (s) extracurriculares.<\/span><\/li>\n<\/ol>\n

                                        Art. 10\u00ba. – <\/strong>O Colegiado do Curso de Rela\u00e7\u00f5es P\u00fablicas \u00a0da UFPR estabelece que os pedidos para integraliza\u00e7\u00e3o da carga hor\u00e1ria de atividades extracurriculares ser\u00e3o protocolados na Coordena\u00e7\u00e3o do Curso, devidamente comprovados, para aprecia\u00e7\u00e3o final em reuni\u00e3o do \u00f3rg\u00e3o.<\/span><\/p>\n

                                        Art. 11\u00ba. – <\/strong>Os alunos devem apresentar, \u00e0 Coordena\u00e7\u00e3o de Curso, os pedidos listando todas as atividades que considerem pertinentes, no entanto a carga hor\u00e1ria n\u00e3o poder\u00e1 ser integralizada com apenas uma atividade, sendo respeitada a proporcionalidade limite estabelecida na seguinte tabela, que faz refer\u00eancia ao disposto no Art. 8\u00ba. deste documento.<\/span><\/p>\n

                                        PONTUA\u00c7\u00c3O DAS ATIVIDADES DO GRUPO I, II E II<\/strong><\/span><\/p>\n

                                        Tabela 1: GRUPO I \u2013 ENSINO \u00a0\u00a0<\/strong>\u00a0<\/strong><\/span><\/p>\n\n\n\n\n\n\n
                                        Atividade<\/strong><\/span><\/td>\nDescri\u00e7\u00e3o<\/strong><\/span><\/td>\nPontos<\/strong><\/span><\/td>\n<\/tr>\n
                                        Monitoria reconhecida pela Coordena\u00e7\u00e3o.<\/span><\/td>\nUm semestre de exerc\u00edcio de monitoria, com dedica\u00e7\u00e3o semanal de 5 a 10 horas para o aluno e com apresenta\u00e7\u00e3o de resultados parciais e\/ou finais em forma de relat\u00f3rio ou de trabalho apresentado em evento cient\u00edfico.<\/span><\/td>\n20 a 40 pontos (m\u00e1ximo de 120 pontos \/ horas).<\/span><\/td>\n<\/tr>\n
                                        Confec\u00e7\u00e3o e\/ou publica\u00e7\u00e3o de material did\u00e1tico.<\/span><\/td>\nApoio t\u00e9cnico na confec\u00e7\u00e3o e\/ou publica\u00e7\u00e3o de material did\u00e1tico de alguma disciplina do curso devidamente comprovado e atestado pelo professor respons\u00e1vel.<\/span><\/td>\n10 pontos para cada atividade (m\u00e1ximo 60 pontos).<\/span><\/td>\n<\/tr>\n
                                        \u00a0<\/span><\/td>\n\u00a0<\/span><\/td>\nM\u00e1ximo de 180h<\/strong><\/span><\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

                                        \u00a0<\/strong><\/span><\/p>\n

                                        Tabela 2: GRUPO II \u2013 PESQUISA<\/strong><\/span><\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n
                                        Atividade<\/strong><\/span><\/td>\nDescri\u00e7\u00e3o<\/strong><\/span><\/td>\nPontos<\/strong><\/span><\/td>\n<\/tr>\n
                                        Inicia\u00e7\u00e3o cient\u00edfica.<\/span><\/td>\nUm semestre de exerc\u00edcio de Inicia\u00e7\u00e3o cient\u00edfica com dedica\u00e7\u00e3o semanal de 10 a 20 horas e com apresenta\u00e7\u00e3o de resultados parciais e\/ou finais atrav\u00e9s de relat\u00f3rio e\/ou em evento cient\u00edfico.<\/span><\/td>\n15 a 30 pontos (m\u00e1ximo de 90 pontos).<\/span><\/td>\n<\/tr>\n
                                        Participa\u00e7\u00e3o em Eventos (Congressos, jornadas, palestras e outros).<\/span><\/td>\nParticipa\u00e7\u00e3o em eventos nacionais diretamente relacionados \u00e0s atividades acad\u00eamicas e profissionais da \u00e1rea de Comunica\u00e7\u00e3o ou \u00e1reas afins.<\/span><\/td>\n5 pontos (m\u00e1ximo de 15 pontos).<\/span><\/p>\n

                                        \u00a0<\/span><\/td>\n<\/tr>\n

                                        Participa\u00e7\u00e3o em Eventos (Congressos, jornadas, palestras e outros)<\/span><\/p>\n

                                        [autor, coautor].<\/span><\/td>\n

                                        Participa\u00e7\u00e3o em eventos como autor ou coautor de trabalho.<\/span><\/td>\n10 a 20\u00a0 pontos (m\u00e1ximo de 60 pontos).<\/span><\/td>\n<\/tr>\n
                                        Publica\u00e7\u00e3o em anais de eventos (Nacionais ou Internacionais).<\/span><\/td>\nPublica\u00e7\u00f5es em anais de congresso e similares comprovados com a apresenta\u00e7\u00e3o de documento pertinente (certificado, declara\u00e7\u00e3o, c\u00f3pia dos anais, etc.).<\/span><\/td>\n7 pontos (m\u00e1ximo de 35 pontos).<\/span><\/td>\n<\/tr>\n
                                        Publica\u00e7\u00e3o em Peri\u00f3dicos (nacionais ou internacionais).<\/span><\/td>\nPublica\u00e7\u00e3o em peri\u00f3dicos especializados comprovados com a apresenta\u00e7\u00e3o de documento pertinente (declara\u00e7\u00e3o, c\u00f3pia do peri\u00f3dico, etc.).<\/span><\/td>\n20 pontos (m\u00e1ximo de 60 pontos).<\/span><\/td>\n<\/tr>\n
                                        \u00a0<\/span><\/td>\n\u00a0<\/span><\/td>\nM\u00e1ximo de 260h<\/strong><\/span><\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

                                        Tabela3: GRUPO III \u2013 EXTENS\u00c3O<\/strong><\/span><\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n
                                        Atividade<\/strong><\/span><\/td>\nDescri\u00e7\u00e3o<\/strong><\/span><\/td>\nPontos<\/strong><\/span><\/td>\n<\/tr>\n
                                        Projetos de Extens\u00e3o.<\/span><\/td>\nUm semestre de participa\u00e7\u00e3o em Projeto de Extens\u00e3o com dedica\u00e7\u00e3o semanal de 10 a 20 horas e com apresenta\u00e7\u00e3o de resultados parciais e\/ou finais atrav\u00e9s de relat\u00f3rio e\/ou em evento cient\u00edfico.<\/span><\/td>\n10 a 20 pontos (m\u00e1ximo de 80 pontos).<\/span><\/td>\n<\/tr>\n
                                        Representa\u00e7\u00e3o estudantil.<\/span><\/td>\nParticipa\u00e7\u00e3o como representante estudantil no Colegiado do Curso, nas Plen\u00e1rias Departamentais, Conselhos de Centro, Centro Acad\u00eamico ou nos Colegiados Superiores com apresenta\u00e7\u00e3o de documento comprobat\u00f3rio de participa\u00e7\u00e3o da reuni\u00e3o.<\/span><\/td>\n01 ponto por reuni\u00e3o (m\u00e1ximo 10 pontos).<\/span><\/p>\n

                                        \u00a0<\/span><\/td>\n<\/tr>\n

                                        Viagem de estudo ou visitas (nacional ou internacional).<\/span><\/td>\nViagens na \u00e1rea de Comunica\u00e7\u00e3o que resultem em relat\u00f3rio circunstanciado, validado e aprovado por um professor respons\u00e1vel, consultado previamente.<\/span><\/td>\n5 pontos por ano de participa\u00e7\u00e3o (m\u00e1ximo 20 pontos).<\/span><\/td>\n<\/tr>\n
                                        Visitas t\u00e9cnicas (n\u00e3o relacionadas com disciplinas espec\u00edficas da estrutura curricular, obrigat\u00f3ria ou n\u00e3o).<\/span><\/td>\nVisitas t\u00e9cnicas na \u00e1rea de Comunica\u00e7\u00e3o que resultem em relat\u00f3rio circunstanciado, validade e aprovado por um professor-tutor respons\u00e1vel, consultado previamente.<\/span><\/td>\n3 pontos por ano de participa\u00e7\u00e3o (m\u00e1ximo 30 pontos).<\/span><\/td>\n<\/tr>\n
                                        Curso de Extens\u00e3o<\/span><\/p>\n

                                        (Ouvinte).<\/span><\/td>\n

                                        Participa\u00e7\u00e3o em curso promovido por institui\u00e7\u00e3o de ensino ou profissional reconhecida pela UFPR. O conte\u00fado do referido curso dever\u00e1 estar relacionado \u00e0 profiss\u00e3o de Comunic\u00f3logo, ter uma carga hor\u00e1ria m\u00ednima de 8 horas, estar sob a coordena\u00e7\u00e3o de um professor e devidamente documentado (Cursos de idiomas, comunica\u00e7\u00e3o e express\u00e3o e de inform\u00e1tica,<\/span><\/p>\n

                                        cujas cargas hor\u00e1rias n\u00e3o tenham sido objeto de valida\u00e7\u00e3o de disciplina ou aproveitamento de estudos).<\/span><\/td>\n

                                        1 ponto para cada 8 horas de curso (m\u00e1ximo 80 pontos).<\/span><\/td>\n<\/tr>\n
                                        Est\u00e1gio.<\/span><\/td>\nAtua\u00e7\u00e3o pr\u00e1tica em atividade de cunho profissional (est\u00e1gio, consultoria, etc), devidamente comprovada pelo empregador e avaliada pelo colegiado do CCS e com carga hor\u00e1ria m\u00ednima de 40 horas<\/span><\/td>\n10 pontos para cada 40 horas (m\u00e1ximo 50 pontos).<\/span><\/td>\n<\/tr>\n
                                        Leitura de obra recomendada.<\/span><\/td>\n* Um livro por semestre, da lista de indica\u00e7\u00f5es, com assinatura de professor respons\u00e1vel pela sugest\u00e3o de livro na ficha de relat\u00f3rio.<\/span><\/p>\n

                                        \u00a0<\/span><\/td>\n

                                        05 pontos (m\u00e1ximo 40 pontos).<\/span><\/td>\n<\/tr>\n
                                        Atividades culturais (filmes, teatro, document\u00e1rios, etc.).<\/span><\/td>\n* 20h\/a por semestre, da lista de recomenda\u00e7\u00f5es.<\/span><\/p>\n

                                        \u00a0<\/span><\/td>\n

                                        02 pontos (m\u00e1ximo 40 pontos).<\/span><\/td>\n<\/tr>\n
                                        Outras atividades de extens\u00e3o.<\/span><\/td>\nQuaisquer atividades n\u00e3o previstas neste quadro, realizadas em car\u00e1ter cont\u00ednuo, relacionadas com a \u00e1rea de Comunica\u00e7\u00e3o, \u00e0s quais o aluno tenha se dedicado pelo per\u00edodo m\u00ednimo de 6 meses e com jornada m\u00ednima de 20 horas semanais. Estas atividades devem ser reconhecidas pelo Colegiado do Curso mediante documento comprobat\u00f3rio.<\/span><\/td>\nA definir conforme a atividade \/ carga hor\u00e1ria (m\u00e1ximo 50 pontos).<\/span><\/td>\n<\/tr>\n
                                        \u00a0<\/span><\/td>\n\u00a0<\/span><\/td>\nM\u00e1ximo 360h<\/strong><\/span><\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

                                        \u00a0<\/strong><\/span><\/p>\n

                                        \u00a0<\/strong><\/span><\/p>\n

                                        \u00a0<\/strong><\/span><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

                                        Arquivo em PDF:\u00a0Regimento das Atividades Extracurriculares REGULAMENTO DE ATIVIDADES FORMATIVAS COMPLEMENTARES As atividades formativas complementares (extracurriculares) s\u00e3o componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avalia\u00e7\u00e3o, de habilidades, conhecimentos e compet\u00eancias do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente de ensino e devem ser realizadas sob a supervis\u00e3o, orienta\u00e7\u00e3o e avalia\u00e7\u00e3o de docente do curso. Art. 1.\u00ba […]<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":0,"parent":2435,"menu_order":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","template":"","meta":{"_acf_changed":false,"ngg_post_thumbnail":0,"footnotes":""},"class_list":["post-2447","page","type-page","status-publish","hentry"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/sacod.ufpr.br\/comunicacao\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/2447","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/sacod.ufpr.br\/comunicacao\/wp-json\/wp\/v2\/pages"}],"about":[{"href":"https:\/\/sacod.ufpr.br\/comunicacao\/wp-json\/wp\/v2\/types\/page"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sacod.ufpr.br\/comunicacao\/wp-json\/wp\/v2\/users\/7"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sacod.ufpr.br\/comunicacao\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=2447"}],"version-history":[{"count":9,"href":"https:\/\/sacod.ufpr.br\/comunicacao\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/2447\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":2580,"href":"https:\/\/sacod.ufpr.br\/comunicacao\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/2447\/revisions\/2580"}],"up":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sacod.ufpr.br\/comunicacao\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/2435"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/sacod.ufpr.br\/comunicacao\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=2447"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}